Bolinho de Bacalhau {Outra receitinha feita para comemorar o aniversário do Cliente Vip}

- Categoria: Ano Novo, Carne, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Páscoa, Petiscos, Receitas, Verão

Essa foi uma receita pedida pelo Cliente Vip para comemorar o seu aniversário!
Ela também é #ótema para um sábado de sol, com aquela cervejinha gelada e com alguns amigos para jogar conversa fora.

Bolinho de Bacalhau

Bolinho de Bacalhau

Receita daqui

500g de bacalhau seco e salgado
500g de batata
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1/4 de xícara de azeite
1 xícara de chá de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
Óleo para fritar

Prepare o bacalhau: O bacalhau seco é sempre muito salgado, por isso é necessário deixá-lo de molho em água por algumas horas, tomando o cuidado de trocar a água de tempos em tempos. Portanto ponha o bacalhau em uma tigela com muita água e troque-a a cada hora. Repita essa operação durante umas 5 horas. Por último coloque o bacalhau em uma panela funda com água até cobrí-lo e leve ao fogo para ferver por uns 5 minutos. Retire, deixe escorrer em uma peneira e esfriar e depois desfie-o com as mãos. Em uma panela ponha o azeite para esquentar. Acrescente a cebola picadinha e o alho espremido e deixe refogar sem dourar, depois junte o bacalhau desfiado e refogue rapidamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Prepare as batatas: Descasque, pique e ponha-as em uma panela funda para cozinhar em água quente. Verifique com um garfo se estão macias e retire do fogo. Deixe-as escorrer bem numa peneira e descansar um pouco para que o excesso de água evapore e depois passe-as por um espremedor de batatas.

Prepare o bolinho: Misture então o bacalhau refogadinho, a batata espremida e a farinha de trigo. Se achar que o bolinho ficou com pouca liga, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Faça pequenas bolinhas ou se quiser salgados maiores, dê o formato de quibe apertando um pouco nas pontas.

Frite os bolinhos: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os bolinhos um a um, com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Se eles se partirem durante a fritura acrescente mais farinha à massa para melhorar a textura. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

No potinho é maionese e umas rodelas de limão para molhar os bolinhos.

Ps1.: Não me condenem, sei que algumas receitas que estou fazendo são um pouquinho trabalhosa (culpa das férias) ou engorda, mas ela não é nada complicada (apesar de calórica), ok?!

Ps2.: Será que já engordei 50kg?? #mesintogorda

 

Se você gostou dessa Receita Receita de Bolinho de Bacalhau, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.