Quando o devaneio vira criatividade

- Categoria: Lugar de marido é..., Receitas

Olá Pessoal ! Na postagem de hoje resolvi trazer a vocês uma sobremesa 100% criação minha, ou seria devaneio?!?

Pois é eu, conhecido como Cliente Vip, num surto de devaneio e criatividade, daqueles de fazer inveja a Nietzsche, Jimi Hendrix, Andy Warhol e outros tantos em que suas “viagens”, acabaram por produzir textos, músicas e arte das boas, criei tal sobremesa.

Mas obviamente não estou me comparando a eles, jamais, e sim compartilhando com vocês tal momento de inspiração / devaneio que resultou nessa sobremesa.

Acontece que quando terminei e provei (é me arrisquei, hahaha), fiquei perplexo com o resultado, seja em conjunto (toda montada a sobremesa com as devidas combinações), separado, cada item que compõe essa loucura gastronomica ou combinando partes dela.

Espero que gostem ! (quase não sobrou pra fazer as fotos hahaha)

Tortinha Gelada de Pitaya e Romã

Tortinha Gelada de Pitaya e Romã{foto: Cliente Vip}

Ingredientes:

Massa
1 Pacote de biscoito tipo maria ou maisena (200gr)
1 tablete de manteiga sem sal (200gr)
1 colher(sopa) de açúcar

Cobertura base
Suco de 1 Romã
300gr de açúcar
1 colher de sopa de vodca.
1/2 Xícara de água

Cobertura gelada
2 Pitayas Vermelhas (polpa é branca)
Suco de 1/2 Limão
2 colheres (sopa) açúcar

Modo de Preparo
Misture bem o biscoito previamente triturado com a manteiga e forre o fundo de uma fôrma de sua preferência (eu usei forminhas de torta). Após forrar a forma reserve.
Pré aqueça o forno em 200 graus e após asse a massa por cerca de 15minutos ou até dourar. Reserve.

Cobertura base (geléia de romã)
Abra a romã e retire os gomos / sementes para passá-las no espremedor de batatas / limão para obter todo suco. (recomendo limpar bem e verificar se possui algum gomo / semente que esteja escuro, caso tenha algum, descarte.
Coloque o suco (cerca de 1 xícara de café de suco),o açúcar, a vodca e a água numa panela anti-aderente e deixar ferver, mexendo as vezes, até que obtenha o chamado ponto de geléia, ou seja quando soltar uma gota da calda em um prato frio, com a ajuda dos dedos veja se forma fio. Se formar está no ponto.
Deixe a geleia esfriando, mexendo esporadicamente.

Cobertura gelada ( Sorbet de Pitaya)
Retire toda a polpa da Pitaya, (a casca não é comestível) ponha em um liqüidificador junto com o suco de limão e o açúcar. bata por 1 minuto ou até ter uma mistura homogênea e licorosa, após coloque em um ramekin ou pote pra gelatina e deixe gelar até solidificar. (pode ser usar um fouet para tal tarefa permitindo que as sementes fiquem por inteiro e a polpa mais branca).

Montagem
Desenforme a massa, coloque a geléia preenchendo todo fundo e após uma colher generosa do sorbet de Pitaya. Na minha montagem usei 2 tortinhas, com geleia entre elas. A geléia pode ainda servir de calda para o sorbet após a montagem, complementando).

Rendimento: 8 tortinhas.

Toque pessoal: separei alguns dos gomos de romã mais bonitos para decorar o topo, enunciando a cobertura base.

Bom Apetite !

Essa receita é uma criação 100% minha (Cliente Vip) para o blog Manga com Pimenta, onde apenas utilizei a massa em comum com outras receitas, entretanto não encontrei qualquer referencia na internet de sobremesa parecida e/ou combinação de tais frutas. Estão autorizadas a reprodução da receita e publicação de seus resultados.
Caso se interesse em republicar essa postagem por favor entre em contato antes.

Se você gostou dessa Receita Tortinha Gelada de Pitaya e Romã, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.