Ela Entrou e se Arriscou: Maysa do Blog Mulher Multifacetada In

- Categoria: Receitas

Bom dia, bom dia e bom dia.

A participação de hoje é da querida Maysa do Blog Mulher Multifacetada in, com uma sopinha maravilhosa para tomar no inverno:

Olá Nana,

Td bem?

Tenho acompanhado seu blog há algum tempinho e me divirto muito com seus textos, tb adoro a seção culinária, onde você sempre trás alguma receita bacana, e nos passa o pulo do gato para a receita dar certo.

E é claro que eu gosto da seção Ela entrou e se arriscou e por isso quis me arriscar também, queria trazer uma receita diferente e por isso escolhi a sopa de mandioca com calabresa, o nome não é tão bonito (acho q até seria melhor batizá-la com outro nome) mas o sabor da sopa é ótima e aquece muito nesses dias frios que tem feito.

Sopa de Mandioca com Calabresa

Vamos aos ingredientes:

1 kg de mandioca (eu prefiro usar aquela pré-cozida, agora se você quiser ser uma mulher prendada e comprar a mandioca in natura e (sofrer) para cortar em pedaços não tem problema algum.
1 kg de calabresa
2 tabletes de caldo de carne ou o sabor de sua preferência.
se preferir pode acrescentar 1/2 colher de pimenta calabresa que fica tudo de bom também.

modo de fazer:
cozinhe a mandioca até ela ficar macia, (se utilizar a pré-cozida em torno de 20 min na pressão ela já está boa, se for a in natura vai precisar de mais ou menos 1 hora)

Depois de cozinhar a mandioca bata a mesma no liquidificador com água, eu costumo igualar a quantidade de água e de mandioca para não danificar o liquidificador.
Esse processo leva mais ou menos 1 litro de água, o caldo deve ficar mais líquido do que pastoso, porém ainda espesso para não deixar a sopa aguada. Reserve o caldo.

Pique as calabresas em fatias médias, (eu gosto de cortar na diagonal mas pode ser fatiar redondo que fica bom também), depois de fatiar a calabresa há duas opções:
você pode aferventar a calabresa numa água separada e descartar a água depois, essa versão deixa a sopa um tanto mais magra pois uma parte da gordura que sai da calabresa é descartada.
Ou você também pode preferir cozinhar a calabreza no próprio caldo de mandioca, a sopa vai ficar mais saborosa porém fica mais gorda também. Eu prefiro a primeira opção.

Leve ao fogo o caldo de mandioca junto com a calabresa, junte o caldo de carne e a pimenta se preferir e deixa a sopa apurar, a calabresa vai dando sabor e cor a sopa, deixe ferver até a sopa adquirir consistência, em média 15 ou 20 min.
Sirva ainda quente com queijo parmesão. Com vinho tinto também fica ótimo.

Esse prato é bem fácil de fazer e fica saborosíssimo

Bjos
Maysa – http://mulhermultifacetadain.blogspot.com/

Maysa, a sua receita  eu considero vintage e comfort food, já que mamãe fazia uma parecida e no lugar da calabresa, ela adicionava pedacinhos de carne ou carne moída. Como era bom guria!! Adorei viu e obrigada por participar desse quadro de receitas.

Quer participar, envia uma receita com foto para email contato@mangacompimenta.com.br que publicarei por aqui com um maior prazer.

Beijos e um ótimo feriado.