Brincando de Casinha,  Vovó Mocinha

Semana Vovó Mocinha: A cozinha de uma avô

{Foto da Cozinha Azul – Blog 4kitchen-design e

Foto da Cozinha Vermelha – Decodir}

Essa semana decidi fazer a semana Vovó Mocinha, para inspirar garotas como eu que adora as cores, objetos, móveis e utensílios que fizeram sucesso na época das nossas avós (sinceramente, o vintage, retrô… a velharia são uma das maravilhas do mundo).

Quem tiver acima de trinta, levanta a mão ao reconhecer as cores vermelhas e azuis reinando os lares das suas vovós. Não podemos esquecer da mesa farta, família reunida e sempre tinha um santinho ou a foto do Papa em um dos móveis da cozinha. Coisas que eu lembro: um copinho de água e uma bolinha de massa de pizza para saber quando estava ok e colocar literalmente a mão na massa (eu vivia correndo para cozinha para ver se a bolinha tinha subido e gritar “vô vô”). Na janela, uma vela para o anjo da guarda (acho que era para algum santo que ela gostava), sua geladeira e fogão vermelho vivo.

Na mesa de jantar, as cores azuis predominavam, com a massa de pizza coberta por cobertores, a foto/quadro pintado do meu bisavô com aqueles olhos azuis olhando para família, no outro lado a foto do Papa e alguns santos e a cristaleira com as louças de domingo. Quando a pizza estava pronta, todos sentados nas cadeiras respeitando o silêncio do meu avô.

Só de lembrar, saudades vem a cabeça.

Ah, claro, depois era assistir televisão, ou sentar no lado de fora da casa para fazer tricô e bater papo com a vizinha ou tirar uma sonequinha depois da comilança. Quem não tem passado, não sabe viver o presente e nem imaginar o futuro.

8 Comentários

  • Caroline

    O fogão da minha avó era a lenha de cimento queimado na cor vermelha, de lá saiam comidinhas maravilhosas feitas em caldeirões de ferro no melhor estilo bruxinha, mas também tinha a imagem do Papa João Paulo II.
    Minha mãe tinha um conjunto de cozinha no amarelo claro, bem da cor de um dos mini refrigeradores retrô. Saudades…
    Beijos

  • rejane abreu

    Oi Querida!
    Nossa, fiquei emocionada com o post! Além de também ter tido uma Vó Mocinha (ela também se chamava assim), a cozinha dela tinha vermelho e azul e cheirinho bom de café no finalzinho da tarde… Muito bom relembrar momentos preciosos.

    Bjão e fique com DEUS!

  • LígiaMendonça

    Ah, que delícia lembrar o tempo em que tinha minha vó por perto… ela tinha um fogão azul, daqueles com as abas laterais… hehe fazia mto doce de mamão verde ralado e doce de leite daquels que ficam empelotadinhos, que delícia! QDo ela fazia pão de queijo, deixava a gente ajudar, e inventava bichinhos com a massa, tipo passarinho no ninho com ovos, e assava, ficava tão fofo que dava dó de comer… hehehe
    Minha mãe teve um fogão e geladeira vermelhos, lindos! heehe E durou um tempão…
    Ah, como é bom trazer a memória esses detalhes simples, mas que remetem a um tempo feliz, uma infância feliz…
    Bjos

  • Gina

    A cozinha vermelha minha mãe teve, mas antes teve uma geladeira Frigidaire arredondada com um pinguim em cima…rs!
    Agora, o retrô está muito valorizado. Pena que não tenho foto dos móveis daquela época!
    Bjs.

  • Arlene

    Seu post trouxe o cheirinho das roscas que minha avó fazia. Ah… doce aroma da infância! Me lembro do meu avô (o perdi este mês após completar 100 anos bem vividos)… ele enchia a bolinha de massa de preguinhos bem pequenininhos e vovó volta e meia olhava a bolinha dentro do copo com água, coçava seu belos cabelos brancos, enrugada a testa e reclamava que o fermento provavelmente não prestava rss! Ai, como dói a saudade! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.