Semana Vovó Mocinha: A cozinha de uma avô

- Categoria: Brincando de Casinha, Vovó Mocinha

{Foto da Cozinha Azul – Blog 4kitchen-design e

Foto da Cozinha Vermelha – Decodir}

Essa semana decidi fazer a semana Vovó Mocinha, para inspirar garotas como eu que adora as cores, objetos, móveis e utensílios que fizeram sucesso na época das nossas avós (sinceramente, o vintage, retrô… a velharia são uma das maravilhas do mundo).

Quem tiver acima de trinta, levanta a mão ao reconhecer as cores vermelhas e azuis reinando os lares das suas vovós. Não podemos esquecer da mesa farta, família reunida e sempre tinha um santinho ou a foto do Papa em um dos móveis da cozinha. Coisas que eu lembro: um copinho de água e uma bolinha de massa de pizza para saber quando estava ok e colocar literalmente a mão na massa (eu vivia correndo para cozinha para ver se a bolinha tinha subido e gritar “vô vô”). Na janela, uma vela para o anjo da guarda (acho que era para algum santo que ela gostava), sua geladeira e fogão vermelho vivo.

Na mesa de jantar, as cores azuis predominavam, com a massa de pizza coberta por cobertores, a foto/quadro pintado do meu bisavô com aqueles olhos azuis olhando para família, no outro lado a foto do Papa e alguns santos e a cristaleira com as louças de domingo. Quando a pizza estava pronta, todos sentados nas cadeiras respeitando o silêncio do meu avô.

Só de lembrar, saudades vem a cabeça.

Ah, claro, depois era assistir televisão, ou sentar no lado de fora da casa para fazer tricô e bater papo com a vizinha ou tirar uma sonequinha depois da comilança. Quem não tem passado, não sabe viver o presente e nem imaginar o futuro.