Brincando de Casinha,  Vovó Mocinha

Semana Vovó Mocinha: enquanto isso, em 2011…

Primeiro, isso não é um publieditorial, não é propaganda, paga quem quer e quem pode. Mas vamos falar da velha e boa geladeira e fogão retro:

 

 

Então, um dia passeando com o marido e a sogra (ei, eu tenho sogra e ela é linda tá) no shopping, reparo em uma loja essa geladeira e fogão. Já imaginaram cão namorando vitrine de frango assado?

Essa era eu com as geladeiras e o fogão, até os olhinhos pararem nos preços…. porque felicidade de pobre dura pouco?

Eu não lembro bem o preço, mas acredito que era seis mil a geladeira e quatro mil o fogão, quem pode pode, quem não pode se sacode. Ah, não me perguntem se realmente é boa, mas pelo preço, se não for, vai até a janela e dá um grito de pânico, por favor, já que não tem justificativa.

Bem, voltando ao assunto, meus olhos brilharam e se eu tivesse o dinheiro, tinha comprado… foi difícil o cliente vip me tirar da frente da vitrine.

Para dizer que eu não tenho nada retro da Brastemp (que nunca falou Hellouuuu para mim), eu tenho esse imã de geladeira ai de cima, que foi um “brinde” de um evento que eu fui (tinha um monte, ninguém por perto e evento… então eu posso pegar e ainda vou para céu? Bem, sim ou não, já foi).

Voltando mais ao tempo, a minha avó nunca foi uma pessoa vaidosa com a casa, para ela estava funcionando então estava bom. Ela gastava o seu dinheiro com a Barsa (lembram? Lembram? Lembram?) para cada neto homem (as mulheres ela ensinava tricô) do que móveis novos para casa, mas eu me importava?

Achava um luxo só os seus móveis antigos.

A geladeira dela era uma GE vermelha, lembro que eu fazia leite com chocolate e deixava lá para congelar, em um congelador minusculo, cheio de gelo. Quando o leite ficava durinho em cima, ia lá, quebrava o gelo da parte de cima e fingia que era sorvete de chocolate, a minha avó achava aquilo uma graça.

O seu fogão era vermelho e acredito que era Consul ou Brastemp (não sei se naquela época já era a mesma empresa) e sei que era igualzinho (não muito, a versão antiga tá) esta da foto. Esse eu não chegava perto, o medo de apanhar da minha mãe (os seus olhares eram de matar, fogão, forno e churrasqueira, never, fica longe, nem pense em tocar… claro, ela tinha um trauma, já que a sua irmã do meio teve queimaduras de não sei qual grau, porque a minha mãe quando pequena, acho que uns 5 anos, sem querer bateu no cabo da frigideira com óleo quente e voou tudo para o rosto da minha tia que tinha 3 anos).

Que fim deu a mobília da casa dela, só meu pai sabe e nem adianta eu perguntar, já que ela ficou muito velhinha (meu avô também) e precisou ser cuidada pelos filhos. Essa mudança toda, eu nem pensava em mobiliar uma casa, tinha uns quatorze anos e pensava em outras coisas do que uma casa, marido, filhos, cachorro, gato e papagaio. Mas se eu não fosse tão novinha, ia falar “manda tudo lá para casa!”.

Ah, falando nisso, minha mãe (na verdade meu pai) guarda duas taças que pertenceram a minha bisavó, que já falei, quando eu puder, passo a mão nelas. Quando eu for para a minha mãe, tiro uma foto e mostro para vocês. Por hoje chega, senão, vocês vão começar a sentir cheiro de naftalina por aqui hohoho.

12 Comentários

  • Adelaide

    Eu queeero…. realmente são lindos. Será que eles não vão baixar um pouquinho esse precinho…para tipo assim o mesmo preço das geladeiras e fogões normais????kkkk

    Abraços

  • Caroline

    Que caro!! Nossa, tem que ganhar muito bem para comprar essas belezuras pra casa. Pedi o mini refrigerador retrô vermelho de presente para o meu marido e ele falou que é um absurdo, preço de uma geladeira grande.
    Tá, se eu não ganhar, volto a trabalhar e compro, só não sei quando.
    Beijos

  • Maria José

    O que é engraçado que minha mãe tinha um fogão vermelho,com essas abas nas laterais e uma geladeira marrom,e todo mundo usava aquilo ,mas quando surgiu a famosa linha branca de eletrodomésticos,tudo ficou tão sem graça,tão sem cor….
    Mas hoje em dia,se não tiver a pequena quantia de R$10,000..,vai ficar igual ao cachorrinho no forno de frango assado…kkkkkk
    Eu odeio as coisas brancas,até tenho por que realmente não tenho opção(ou dinheiro),mas já estou cá com meus botões pensando em adesivar ou pedir pro lanterneiro aqui perto de casa prá dar uma corzinha nos meus…
    Gostei do post,achei lindo e confesso que também queria os dois…
    Bjus…♥

  • Sissym

    Quando criança, na casa de meus pais, tínhamos a geladeira na cor azul. O fogao tambem era deste tipo, com asinhas, mas branco…

    Beijos

  • Elide

    Meu sogro tem fogão de asa até hoje !!! acho que é azul bebê, enfim achei esses fogões novos horríveis de feio e hiper caro, tudo que é retrô da Brastemp é caro e não tem nada de mais, tenho esse frigobar mas não uso.

  • Sandra Lima

    Casa de vó é sempre um mar de boas recordações né?
    Eu não sei porque essa linha retrô é tão cara, mas sinceramente, acho que é só porque é algo que quem quer está disposto a pagar por ter, é algo meio que sonho de consumo, não é igual a querer uma geladeira branca ou inox, cada detalhe é visto com a máxima importância. E eles, simplesmete aproveitam disso…
    Quem sabe uma hora dessas você não monta a sua cozinha retrô?
    Beijos

  • Flavia

    Menina…para com isso …eu quero uma geladeira e um fogõa desses pra mim!! rsrs
    Se eu ganhar na MEGA SENA, eu dou um conjuntinho pra vc tb, ok? kkkkkk

    Bjossss
    Agora sério: Na revista de Domingo do Globo saiu uma matéria ensinando a pintar seus eletrodomesticos- inclusive fogão- com essas cores. Se eu conseguir escanear eu te mando!
    Pirei e Tõ convencendo o marido a me ajudar…rsrsrsrs

  • Telma Maciel

    Nem me fale em cheiro de naftalina… minha avó me deu uma ‘cama de viúvo’ q ela usou durante quase todo o casamento dela! Cama de sucupira!! E era jogo, com armários e criadinhos! Coisa mais linda… Mas marido é grande demais, não cabia na cama, né? Ela voltou pra minha avó! rs
    ADORO coisas antigas… aqueles móveis pra vida inteira! Eu tava de olho em um armário q vi aqui num Topa Tudo perto de casa, baratinho, pela durabilidade q tem esse tipo de coisa! Mas depois q consegui quebrar a pedra do tampo da minha mesa, não sei se vai rolar ganhar esse armário… chuif chuif… rs

  • Vanessa

    Oi flor. Tudo bem?

    Fui numa feira das noivas ontem e tinha essa geladeira vermelha da brastemp. Realmente é linda, me apaixonei tbm. Mas como vc disse, cara xuxu, kkk

    Bjuu

  • Bibia

    Pois é, amiga, eu também namoro esse fogão e e essa geladeira e nem preciso dizer, né???? Pelo menos tenho o freegobar que custou menos de mil, valeu a pena!

    Beijocas
    Bia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *