Talharim ao Molho Pesto de Manjericão {Vegetariana}

Wednesday, 05 de October de 2011

Essa receita é mega fácil e rápida, porém, não muito economica por causa das nozes ou pinoli (para ficar mais italiano) e um azeite extra virgem bom. Mas vale a pena fazer uma vez na vida, ou a cada um ano e ter uma verdadeira experiência da “cocina” italiana.

Talharim ao Molho Pesto de Manjericão

{cliente vip informa: eu exagerei no molho na hora de colocar no talharim,

não façam isso em casa}

Talharim

Referente a massa de talharim, eu posso dizer que estamos aqui para sermos práticas ou práticos, um dia, quando você não tiver nada para fazer, arrisque a fazer uma massa fresca em casa, mas para quem não tem tempo, use uma massa fresca de boa qualidade que vende em qualquer supermercado. Para preparar, basta seguir as instruções na embalagem.

Molho Pesto de Manjericão

2 dente de alho
1 maço grande de manjericão (você pode usar também rúcula, agrião, salsinha ou coentro)
2 colheres de queijo parmesão ralado fino
1 colher de sopa de pinoli ou nozes (usei nozes, porém, pode ser também castanha de cajú, castanha do pará, etc.)
6 colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva
sal

Nem toda dona ou dono de casa tem pilão e muitas gostam de preparar algo especial para sua família. O meu preparo foi feito no liquidificador, mas na internet tem várias receitas ensinando fazer com o famoso pilão e quando eu ganhar o meu de pedras vulcânicas de sei lá de onde, eu juro que preparo um pesto com vídeo para mostrar a vocês.

Primeiro tire os talos do manjericão, lave e seque com um pano de prato limpo. Coloque as folhas do manjericão no liquidificador, o alho, as nozes e um pouco de azeite, bata e vai adicionando ao pouco o restante do azeite (como fosse fazer uma maionese caseira), no final adicione o queijo e o sal. O meu não perdeu cor, mas quem não quer arriscar, coloque duas pedras de gelo junto com a primeira leva de ingredientes (manjericão, alho etc).

Sirva imediatamente com a massa.

Você também poderá usar o molho no preparo de outras receitas: pães, sopas, risottos, legumes, saladas, enfim, o que vier na sua cabeça.

Ps.: cliente vip avisa, que o molho ficou igualzinho ao restaurante italiano que fomos almoçar um dia desses.

Incoming search terms:

7 Comentários para “Talharim ao Molho Pesto de Manjericão {Vegetariana}

  1. Como pessoa que cozinha para um marido romano, concordo com o cliente vip que esse pesto deve ter ficado ótimo. A dica que deixo é o uso do mixer no lugar do liquidificador. Mais fácil de limpar!
    Gosto do teu blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>