Papo de Menina

Carnaval 2012 – Samba Enredo Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida {Unidos do Porto da Pedra e Danone alegrando na Sapucaí}

Gente, a Danone anunciou oficialmente, no Rio, sua parceria com a Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, que desfila no Grupo Especial do carnaval carioca. Com o objetivo de divulgar a história do iogurte e os benefícios do produto para uma vida saudável através do enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, o patrocínio foi anunciado na Festa de Lançamento das Fantasias de Carnaval da Porto da Pedra para 2012, realizada no restaurante Zozô, no Rio.

“O carnaval do Rio de Janeiro é o maior carnaval do mundo, com forte conteúdo cultural e humano. É um meio inovador de contar histórias como a do iogurte, onde a Danone é protagonista da criação dessa categoria. A intenção é levar para o maior número de pessoas um pouco sobre essa história da qual pouco se conhece e muito se tem a dizer. Oportunidade essa, encontrada na Escola do Tigre”, destacou o diretor de Marketing da Danone, Ricardo Vasques.

O enredo, que foi desenvolvido a partir de uma longa pesquisa compartilhada entre a escola e a empresa, vai contar a história do iogurte desde a sua origem, na Antiguidade, e sua disseminação pelo mundo através da família Carasso, fundadora da Danone, até a globalização do consumo do produto pela empresa.

Foram expostos 32 protótipos das fantasias que farão parte do desfile no evento, que contou com a presença do diretor de Marketing da Danone, Ricardo Vasques, do presidente da Porto da Pedra, Francisco Marins, do diretor de carnaval Amauri de Oliveira e do carnavalesco Jaime Cezário, além de jornalistas e convidados.

Para o presidente da escola, a festa marca uma nova fase da escola. “Completamos um ano da nova gestão e estamos preparados para mostrar a força da Porto da Pedra em sua nova etapa. A festa de lançamento dos protótipos foi uma pequena mostra do que levaremos para a avenida”, disse Marins.

Casa Danone – Barcelona

Com o intuito de contribuir com informações para o enredo, a Danone levou o carnavalesco, Jayme Cezário, e o diretor de Carnaval, Amauri Santos, da Porto da Pedra, a Barcelona, onde puderam conhecer a primeira fábrica de iogurte do mundo e a historia da empresa, pioneira na comercialização do produto, desde o tempo em que era vendido em farmácias.

A Danone foi fundada por Isaac Carasso, que estudava as propriedades médicas do alimento. Com a ajuda do Instituto Pasteur da França, que lhe fornecia os bacilos do iogurte, Isaac Carasso, montou uma pequena oficina nos fundos de sua casa e, com a ajuda de um sobrinho e um empregado, começou a produzir o iogurte para venda. Assim, a Danone surgiu em 1919, em Barcelona, sendo o nome escolhido uma homenagem ao seu filho Daniel, que era chamado carinhosamente de Danon – pequeno Daniel, em catalão.

Daniel Carasso encarregou-se de dez anos depois, em 1929, levar a empresa para a França, onde se radicou. De lá, Daniel Carasso ampliou a presença do Grupo Danone para o mundo, e esteve à frente da empresa durante toda a sua vida, até 2009, quando morreu aos 103 anos.

Instituto Abraço do Tigre

A parceria da Danone com a Porto da Pedra não se resume apenas ao carnaval e ao desfile de 2012. A empresa também apóia o projeto social da Escola através do Instituto Abraço do Tigre. O Instituto, que existe há nove anos, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, inicialmente um projeto para atender 110 famílias da comunidade local.

A Danone com você nesse carnaval no Rio de Janeiro

A Danone vai utilizar o recurso de realidade aumentada, inédito no carnaval do Brasil, para proporcionar uma experiência única aos internautas foliões.
Após baixarem o aplicativo “Danone Carnaval” em seus celulares (Iphone ou Androide), gratuitamente no hotsite www.carnavaldanone.com.br, os usuários poderão ver animações em 3D em diferentes pontos da cidade, com motivos de carnaval e relacionadas à linha de produtos da Danone, a partir do dia 17 de fevereiro, sexta-feira.

Será disponibilizado também, a partir do dia 17/02, serviço de WI-FI grátis em 20 pontos da Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro, próximos aos locais onde vão desfilar os tradicionais blocos de carnaval de rua. Trinta promotores vão ajudar os usuários na localização e no passo a passo para download do aplicativo. Entre os pontos que terão WI-FI, destacam-se Bibi Sucos, na Barra; Devassa Copacabana, Manoel e Juaquim Copacabana; Koni Leblon; Caroline Café, no Jardim Botânico; e Lord Jim Pub, em Ipanema.

A Danone com você 

Por meio da técnica de realidade aumentada, o consumidor que baixar gratuitamente o aplicativo “Danone Carnaval” no celular e direcionar o aparelho para o logotipo Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia verá uma animação em terceira dimensão com um casal de mestre sala e porta bandeiras sambando ao redor da embalagem. Esta funcionalidade também pode ser utilizada para os flyers em formato de máscaras de carnaval e gargaleiras presas às embalagens, impressas e distribuídas nos pontos de venda.

Resumindo, você que não poderá estar na Sapucaí do Rio de Janeiro nesse carnaval, ligue a televisão, curta os desfiles das escolas de samba e torça muito para Unidos do Porto da Pedra. Não esqueça do seu iogurte  Danone para aplicar a realidade virtual no seu celular e dançar na frente da televisão junto com o casal de mestre sala e porta bandeiras ao redor da embalagem ˆˆ (clique aqui para baixar o aplicativo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.