Receitas

Receita de Galinhada

Sei que esse nome vai gerar várias buscas duvidosas no Google, mas quem se importa?

Para quem não sabe, a Galinhada é um prato tipico mineiro e todos nós amamos! Tem coisa mais gostosa do que uma comidinha caseira estilo fazenda?

Não, não existe. Por esses motivos, eu adoro que os leitores se arrisquem na cozinha, podendo fazer as suas modificações básicas no preparo de cada prato. Ah, a receita é da nossa querida e fofa Palmirinha, vocês sabiam que ela tem site? Não? Então clique aqui.

Galinhada

 

Ingredientes

– 1 e 1/2 kg de coxa de frango (eu usei peito de frango sem osso e cortados em cubo, já que aqui em casa marido não curte ossos na comida).
– 1 colher (sopa) de tempero pronto (no blog da querida Kris ensina fazer tempero mineiro, clique aqui. Caso não queria fazer, compre tempero mineiro pronto no mercado ou use açafrão em pó).
– 3 colheres (sopa) de vinagre de limão
– 1 tablete de caldo de galinha
– 1/2 xícara (chá) de óleo
– 1 cebola grande picada
– 2 xícaras (chá) de arroz
– 4 xícaras (chá) de água
– sal a gosto
– salsa e cebolinha para decorar
– Tomates uvas cortados no meio e azeitonas (esse eu coloquei por conta própria, a minha forma de arriscar).

MODO DE FAZER

Coloque os pedaços de coxa em um recipiente e tempere com tempero pronto ou alho e cebola, vinagre e sal. Misture. Deixe no tempero por aproximadamente 15 minutos (para pegar gosto). Reserve.

Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola até dourar (escurecer bem). Incorpore o caldo de galinha esfarelado. Frite os pedaços de frango até dourá-los de todos os lados. Adicione um pouco de água quente, de vez em quando (para desgrudar o frango da panela). A seguir, acrescente o arroz lavado e escorrido. Refogue até escurecer um pouco. Junte o sal (opcional) e a água quente. Cozinhe até secar a água. Adicione a salsa, tomate, azeitonas e cebolinha.

5 Comentários

  • iliane

    ah..Nana..eu tambem amo galinhada..e..essa semana eu fiz tambem!!e..o nome mesmo é galinhada..para quem achar estranho..rssss..adoro!!!saudades de você menina..espero que estejas bem..bjo grande..li

  • Carolina Felix

    Nana, você já fez a galinhada na panela de pressão? Fica muito bom…
    Eu coloco 1° a galinha na pressão com todos os temperos, quando ela cozinhar, tira a pressão e coloca o arroz, mas com o dobro de água que o normal.
    Por exemplo, 1 xic. de arroz e 4 de água.
    É só colocar na pressão de novo… fica uma delícia! E é super rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.