Muffin de Banana e Canela - um bolinho delicioso para levar na lancheira.

Muffin de Banana e Canela

As lancheiras das crianças podem ser um desafio para muitos pais e cuidadores, especialmente quando se trata de encontrar opções saudáveis e gostosas. Uma opção que pode agradar a maioria das crianças é o muffin de banana, uma receita fácil e deliciosa que pode ser preparada em casa. Além de ser uma ótima opção para o lanche da escola, esses muffins são uma maneira saudável de satisfazer o desejo de um docinho no meio do dia, sem comprometer a nutrição. Neste post, vamos compartilhar uma receita simples e deliciosa de muffin de banana que as crianças vão adorar em suas lancheiras.

Muffin de Banana e Canela - um bolinho delicioso para levar na lancheira.

Um plus de sabor e nutrientes para o muffin de banana:

O muffin de banana é naturalmente nutritivo, pois contém bananas, que são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de serem ricas em fibras. No entanto, existem algumas maneiras de tornar os muffins de banana ainda mais nutritivos. Aqui estão algumas ideias:

  1. Adicione nozes ou sementes: Adicionar nozes ou sementes, como amêndoas, nozes, sementes de chia ou sementes de linhaça, pode adicionar uma dose extra de proteína e gorduras saudáveis para os muffins. 1/4 de xícara de chá de sementes ou nozes e castanhas quebradas em pequenos pedaços é suficiente.
  2. Use farinha integral: Troque a farinha de trigo branca por farinha integral para aumentar o teor de fibras e nutrientes nos muffins.
  3. Adicione frutas secas: Adicionar frutas secas, como passas, damascos, cranberries ou figos secos, pode adicionar uma dose extra de fibras e antioxidantes aos muffins.
  4. Use açúcar mascavo: Trocar o açúcar branco por açúcar mascavo pode deixar seu muffin mais molhadinho e saboroso.
  5. Adicione vegetais: Adicionar purê de abóbora ou cenoura ralada aos muffins de banana pode aumentar a ingestão de nutrientes e adiciona uma doçura natural.
  6. Chocolate: Quer deixar seu muffin de banana ainda mais desejado? Adicione uma barra de chocolate picado na massa (80g), com chocolate amargo é meu favorito.

Essas são apenas algumas ideias para tornar os muffins de banana ainda mais nutritivos. Experimente essas adições para dar um impulso extra à nutrição em seus muffins de banana caseiros.

Muffin de Banana e Canela

Manga com Pimenta
Muffins saborosos de banana para a lancheira das crianças. Prepare para a lancheira e congele para ter bolinhos de banana a semana toda.
Preparo 10 minutos
Cozimento 20 minutos
Tempo Total 30 minutos
Prato Doce
Cozinha Um bolinho para lancheira
Porções 12 bolinhos

Ingredientes
  

  • 4 und bananas maduras descascadas e amassadas
  • 125 ml de óleo vegetal ou 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente – usem a manteiga fica melhor, vai por mim
  • 2 und de ovos
  • 250 gramas de farinha peneirada
  • 100 gramas de açúcar peneirada
  • 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 colher (de sopa) de canela em pó – coloco duas por que amo

Modo de Preparo
 

  • Preaqueça o forno a 200˚C
  • Unte e enfarinhe 12 forminhas de muffins para o bolo não grudar. Agora, se for usar a forminhas de silicone, não é necessário.
  • Bata os 2 und de ovos com a manteiga em temperatura ambiente numa tigela e reserve.
  • Em outra tigela grande, coloque a farinha, açúcar e a canela, misture bem.
  • Acrescente a mistura de ovos à farinha aos poucos e depois junte as bananas amassadas.
  • Coloque o bicarbonato e o fermento em pó, incorpore delicadamente na massa.
  • Distribua nas forminhas e asse por mais ou menos 20 minutos.
  • Faça o teste do palito: coloque um palito no centro do bolo e se sair limpinho, é porque está pronto.
Palavra-chave banana e canela, bolinho de banana, como congelar bolinho, muffin de banana, muffin para a lancheira

Receita base daqui.

Congelando os muffins de banana para a semana toda

Se você quiser pode dobrar a receita e congelar seu muffin de banana para comer depois. Isso é especialmente cômodo quando você é mãe e prepara lancheira das crianças ou então marmitas da semana para levar ao trabalho.

O muffin de banana é uma opção deliciosa e saudável para lanches rápidos e pode ser facilmente congelado para um consumo posterior. Aqui está como congelar muffins de banana corretamente:

  1. Espere esfriar completamente: Antes de congelar seus muffins de banana, é importante que eles esfriem completamente. Isso evita que o vapor se acumule dentro do recipiente de armazenamento e que a humidade faça com que os muffins amoleçam.
  2. Embale individualmente: Uma vez que os muffins de banana estejam frios, embrulhe cada um em plástico filme individualmente. Isso ajuda a evitar que os muffins grudem sem contar que facilita descongelar somente o que for comer.
  3. Armazene em sacos ou recipientes apropriados: Depois de embrulhar cada bolinho individualmente, coloque-os em um saco plástico para freezer ou um recipiente hermético adequado para congelamento. Certifique-se de retirar o máximo de ar possível antes de selar o recipiente.
  4. Congele por até 3 meses: Os muffins de banana congelados podem ser mantidos no freezer por até três meses. Depois desse tempo, a qualidade do sabor e textura pode começar a deteriorar.
  5. Descongele e aqueça: Quando estiver pronto para comer seus muffins de banana congelados, retire do freezer e descongele na geladeira ou em temperatura ambiente. Para aquecê-los, leve ao microondas por alguns segundos até que esteja quentinho.

Seguindo essas etapas simples, você pode congelar seus muffins de banana caseiros e garantir que eles fiquem frescos e saborosos para consumo posterior.

Posso fazer o muffin de banana sem açúcar?

O açúcar pode ser facilmente substituído em receitas de muffins de banana por adoçantes naturais, como mel, xarope de bordo, stevia, ou ainda por frutas secas, como tâmaras ou passas. Aqui estão algumas opções de substituição de açúcar que você pode experimentar:

  1. Mel: Adicione 1/3 xícaras de mel no lugar dos 100g de açúcar. Além de adoçar, o mel também adiciona humidade e sabor ao muffin.
  2. Stevia: Adicione 1/4 de xícara de stevia no lugar das 100g de açúcar. A stevia é um adoçante natural sem calorias e pode ser encontrada em forma líquida ou em pó, para essa receita substitua pelo pó.
  3. Frutas secas: Adicione 1/4 de xícara de tâmaras ou passas no lugar de 100g de açúcar. As frutas secas adicionam um sabor naturalmente doce aos muffins e também aumentam a fibra e nutrientes.

Independentemente da opção escolhida, é importante lembrar que as substituições de açúcar podem afetar a textura e o sabor do muffin. Por isso, é recomendável experimentar diferentes opções e ajustar a quantidade de adoçante de acordo com a preferência pessoal.

Muffin de Banana e Canela - um bolinho delicioso para levar na lancheira.

Dicas para que seus bolinhos de banana fiquem perfeitos:

  1. Escolha bananas bem maduras: Use bananas maduras e amassadas para obter um sabor mais doce e intenso. Quanto mais maduras as bananas, mais doce será o muffin.
  2. Não mexa demais a massa: Mexer demais a massa pode fazer com que os muffins fiquem densos e pesados. Mexa apenas o suficiente para incorporar os ingredientes.
  3. Use manteiga ou óleo de coco derretido: Certifique-se de que a manteiga ou o óleo estejam amolecidos em temperatura ambiente antes de começar a receita. Isso ajuda a incorporá-los na massa mais facilmente e resulta em uma textura mais macia.
  4. Pré-aqueça o forno SEMPRE que fizer um bolo: Certifique-se de que o forno esteja pré-aquecido antes de colocar os muffins. Isso garante que os muffins assem uniformemente e não fiquem crus no meio.
  5. Use forminhas de muffin: Use forminhas de muffin de papel ou unte com manteiga as cavidades de uma forma de cupcake para evitar que os muffins grudem na forma.
  6. Não encha demais as forminhas: Preencha cada forminha de muffin até 2/3 do caminho para evitar que transbordem durante o tempo de forno.
  7. Deixe esfriar antes de retirar da forma: Deixe os muffins esfriarem por alguns minutos na forma antes de retirá-los. Isso ajuda a evitar que eles quebrem ou grudem na forma.

Seguindo essas dicas simples, você pode fazer muffins de banana perfeitamente fofinhos e deliciosos para desfrutar em qualquer ocasião.

Gostou dessa receita de Muffin de Banana e Canela? Então veja outros lanchinhos saborosos para a lancheira escolar ou do trabalho:

receita vegana de lanche saudavel, biscoito de polvilho azedo sem leite e sem ovos
Receita de Cupcake de Fubá - perfeito para o lanche da tarde ou para por na lancheira da criançada!
Receita de Pão de Mandioquinha, também conhecida como Batata Baroa ou Batata Salsa - um delicioso pãozinho caseiro para servir no lanche da tarde!

Aproveite e anote essas mais quatro delícia para fazer em casa:

Ou clique aqui e veja todas as receitas de bolos já publicadas aqui no Manga com Pimenta.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

Salve no pionterest essa receita de muffin de banana para fazer depois:

Muffin de Banana e Canela - um bolinho delicioso para levar na lancheira.

4 Comments

  • Fernanda

    oi Nana, essa receita parece ser deliciosa e fácil de fazer, será q pode colocar gotas de chocolate na massa?

  • Nana

    Isso, pode usar a de empadas e só untar com manteiga e farinha :)

    As forminhas são de silicone sim, comprei na minha viagem, gamei pelas bichinhas hehehe

  • Circe

    Receitinha maravilhosa e fácil.
    Achei lindas as forminhas que me pareceram ser de silicone.Estou certa?
    Eis a minha dúvida prá quem não tem essas fofuras como eu, devo untar as minhas de alumínio?
    Deve dar prá fazer naquelas de empadinhas né?
    Bjs e boa semana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça