Receitas

Empadinhas de Palmito {Especial Dia das Crianças}

Depois de um bom tempo sem computador por causa de uma certa falta de logistica (não quero falar sobre isso, sério), volto a passos de tartaruga, já que tudo acumulou de uma forma gigante na minha vida e preciso colocar tudo no eixo antes que eu pire, fique louca, lelé da cuca…

Enfim, a receita de hoje é para comemorar o dia das crianças, que está chegando e todos merecemos ter um dia das crianças com comidinhas que fizeram parte da nossa história. Empadinhas é algo que toda criança come em festinhas, pequenos encontros com a família ou um dia qualquer. Pelo menos na minha infância foi assim!

Empadinhas de Palmito

Empadinhas de Palmito

Receita vi no site da GNT

Massa

500g de farinha de trigo
250g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
2 ovos
1 gema
1 colher de chá de sal
água gelada, se necessário

Recheio
250ml de leite integral
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 folha pequena de louro
1 cravo
1/4 de cebola
Noz moscada ralada na hora, para aromatizar o leite
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
3 tomates maduros sem casca e sem sementes, picados
1 vidro de palmito (mais ou menos 300g, drenado)
200g de catupiry
Um punhado de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino
1 gema
1/2 colher de sopa de azeite
Uma micro pitada de açúcar e de sal para pincelar

 

Modo de preparo:

Massa
Na tigela da batedeira, coloque a farinha, a manteiga gelada em cubinhos e o sal. Usando a pá, bata a mistura na velocidade mais baixa, até virar uma farofa. Se não tiver a batedeira, misture delicadamente usando as pontas dos dedos. Bata os ovos junto com a gema e acrescente na farofa. Continue batendo, até virar uma bola. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga.

Recheio
Coloque o leite numa panela, espere chegar à fervura, desligue o fogo e coloque a folha de louro, o cravo, a cebola e um pouquinho de noz moscada ralada. Tampe a panela, e deixe repousando por 30 minutos, para aromatizar o leite. Depois desse tempo, coe o leite e descarte os temperos.

Corte o palmito em cubinhos. Numa panela pequena, derreta a manteiga e em seguida coloque a farinha. Mexa até virar um creminho. Aos poucos, vá acrescentando o leite já aromatizado e morno, mexendo vigorosamente até o leite incorporar-se totalmente. Continue mexendo até o creme engrossar. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Numa outra panela, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola até ficar bem macia, mas sem ganhar cor. Junte o alho, mexa por alguns segundos. Aumente o fogo e em seguida coloque o tomate concassé e o palmito. Refogue por uns 4-5 minutos e em seguida, coloque o béchamel e o catupiry. Mexa somente até ficar bem homogêneo, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Espere esfriar totalmente antes de rechear as empadas.

Montagem
Pegue um pedaço de massa e vá abrindo com os dedos até cobrir toda a forminha. Coloque uma colherada do recheio já frio, preenchendo toda sua cavidade. Pegue mais um pedaço de massa, abra com um rolo e corte um círculo de massa, usando um cortador redondo. Cubra a forminha com o círculo de massa, e modele até ficar bem fechada. Se desejar, corte um pedaço pequeno de massa para fazer um desenho bonito no topo.

Misture as gemas com o azeite e as micro pitadas de sal e açúcar, e pincele as empadas. Leve-as ao forno ao forno pré-aquecido 180ºC, sob uma assadeira retangular grande e retire-as quando estiverem douradas na superfície.

Se você gostou dessa Receita Empadinhas de Palmito, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *