Tarte Tatin de Bananas

- Categoria: Receitas

Essa receita de Tarte Tatin de Bananas, é ótima para quem bananas fazendo aniversário na cozinha e precisa usar rapidamente para não parar na lata do lixo.

Tarte Tatin de Bananas

Tarte Tatin de Bananas

A receita é da Chef Carla Pernambuco, vamos aos ingredientes:

Massa
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 colher de sopa de óleo
1 ovo
1 gema para pincelar (não usei)

Recheio
6 bananas nanica maduras porém firmes
1/2 xícara de suco de laranja
1 colher de chá de licor cointreau (não usei)
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal

Tarte Tatin de Bananas

Massa
Derreter a manteiga, juntar o óleo e o ovo e bater levemente.
Fazer um vulcão com a farinha, o sal e o açúcar misturados, derramar o líquido e sovar. Reserve embrulhada em plástico na geladeira.

Recheio
Descasque as bananas e corte em rodelas de 2 cm de espessura. Reserve.
Em uma panela, caramelize o açúcar, junte a manteiga e o sal, misture bem. Adicione o suco de laranja e ferva rapidamente para derreter o caramelo e homogeneizar a mistura. Junte as rodelas de bananas e cozinhe-as em fogo médio não deixando-as amolecer demais. Conserve-as bem inteiras. Junte o cointreau e retire do fogo. Resfrie à temperatura ambiente.

Tarte Tatin de Bananas

Montagem
Unte uma assadeira para torta redonda, aproximadamente 24 cm de diâmetro, com manteiga. Disponha as rodelas de banana, de modo a deixá-las bem apertadas, sem espaço entre as mesmas. Regue com um pouquinho da calda e reserve.
Abra um disco com a massa entre dois plásticos (para quem não tem pau de macarrão, pode abrir com a mão, já que essa parte vai ficar para baixo… eu abri com a mão, vergonha?). Sobreponha-o sobre as bananas, acomodando as bordas para dentro da assadeira. Faça um furo central na massa para escapar o vapor durante a cocção.
Asse em forne pré-aquecido, à 160ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa doure.
Sirva a torta ainda morna, acompanhada de sorvete de creme ou baunilha (também não servi, foi só a tarte mesmo, ficou tão boaaaaa!!!).

 

Se você gostou dessa Receita de Tarte Tatin de Bananas, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.