Receita de Massa de Pizza

- Categoria: Receitas

Bem… não… é… vou jogar limpo!
As pizzas que são entregues aqui em Porto Alegre são diferentes das pizzas de São Paulo e agora compreendo porque as pizzas paulistas são tão famosas.

Entenda, elas não são ruins, os recheios são diferentes dos recheios das pizzas paulistas, mas alguns sabores não me agradaram.

Exemplo: a pizza portuguesa em São Paulo tem os seguintes ingredientes no recheio: presunto, mussarela, tomate, ovos cozidos, ervilhas, cebola e azeitonas.

A pizza portuguesa aqui em Porto Alegre, leva os seguintes ingredientes: Mussarela(nem todas), presunto, tomate, cebola, pimentão e azeitonas.

No caso da portuguesa, o pimentão não me agradou e senti falta da ervilhas, dos ovos… senti mesmo!! Não me julguem.

Os preços são parecidos com os de São Paulo e algumas chegam a ser até mais caras. Algumas pizzarias tu paga apenas o valor do tamanho da pizza, podendo escolher qualquer sabor e outras você escolhe por categoria. Sei que tem pizzarias melhores de outros bairros, mas as taxas de entrega são bem altas (não tinha taxa de entrega em São Paulo, isso nos assusta um pouco quando junta o valor total).

Depois de experimentar algumas pizzarias do bairro, decidimos o seguinte: entre pagar 45 reais por uma pizza (com a taxa de entrega e de brinde, um refrigerante), estamos preferindo fazer a nossa pizza com os sabores que queremos e estava acostumada a comer quando morava em São Paulo;

E assim, foi feito!!!

 

Massa de Pizza

Massa de Pizza

 

Ingredientes:

1 Kg de farinha de trigo
30 gramas (ou um envelope) de fermento biológico
3 xícaras de água morna
3/4 xícara de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar

Modo de Preparo:

Misture o fermento no açúcar e uma colher de sopa de farinha de trigo e misture com um pouco de água morna, ele vai virar uma papinha e começará a criar bolhas. Deixe descansando por alguns minutos.

Coloque 800 gramas de farinha de trigo na mesa e faça um buraco. Para quem não tem mesa, pode fazer em uma bacia (exemplo eu, que ainda não compramos uma mesa para cozinha). Abra um buraco no meio e coloque o óleo e o fermento. Misture o liquido do centro com a farinha, de dentro para fora e vá adicionando/alternando com água morna, até desgrudar das mãos. Eu gosto de adicionar o sal por último, já que ele reage com o fermento não deixando a massa crescer.

Eu costumo deixar sempre um pouco de farinha fora “da roda”, caso precise adicionar mais farinha na massa pela questão da água (as vezes não precisa adicionar mais água e tem caso que precisa adicionar mais farinha caso a massa fique molenga), por esse motivo não coloco 1 quilo de farinha logo de cara. Gosto de sentir a textura, limpar as mãos com a farinha seca, socar mais um pouco e depois deixar uma camada fina de farinha em cima da massa quando estiver descansando.

Faça duas bolas com a massa e deixe a massa crescer por 30 minutos.

Aqueça o forno e abra os discos nesse momento.

 

Massa de Pizza

 

Em uma forma untada (com manteiga e farinha), coloque os discos de pizza e pincele com molho de tomate.

Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos em temperatura média. Quem quiser, pode congelar o disco de pizza depois dessa pré assada (depois de fria, é claro).

Faça o recheio de sua preferência, nessa pizza nós fizemos com lingüiça (ou salshicão como é conhecido por aqui) Borrússia triturada no processador (sim é a marca de uma lingüiça tri-boa daqui, que os gaúchos usam muito para churrasco e não, não é um plubieditorial) e cebolas.

Na verdade, eu queria fazer com lingüiça calabresa… só não avisei o Cliente Vip que eu estava querendo fazer pizza.; Então no momento da compra, os salshicões venceram a batalha do preço e foram eles os escolhidos para fazer a pizza… mesmo assim, trocando as lingüiças (oi?!), a pizza ficou ótima.

Voltando ao modo de preparo, coloque o recheio na massa, um pouco de azeite e para quem gosta, uma pitada de orégano.

Retorne a pizza para o forno, durante 15 minutos ou até a massa ficar dourada.

Está pronta para servir e todos vão amar a sua pizza feita em casa.

Ps.: Ok, não ficou a pizza paulista, nem de perto, mas matei a saudade de comer a minha pizza “orra, meu!!!”.

 

E aí? Gostaram? Então se você gostou dessa Receita Massa de Pizza, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google: +NanaRicchetti e inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem vídeo novo :)