Quais são os tipos de arroz para Risoto?

Você sabe quais são os tiopos de arroz para Risoto? Vem aqui, que vou te ensinar no post de hoje!!!

Arroz para Risoto

Quais são os tipos de arroz para Risoto?

Esses dias eu comprei um saco de arroz para risoto e fiquei na dúvida entre o Carnaroli ou o Arbóreo… a diferença de preço não era muito grande, um real para ser exata  e o que fez eu levar o Carnaroli para casa foi a questão da marca do produto.

Mas você sabia que existe mais de um tipo de arroz para risoto?

Sim existe sim!!

Os tipos que vocês poderão encontrar por aqui são:

– Arroz Arbóreo: é o tipo de arroz mais comum e conhecido entre os brasileiros. Tem os grãos mais longos, é perfeitamente desenhado, mantém a forma quando cozido e não contém muita amilose, causando uma cremosidade menor em relação aos outros tipos de grão. Ele retém muito bem os sabores e atinge mais rápido o ponto de cocção, aproximadamente 15 minutos. O seu preço é o mais barato entre os outros tipos de arroz para risoto e combina com receitas que contém porções maiores de carne.

– Carnaroli: é o grão da foto e que eu comprei para preparar os risotos aqui em casa. Ele é o queridinho dos italianos, tem o grão relativamente médio, é mais fino do que o arbóreo e tem uma grande quantidade de amilose, o que dá uma excelente cremosidade ao prato. É um grão consistente, muito saboroso pela fácil absorção do caldo e costuma atingir o ponto de cocção em torno de 18 minutos.

– Vialone Nano: o grão mais curto, tem o formato arredondado, e é o que tem mais amilose, resultando em um risoto altamente cremoso. Entretanto o interior dos grãos continua firme no cozimento. O tempo de cocção é o mais longo, média de 20 minutos. Bom para risotos delicados, com ingredientes miúdos ou frutos do mar e que não costumam ser finalizados com queijo na Itália.

Por costume, eu sempre comprava o Arbóreo, acredito que no mercado que eu fazia compra não tinha tanta opção (o mercado não era dos melhores também).

Aqui no sul, é mais comum você encontrar variedades de produtos nos mercados grandes e tu meio que pira com tudo isso. É um verdadeiro paraíso e se tu não controlar, sai gastando mais que devia. Por causa disso, eu acabei me apaixonando pelo Carnaroli, virou o meu queridinho da cozinha e terá várias receitas novas de risoto por aqui :)

Agora eu preciso comprar o Vialone Nano, para dizer qual deles roubou o meu coração, completamente!!

Oi?!

Você quer as receitas que eu já fiz de risoto aqui no blog?

Segue aí: Risoto de Limão Siciliano, Risotto il Pollo ou Risoto de Frango, Risoto a Milanesa ou Risotto alla Milanese, Risotto de Lentilhas com Lingüiça Calabresa e Risoto de Ervilhas.

 

Se você gostou dessa Postagem Dica de Arroz para Risoto, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+.  Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google: +NanaRicchetti e inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem vídeo novo :)

3 comentários para “Quais são os tipos de arroz para Risoto?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *