Risoto de Carne e Champignon

- Categoria: Receitas

Esse foi um dos pratos que preparei com o arroz Carnaroli (tu já viu o post falando sobre os tipos de arroz para risoto? não? clique aqui), ficou tão saboroso!!!
A carne aqui do sul também tem outro sabor, lembra muito a carne argentina e como diz o cliente vip “eu fiquei maníaca por carne”. Senhores bois, vacas e afins, fujam para as montanhas, por que eu posso ser uma serial killer quando se trata da sua carne… oi?!

Vou parar de escrever besteira e segue a receita:

 

Risoto de Carne e Champignon

Risoto de Carne e Champignon

 

 

Ingredientes

 

200 gramas de arroz arbóreo
1 cebola pequena corta bem miudinha
2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho branco seco
2 litros de caldo de carne
250 gramas de carne cortadas em cubinhos (na verdade, a quantidade de carne é conforme o gosto de freguês)
1 vidro ou saquinho de champignon
1 pacote de queijo parmesão
sal à gosto

 

 

 

Modo de Preparo

 

Aqueça o caldo em um panela a parte.

Em uma outra panela aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e a carne e refogue.

A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente para não queimá-lo (o arroz também não deve ficar dourado).

Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar e o vinho será absorvido pelo arroz.

Acrescente a primeira concha de caldo quente.

Você não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude.

Quando o caldo estiver secando, adicione mais caldo, até que o arroz fique cozido. Para saber se o arroz está cozido, vá experimentando o arroz e observando a sua textura.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione o champignon e o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal (caso sim, coloque mais sal no risoto).

Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, misturando o arroz pela lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Deixe a panela tampada por 5 minutos antes de servir esse risoto lindo e saboroso.

Se você gostou dessa Receita Risoto de Carne e Champignon, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.