Risoto de Cerveja {com frango e cenoura}

Ai tu pensa “os italianos devem estar me xingando, ou condenando até a minha quinta geração por ter feito esse prato…”, ok, pode condenar que não terá problemas, não tenho filhos e nem sei se um dia terei…

Mas  tu pergunta “que raios fazer risoto com cerveja?”

Porque não temos vinho branco meu amor!!!

Não ia comprar vinho só para terminar com o saco de risoto que estava fazendo aniversário no armário, sorry.

Mas eu tinha uma lata de cerveja das mais populares e mega gelada morando na porta da minha geladeira e que provavelmente seria esquecida, e porque não usar?

Risoto de Cerveja com frango e cenoura

Risoto de Cerveja

1/2kg de arroz arbóreo
1 cebola pequena corta bem miudinha
3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho de cerveja pilsen
2 litros de caldo de legumes
1 cenoura média cortada em cubinhos pequenos
1 pacote de queijo parmesão
Frango cozido desfiado à gosto
sal à gosto

Aqueça o caldo em uma panela.

Em outra panela grande aqueça as 2 colheres de manteiga, adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela.

Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione a cerveja sem parar de mexer.

Depois adicione o frango e a cenoura cortada em cubinhos.

Você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar. Acrescente a primeira concha de caldo quente.

Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude e tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais.

Vá adicionando o caldo de legumes quente, experimentando o arroz e observando a textura, sempre mexendo o seu risoto.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente.

Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos.

Ah, você está me perguntando se ficou bom?

Claro que ficou, não estava botando fé, mas eu realmente gostei. A próxima será com cerveja preta, aguardem (até eu comprar outro saco de arroz para risoto e a cerveja, ok?!).

Se você gostou dessa Receita Risoto de Cerveja, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

4 comentários para “Risoto de Cerveja {com frango e cenoura}”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *