Torta de frango da Rita Lobo

- Categoria: Receitas

Estávamos eu e o marido, conferindo algumas receitas na TV e nos deparamos com essa Torta de Frango da Rita Lobo. Sabe quando a sua boca enche de água e que você precisa comer aquilo para matar saudades?

Sim, eu estava com saudades de comer uma torta de frango igual ao que eu comia em uma padaria em São Paulo.

“Nana, no sul você não acha torta de frango para vender?”

Além das prontas industrializadas que encontramos no mercado, não achei para comprar em outro lugar. As padarias e botecos perto de casa são bem fraquinhas no quesito comida.

Lembrando, nós saímos pouco de casa, deve ter em algum lugar em Porto Alegre que venda uma bela torta, mas não sei aonde.

Isso me faz lembrar o tanto que comia fora em São Paulo e hoje em dia, faço muito mais comida por aqui, principalmente para matar saudades de certas coisas.

Engraçado isso, até parece que moramos em outro pais e que dá saudades de certas coisas. Pelo que vejo, é a mesma experiência, tirando o idioma (que as vezes, nem sempre é a mesma forma de se falar certas palavras), vivemos em terra “estrangeiras”!!!

 

Torta de frango da Rita Lobo

Torta de frango da Rita Lobo
Ingredientes

Frango:

1 peito inteiro de frango com pele e osso
1 cenoura grande
1 talo de salsão com folhas
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
2 cravos-da-índia
3 xícaras de chá de água

Recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de chá de caldo do cozimento
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Massa:

4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite com soro

Montagem:

1 xícara de chá de queijo gruyère ralado (usei queijo muçarela mesmo e ficou muito bom)
1 clara de ovo
1 gema para pincelar (opcional)

Modo de preparo

Frango:

Lave bem e corte em três pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta.

Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado.

Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara (chá).

Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.

Recheio:

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas dois, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos.

Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto.

Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa).
Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem.

Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa – cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Desligue o fogo e reserve.

Massa:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos).

Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga – quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica.

Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.

Montagem:

Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta.
Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro.

Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa.

Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.

Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões.
Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo.

Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Com as sobras de massa, faça bolinhas de cerca de um centímetro e meio para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante,
pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Sirva quente, mas também fica ótima fria.

Receita daqui e tem o vídeo dela fazendo essa torta maravilhosa!

Bem já escrevi que a torta ficou maravilhosa e vale a pena reforçar! Eu já utilizei esse recheio para outros tipos de receitas, que vai muito bem com pães, coxinhas, esfihas e etc.

Até com arroz e feijão, vai bem!!! Sério!!!

O cliente vip e eu gostamos, não temos  o que reclamar, matou a nossa vontade.

Oi?! Você achou que dá trabalho?!

Realmente, é uma receita que vai ocupar o seu tempo na cozinha, mas vale a pena fazer em um final de semana para sua família ou um lanche da tarde com os amigos.

Ps.: Ainda não achei uma coxinha de frango para chamar de minha, normalmente, faço em casa. Se você souber de algum lugar, aceito a sugestão :)

Confira também a receita de Calda de Caramelo da Rita Lobo.

Se você gostou dessa Torta de frango da Rita Lobo, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.