Receita de Conserva {Picles} de pepino e cenoura

Fazia um tempo que eu estava querendo fazer uma receita de conservas para colocar no blog, um belo dia na feira, achei pequenos pepinos especiais para conserva.

Lááááá vai a Dona Naninha, toda empolgada comprar alguns e fazer a sua primeira conserva aqui no cafofo na maior felicidade do mundo.

A receita que usei como base, é essa daqui, claro que fiz algumas modificações, que eu explico no final dessa postagem. Vamos lá?

 

Receita de Conserva {Picles} de pepino e cenoura

Receita de Conserva

Primeiro vamos esterilizar o vidro: leve bastante água para ferver numa panela grande, que cubra todo o vidro. Coloque o vidro (ou vidros) e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Retire o vidro e a tampa com uma pinça de cozinha, deixe-os escorrendo em um pano de prato limpo e use-os quando estiverem frios.

Não coloque o vidro em nenhuma superfície gelada, para não estourá-lo.

conserva2

Ingredientes

1 1/2 xícara de chá de vinagre de vinho branco
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de sal
2 pepinos japoneses (usei 4 pepinos pequenos para picles)
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
1 pimenta-malagueta (não usei, usei uma colher de sopa de pimenta calabresa)
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados
1 cenoura média cortada em tiras.

Receita de Conserva

Receita de Conserva

Modo de Preparo

Lave os pepinos muito bem sob água corrente.
Com uma faca afiada, corte os pepinos em rodelas finas. Reserve.
Lave a pimenta e reserve.

Numa panela média, coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo. Quando ferver, desligue o fogo.
Acrescente à panela o pepino, o gengibre, a pimenta inteira, o alho e o azeite e misture delicadamente.
Transfira o conteúdo da panela para um pote de vidro esterilizado e tampe bem. Sirva após 3 dias.

Receita de Conserva
Agora meu modo de preparo:

Eu não quis cortar os pepinos em rodelas, só cortei ao meio e coloquei no vidro, junto com as cenouras cortadas em tiras e o resto dos ingredientes.

Esqueci também de amassar os alhos, tive que jogar fora depois de três dias porque eles ficaram verdes por causa da cor da casca do pepino e não, não rola comê-los assim.

Achei que ficou bem forte o gosto, ou eu não estou acostumada com gostos muitos forte… sei lá, porém ficou bom.

A culpa do gosto forte? Acredito que seja do alho e da pimenta… além do vinagre, que é comum.

Para consumi-los, normalmente eu tiro o pepino, lavo eles e deixo um pouco na água para não ficar aquele gosto forte de vinagre e temperos. Uso em lanches ou saladas.

Infelizmente, apenas eu que comi os pepinos aqui em casa, o Cliente Vip não curte muito picles. Não sei se faria novamente, mas vale a pena fazer quando algum legume está encalhado na geladeira e você está vendo que o prazo de validade está indo para cucuia.

Se você gostou dessa Receita Receita de Conserva {Picles} de pepino e cenoura, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

12 comentários para “Receita de Conserva {Picles} de pepino e cenoura”

  1. Oi tudo bem eu gosto de misturar um pouco de agua no vinagre pra nao ficar muito forte mas a sua receita e muito boa.abracos

  2. costumo fazer sempre pickes em casa, fica muito bom, e não costumo ferver o vinagre não,coloco couve flor, pepino,cenoura, cebola ( daquelas pequeninas)pimentão, 1 pimenta vermelha , azeitonas pretas e verdes. Fica uma delicia, abre o apetite…dou uma ligeira fervida na couve flor, e na cenoura, não pode amolecer muito.o pimentão eu fatio em lascas largas.bom apetite

  3. Bom Dia flor do dia!!! Meu nome é Patricia e estou gostando muito do seu blog!
    Assim, como você não tem o paladar para alimentos, comidinhas com sabores marcantes, no caso da conserva acima ou outra que você for fazer, troque o vinagre de vinho branco por vinagre de maçã, ou caso não goste dele, faça a proporção de meio a meio, de vinagre de vinho branco com água, tanto um como o outro deixe ferver um pouco pois, aí a acides evapora um pouco e junto se você quiser pode colocar o alho, a semente de mostarda inteira, pimenta do reino inteira,o sal, o açúcar( este você só coloca se desejar um toque adocicado na sua conserva ), aí depois de ferver um pouco, uns cinco a dez minutos, depende da acides desejada, você apaga o fogo e deixa descansar por um tempinho só até amornar, o tanto que, quando você encostar a sua mão na panela a temperatura for agradável ao toque. Aí você despeja no vidro e coloca o legume que deseja fazer a conserva ( cenouras, pepinos, couve flor, rabanetes, mini cebolas, etc ).Feche bem e deixe descansar, curtir em lugar fresco,arejado e protegido da luz, uns cinco dias, aí já pode ser consumido Mas quanto mais ficar guardado e fechado mais saboroso fica.Dura uns seis meses. Mas, não coloque azeite junto no pote.Após aberto conservar em geladeira. E nunca mas, nunca mesmo coloque a mão dentro ou o garfo tem que estar bem limpinho pois senão azeda, estraga a conserva. Fica muito bom, receita clássica da minha avó, ela sempre fazia. Sabe como é né descendentes de alemão curtem muito essas coisas. Kkkkkk. Outra dica se você for fazer de beterrabas cozinhe-as all dente, firme com casca, reserve a água. Descasque a beterraba corte em fatias de mais ou menos meio centímetro a um centímetro, arrume-os dentro do vidro,reserve. Com a água do cozimento da beterraba você fará a água da conserva: Coloque açúcar a gosto, um pouco de sal e vinagre de maçã ( este último seria mais ou menos na proporção de meio a meio, depende se você quer mais azedinho ou não ), não precisa ferver este, misture muito bem e despeje sobre as beterrabas fatiadas dentro do pote limpo.Tampe e deixe na geladeira uns dois dias e está pronto para o consumo. Uma delícia! É pra quem curte comidinhas agridoces! Pode trocar o açúcar refinado por açúcar mascavo. Espero que você curta. Beijos Patricia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *