Aprenda a fazer Pão Integral {Receitas do Bem}

- Categoria: Receitas

Hoje vou explicar o porque que todos os médicos ou nutricionistas te mandam comer pão integral em uma dieta ou reeducação alimentar!

“O pão integral tem na sua composição vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo, como a Vitamina B1 que é importante para nutrir as células dos músculos e do sistema nervoso; a Vitamina B2 que é muito importante para o desenvolvimento e renovação das células; a Vitamina E, que está presente no germe do trigo, e é um nutriente importante no retardamento do envelhecimento celular. O trigo integral ainda contém minerais como o cálcio, o magnésio e outros. Outro ponto importante é a riqueza de fibras, que vai ajudar no funcionamento intestinal e na eliminação de resíduos de gordura da digestão presentes no intestino.

O pão integral tem um tempo de liberação das moléculas de açúcar de forma mais lenta, o que chamamos de baixo índice glicêmico. Isso é bom para os diabéticos, para evitar picos de elevação da glicemia após a ingestão do pão branco.

Um é mais fácil de digerir que o outro?

O pão branco é digerido mais rapidamente, o que não significa que seja uma coisa boa, pois a liberação de glicose para o sangue também é feita de uma forma mais rápida. Então se a gente pensar no benefício é preferível a digestão mais lenta do pão integral. Agora é bom lembrar que os pães precisam estar bem assados e conservados em embalagens que preservem suas propriedades nutritivas. Não é bom embalar em plástico o pão ainda quente, pois a embalagem vai suar e deixar o pão molhado.”Fonte daqui.

Porém, comprar pão integral no mercado acaba pesando no bolso e sinceramente, não recomendo a compra sem dar uma olhada na parte de trás da embalagem, aonde se encontram as informações nutricionais.

No meu caso que estou me cuidando mais, buscando uma vida mais saudável, estou evitando o máximo produtos prontos e fazendo muita coisa aqui na cozinha de casa.

E o pão integral é um deles, faço dois pães em uma fornada e dura uma semana aqui em casa (comendo com moderação).

Hoje vou ensinar vocês a fazer essa delícia em casa, claro, você poderá dar o seu toque na hora do preparo (se arrisque menina(o)!!!).

 

Pão Integral

Pão Integral

 

Ingredientes

 

2 xícaras de chá de água morna (pode ser que você use menos ou precise de mais, isso depende do clima)
1 sache de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de óleo ou azeite (pode colocar menos, adicione mais água. Porém o seu pão não ficará fofinho!)
300 gramas farinha integral
100 gramas de farinha de trigo
1/5 colheres de chá de sal

 

Você também pode escolher um desses ingredientes para fazer parte do seu pão:
– Castanha triturada, gergelim ou linhaça triturada a gosto
– 1 colher de gérmen de trigo ou 2 colheres de sopa de aveia

 

 

Pão Integral

 

Modo de Preparo

 

Primeiro eu ativo o fermento (já ensinei aqui, no Pão de Batata):

Em uma tigela coloque 4 colheres de sobremesa de açúcar, 8 colheres de sopa de farinha, o fermento e misture, depois é só colocar um pouco da água morna. Você fará uma papa que não pode ficar nem muito liquida ou solida.

Deixe descansando por alguns minuto até que essa “massinha” fique areada.

Acrescente os ingredientes secos, menos o sal, misture bem com o fermento.

Adicione o óleo ou azeite, misture bem e aos poucos adicione a água, até formar uma massa homogênea.

Sove bem a massa até ficar lisa durante uns 20 minutos, coloque em uma forma untada com farinha e manteiga, deixe descansando por 1 hora ou até dobrar de volume.

Leve ao forno médio pré-aquecido para assar durante 40 minutos ou até ficar dourado.

 

Ps.: você pode fazer o seu pão com apenas a farinha integral, porém, ele ficará mais pesado (a farinha integral é mais pesada) e isso afetará no seu crescimento e deixará seu pão mais compacto.
 

Se você gostou dessa Receita de Pão Integral, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.