Receitas,  Receitas e Dicas do Bem

Comprinhas de Supermercado: Queijo tipo Quark

Em uma das consultas com a nutricionista, ela comentou sobre esse Queijo Quark e eu que sou uma ratinha, pedi para o marido comprar no mercado.

Ele acabou comprando o que tinha menos sódio por causa da minha pressão, pagou em torno de R$ 5 reais e isso não é um publieditorial :)

 

Queijo tipo Quark

Queijo tipo Quark

Queijo tipo Quark

 

Lembra que tudo temos que ler a embalagem?

Primeiro temos que começar pelos ingredientes!!

Esse queijo é bem natural e usa o sal como conservante e não tem nenhum nome estranho na sua composição :)

“Naninha, o que é Fermento Lacteo?”

São microrganismos que transformam o leite em coalho e em queijo.

Na tabela nutricional, tu vê que é um queijo de baixa caloria (uhuuu), mas contém colesterol e sódio (ahhhhh).

O sódio já falei acima que é usado como conservante e porque tem bastante colesterol?

Por causa do creme de leite. Se você está com colesterol alto, evite!!

“Naninha, o que é colesterol?”

O colesterol não é uma gordura, e sim um tipo de  álcool, que precisa se ligar a uma lipoproteína para poder circular pelo sistema sanguíneo. O colesterol tem funções importantes no organismo humano, servindo, por exemplo: de matéria-prima para produção de vários hormônios, atua como precursor da produção de Vitamina D, além de ser um dos responsáveis pela produção e manutenção da membrana das células. O colesterol só é negativo quando se encontra em níveis elevados no sangue.

Consequências

Apesar do colesterol alto não apresentar sintomas as suas consequências são sérias, pois o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares e derrame cerebral. Isso acontece pelo fato do excesso de colesterol se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos formando as placas de ateroma, o que também conhecemos comoaterosclerose, ou entupimento das artérias. Dessa maneira as placas de ateroma impedem que o sangue flua de maneira normal, “forçando” o coração a bombear mais forte para que o sangue atinja todos os lugares onde deve chegar. Vale lembrar que o início do processo de formação de ateroma por acúmulo de colesterol pode acontecer em qualquer fase da vida, inclusive na infância, por isso a necessidade de se manter atento a uma alimentação adequada e à um estilo de vida saudável em todas as fases da vida. Informação é daqui e vale a pena ler o artigo.

 

Queijo tipo Quark

Agora uma dica de lanche, pão de forma integral (ou não) torradinho, alface, cebola, milho verde cozido (o natural, aqueles que compramos na feira) e duas colheres de queijo tipo Quark.

Pronto, um belo lanche para ser o seu jantar :)

Ps.: Aqui no blog tem receita de Ricota Caseira – clique aqui para ver, para quem está fugindo do sal, vale a pena fazer.

Se você gostou dessa Receita de Lanche Natural e sobre o Queijo tipo Quark, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

4 Comentários

  • Rafael

    Esse queijo é muito parecido com cottage. Tanto na aparência quanto nos ingredientes. Acredito que o cottage seja ainda mais saudável. Menos calorias e menos gorduras. Dica: use a opção light dos produtos. Aqui sempre compramos creme de ricota light ou cottage. Seu site é muito legal. Ja fiz várias receitas dele! Parabéns!

    • Nana

      Oi Rafael, obrigada por estar por aqui :)

      O problema do light para mim é a questão do sal, já que tenho pressão alta. Normalmente os lights tem mais sódios que os comuns.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.