Salada de Couve {Receitas do Bem}

Agora no verão é uma delícia se “jogar” nas saladas e a salada de couve é algo que me lembra infância. Sempre amo quando vou para casa da mamãe, tem uma saladinha de couve pronta para acompanhar um belo bife de fígado acebolado (não sou perfeita, amo fígado ok?!).

Salada de Couve {Receitas do Bem}

Salada de Couve {Receitas do Bem}

A salada em sí é fácil: cortar a couve bem fininha, temperar com sal, azeite e suco de limão, adicionar cebola picada e no máximo, uns tomatinhos para fazer companhia.

Mas vamos falar da couve e qual a importância dela na nossa saúde:

A couve serve para fortalecer os ossos, regular o intestino, combater o reumatismo e a fibromialgia e outras doenças, como úlcera no estômago, anemia, vermes, asma, bronquite e problemas do fígado – Informação daqui.

Com baixo teor calórico e sabor único, a couve é uma aliada tanto no combate e prevenção da depressão quanto de outras doenças. Por ser rica em fibras, vitaminas (E, K e C) e minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio etc.), além de ser fonte de luteína, betacaroteno, kampferol, quercetina e ácido éster hidrocinâmico, é um poderoso alimento antioxidante que atua sobre as células cancerosas e ativa a apoptose, ou seja, retarda o envelhecimento celular. Esses nutrientes também são responsáveis por alimentar as células e ajudam na homeostase, mecanismo que deixa o organismo em equilíbrio.

O magnésio, em especial, auxilia no relaxamento muscular e melhora a tensão e o humor. É que esse nutriente ajuda na formação da serotonina, que é o neurotransmissor ligado ao bem-estar e à autoconfiança. Por isso, pessoas com falta de magnésio tendem a sofrer de irritabilidade ou ansiedade, nervosismo e até insônia — sintomas muito comuns em quem convive com a depressão – Informação daqui.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada – Informação daqui.

Agora me diz, nada de ficar apostando em suco verde para emagrecer e esquecer de adicionar a couve na sua alimentação diária, viu?!

Sabe, fazendo esses posts informativos, eu vejo que engordamos de besteira… tudo na natureza tem poucas calorias e faz tão bem. Mas também entendo que o tempo é curto, para isso precisamos nos programar e preparar marmitas para serem consumidas durante a semana, para perdemos pesos e vivermos com saúde.

Nada de consumir sucos detox achando que vai emagrecer e não incluir a saladas e frutas no seu cardápio diário viu?!

 

Se você gostou dessa Receita Salada de Couve {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *