Receitas,  Receitas e Dicas do Bem

Comprinhas de Supermercado: Farinha de Linhaça Marrom

É a primeira vez que eu compro essa farinha de linhaça para incluir nos meus alimentos: iogurte natural (receita semana que vem), sucos e até em sopas ou feijão etc. Ainda não defini um uso exato, mas acho que arriscarei até em um bolo ou pão.

Vamos ver, vamos ver :)

“Quanto você pagou Naninha?”

Paguei R$ 3.50 por 250 gramas na feira de rua daqui de Porto Alegre… também não sei se está caro ou está barato, ou é o valor normal. Quem compra, pode me informar?

Vamos as informações nutricionais da linhaça?

Linhaça Marrom

Farinha de Linhaça

A linhaça é fonte de vitaminas, minerais, proteína vegetal, gordura poli-insaturada, fibras e ômega 3, nutriente essencial que não é produzido pelo organismo. A única diferença é que a linhaça dourada é produzida em países de clima frio, e, por isso, contém mais ômega 3.

A farinha  é rica em fibras e carboidratos complexos que mantêm a saciedade por mais tempo e fornecem energia ao organismo. As vitaminas B1, B2, C, E, minerais como o cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo também estão presentes. Para preparar a farinha, basta bater a quantidade desejada de linhaça no liquidificador e consumir na hora.

“Quando a onsumir, é melhor triturar na hora de comer para preservar suas propriedades nutricionais. Pode-se também acondicioná-la na geladeira em recipiente hermeticamente fechado. Seu consumo diário deve ser de duas colheres de sopa, cada uma com cerca de 60 calorias. Pode ser adicionado em sopas, saladas, preparações de pratos, iogurtes, vitaminas e sucos”, esclarece a nutricionista.”
– informações daqui.

Ela ajuda a emagrecer

Para quem precisa perder uns quilinhos, a linhaça pode ser mais do que uma aliada, como descobriu um estudo recente realizado pela Unicamp. De acordo com os pesquisadores, os ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas-3, 6 e 9, são capazes de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório do hipotálamo, causada pela ingestão das gorduras saturadas que consumimos juntas com fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega-3 também faz com que esse alimento seja um forte combatente das doenças cardíacas. “A linhaça reduz e evita a formação de coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL, o colesterol ruim, além de contribuir também para a diminuição de pressão arterial (boa para quem tem pressão alta). Tudo isso, deixa o coração mais protegido”, explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.

O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido.

Alivia sintomas da TPM

Aliada da mulher, a linhaça desempenha papel importante no equilíbrio hormonal, devido à grande concentração de substâncias chamadas lignanas, que imitam a ação do estrógeno, hormônio feminino. Quando as mulheres estão em período de baixa de estrógeno, no período pré-menstrual ou na menopausa, a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio, ajudando na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional. – Informações daqui.


 

O primeiro erro: eu deveria ter comprado a linhaça inteira e não triturada! Paciência e agora já foi rs

Já vou poder falar algo esse mês sobre a TPM (a querida está chegando… arrepio na espinha) e quem sabe com o tempo, fale algo sobre ajudar a emagrecer.

E você? Usa a linhaça na sua dieta? O que mais tem para nos dizer sobre esse grão? Alguma dica? Estou curiosa, vai me ajudar e aos leitores do blog também.

 

Ps: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

 

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

 

Se você gostou dessa postagem Comprinhas de Supermercado: Farinha de Linhaça Marrom, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta, confira as ultimas novidades por lá.

3 Comentários

  • Paty Gidi

    Linhaça é muito boa sim! Assim como a chia…eu gosto mais da chia.
    A linhaça é substituta do ovo em pratos vegetarianos, e pode ser colocada no feijão tbm!

    Outro bom alimento pra você incorporar na dieta é a aveia, pois ela ajuda a “limpar o sangue” e dá maior saciedade!

    bjoss

  • Nana

    Paty, hoje eu falei da aveia rs estamos em sintonia :)

    Estou gostando da linhaça para ser sincera, do gosto. Todo dia eu faço um copo de iogurte natural com banana e linhaça.

    Bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *