Biscoito de Aveia, Banana e Uvas Passas {Receitas do Bem}

Hoje vamos falar da aveia, você sabia:

A aveia é um cereal de excelente valor nutricional, rico em proteína, fibras, responsável pelos efeitos benéficos à saúde humana, ácidos graxos, principalmente insaturado, vitaminas e minerais. É considerada um alimento funcional já que seu consumo reduz risco e previne algumas doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino entre outras.

Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumentam a fração de colesterol-HDL, conhecido como o colesterol benéfico. Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares. – Informação daqui.

Por ser uma fonte proteica, a aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do bem-estar. Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de uma enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutrientes estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também em boa quantidade no cereal. Sendo assim, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão.

Faz bem para a pele!! Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. 

Não é recomendado: para quem sofre doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten (existem aveia sem gluten – confira na embalagem), síndrome do intestino irritado, intestino muito acelerado e para crianças com menos de seis meses. – Informação daqui.

Encontramos a aveia em 3 versões:

Flocos – Por ter o grão prensado integralmente, preserva seus nutrientes. Tem na versão em flocos finos, quando o grão é submetido à moagem.

Farelo – Por ser a camada externa do grão, é a parte mais rica em betaglucanas.

Farinha – Costuma ser obtida pela parte interna do grão, sendo mais pobre em fibras quando comparada com o farelo e os flocos.

A receita de hoje é perfeita para o lanche antes do almoço ou lanche da tarde; para levar na bolsa na hora que bate aquela fominha ou para fazer uma ceia acompanhado com um copo de leite antes de dormir.

 

Biscoito de Aveia, Banana e Uvas Passas {Receitas do Bem}

Biscoito de Aveia, Banana e Uvas Passas {Receitas do Bem}

 

Ingredientes

2 bananas maduras amassadas
uvas passas a gosto
1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1 unidades de ovo
1 xícaras chá de aveia em flocos
1 xícaras de chá de manteiga temperatura ambiente
1 colher de chá de fermento químico em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo (ou açúcar que tiver em casa)
pitadinha de sal

 

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes em um refratário. Caso a massa fique muito mole, adicione um pouco mais de farinha até ficar bem uniforme, lembrando a massa de cookies.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Faça bolinhas com 1 colher sopa ou uma colher de soverte e disponha as bolinhas na assadeira, deixando um espaço de 5 cm entre elas.

Asse em forno, pré aquecido, 180º C por cerca de 15 minutos ou até que a base do biscoito esteja levemente dourada.

Espere esfriar para retirar os biscoitos da assadeira. Por dentro, a textura é bem fofa, parecendo um mini bolinho, não se assustem.

Guarde-os em recipiente bem vedado.

 

Ps.1: para quem é diabético ou quer evitar o açúcar (reeducação ou dieta), não é necessário adicionar açúcar ou mel. As bananas e as uvas passas já vão deixar o seu cookie mais docinhos por causa da frutose – exemplo o Bolo Integral de Banana (clique aqui para ver a receita).

 

Ps.2: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

 

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

 

Se você gostou dessa Receita Biscoito de Aveia, Banana e Uvas Passas {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça