Diário da Pressão Alta e Reeducação Alimentar – Mês de Março 2016

Isso era algo que eu gostaria de escrever sempre aqui no blog, porém, tenho medo de vocês acharem o assunto “chatooooo” ou pensarem “novamente sobre isso??”

Bem, vamos falar sobre a pressão:

Depois da mudança da minha dieta, minha pressão voltou ao normal e as vezes, fica até no limite para passar para pressão baixa.

Eu tomei remédio durante um mês e o seu controle foi ajustado com caminhadas e alimentação.

Quais as mudanças no meu corpo e bem estar:

Nos verões de Forno Alegre, sempre me sentia inchada, bem inchada para ser realista!!! Sabe quando você não consegue dobrar a sua mão? Fechar os dedinhos na mão?

Neste verão quase não senti o meu corpo inchado.  Apenas ficavam inchados nas caminhadas ou quando eu acordava.  Mesmo assim, tomava água e movimentava as mãos (ou o corpo) para voltar ao normal.

Não sinto mais tonturas nos dias quentes, que era uns dos meus sintomas de pressão alta.

A minha menstruação parou de atrasar e voltou ao seu ciclo de 28 dias. Sim, pressão alta pode atrasar a menstruação, porém, eu também estava obesa e isso acaba mexendo o lado hormonal do meu corpo.

A última vez que me pesei foi nesta postagem aqui. Perdi a minha consulta de janeiro com a nutricionista, estou sem médica (a minha foi embora) e vou tentar agendar com a nova médica esse mês. Agora no final do mês de março tenho consulta com a nutricionista novamente e em abril, eu faço uma nova postagem falando do meu retorno.

Mas pelas roupas, eu sinto que diminui sim o meu peso corporal. As peças que eu usava antes, já estão ficando bem folgadas e as peças de roupas que nem serviam, estão começando a servir.

Porém, ainda estou no corpo formato de bebê – cheio de dobrinhas. Eu queria muito fazer academia, mas no momento da crise, não estou podendo. Outra coisa, eu tenho um costume de querer pagar tudo de uma vez a vista, logo vou ter que juntar o dinheiro e blá blá blá.

Se tem alguma academia de Porto Alegre ou personal trainer que queira me patrocinar, entre em contato!!!

Ah, exercícios não são o meu forte. Tento me cobrar mais, mas eu acabo fazendo muito pouco para quem trabalha em casa e fica o dia todo sentada na frente de um computador.

Sobre a pele:

Eu tenho o cuidado de passar sempre protetor solar para qualquer coisa que vou fazer na rua e com a alimentação saudável, minha pele está bem bacana!!!

Os meus cabelos estão mais bonitos também, porém, esse mês deu que deu de cair mais do que pode. Vou ver algum creme e alguma alimentação que ajude a queda de cabelo. Também preciso ver com a nova médica sobre isso, por que estava lendo que os remédios anti-depressivos causam queda de cabelo, não sei se os meus entram nessa turma do mal.

Sim, eu tomo remédios, já falei aqui que sobre de depressão, ansiedade e compulsão alimentar.

Outra novidade para vocês, vamos fazer um canal do youtube e quem sabe eu começa a fazer um diário por lá. Ainda estou trabalhando isso mentalmente.

Pessoal, eu tento ser correta e justa aqui no manga quando passo dicas e informação, não sou profissional de nutrição e nem médica (por isso procure sempre um profissional). Porém, tem vários perfis de nutricionistas que vale a pena ver, adoro ler e aprendo muito com elas (es).

Segue 3 perfis:

É saudável????? 😰😨😫😩😖😵😲🙈🙉🙊 Sempre os pacientes me perguntam se substituir o pão pelo biscoito/ bolacha de água e sal é uma boa idéia. Por isso dei uma investigada nos rótulos e descobri… Olha só uma lista de ingredientes: 🔀 Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, 🚫gordura vegetal, 🚫açúcar invertido, sal, amido, extrato de malte, fermentos químicos bicarbonato de sódio, bicarbonato de amônio e pirofosfato ácido de sódio, 🚫aromatizante, 🚫emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten. Contém traços de 🚫leite e gergelim. ↪Fiz apenas algumas observações, como por exemplo o segundo ingrediente (significa em segundo lugar de maior quantidade) esta gordura vegetal😰😱😨, ou seja, gordura vegetal hidrogenada, gordura trans, mesmo a embalagem dizendo sem👿 gordura trans é aquela pior do mundo🔫🔪💣. 3° ingrediente açucar, o primeiro era farinha, tudo carboidratos do tipo que eleva glicemia, sem fibras, refinado. Além de aromatizantes e traços de leite, isso mesmo, leite. Em todas as embalagens que fiz a pesquisa o segundo ingrediente era gordura do tipo trans e todas tinham leite. Na verdade deveria se chamar biscoito de gordura trans com açúcar e traços de leite. ♦E então crianças o que vcs acham? É um “alimento” nutritivo, que deve fazer parte de uma reeducação nutricional? Tem fibras? Vitaminas? Minerais? Carboidratos integrais? Gorduras do bem? Proteínas de boa fonte?

A photo posted by Bruna Verão (@brunaverao.nutri) on

A busca pelo corpo perfeito, de acordo com os padrões da nossa sociedade, tem feito com que a procura por “dietas milagrosas” e práticas populares para o emagrecimento cresçam a cada dia. Práticas estas que tem trago consigo frustrações e danos a saúde, principalmente pela falta de recursos equilibrados e/ou excesso de componentes agravantes no planejamento alimentar. Existe em suma um grande endeusamento por parte dos leigos com produtos fitoterápicos! A tendência a crer nos seus auxílios para a saúde se baseia na proporção de sua naturalidade em benefício ao organismo humano! Mas afinal, quanto mais natural uma coisa é, menos malefícios causará!? #SQNãoÉBemAssim. Atualmente há uma corrente de estudiosos que estão a bater de frente com essa história! Evidências fortes tem oferecido um questionamento quanto a relação de hepatoxicidade, doenças cardíacas e outras enfermidades com algumas substâncias fitoterapicas (exemplo é o chá de cidreira que, em dose alta, é um veneno.Pois além de se tornar abortivo, também pode inibir a coagulação do sangue).Lógico que não são todos, mas alguns princípios bioativos como da NOZ DA ÍNDIA tem dado muitos indícios de prejuízo a saúde. Segundo o médico toxilogista do CIVITOX, Alexandre Moretti, “a Noz da Índia é um produto laxante, diurético e cardiotóxico.Além de causar desidratação, pode causar lesão no coração e insuficiência hepática aguda”.O médico ainda volta a explicar que soluções fitoterápicas e ervas apresentam riscos como qualquer outro medicamento. O consumo por conta própria e sem orientação pode transformar até ervas aparentemente inofensivas em veneno! Só de Dezembro de 2015 para Janeiro de 2016, houveram 2 mortes por causa dessa semente “emagrecedora”! Segundo o médico Nutrologo, Sandro Trindade Benites, atualmente existem muitos pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) por conta do uso! Por fim, entende-se que os resultados encontrados desta semente não são animadores! Este efeito diurético e laxativo nos leva a desidratação e perdas de eletrólitos, e isso prejudica muito a saúde, afinal… RESTANTE⤵⤵

A photo posted by Stefanny Karen (@stefanny_karenn) on

 

Para quem ficou interessado, é só procurar por #nutrição #comidadeverdade #nutri no instagram, que vocês vão achar outros perfis falando sobre alimentação.

Ah, eu montei esse perfil @nanaricchetti para fazer um diário da alimentação, apesar que as vezes esqueço… mas quem quiser seguir, pode seguir.

Mas gente, toma cuidado com alguns perfis no instagram e rede sociais, ok?

“Por que Naninha?”

Eu vejo muitas meninas seguindo uma dieta que não faz bem para saúde, falando de produtos que oferecem milagres (cof cof) e ensinando exercícios físicos. Não, não e não.

“Mas Naninha, você também está postando…”

Vamos lá: no meu caso, eu estou postando uma reeducação alimentar que será para o resto da minha vida, uma mudança de hábito e que está sendo monitorada por uma nutricionista. Se você seguir as receitas, não fará mal para a sua saúde por ser comida de verdade.

Comer peito de peru pode até eliminar umas gordurinhas, mas vai deixar a sua pressão nas alturas. Tomar shake não é recomendado nem aqui e nem na china.

Outra coisa que me irrita é a quantidade, vejo meninas colocando 3 folhas de alface e um pedacinho de frango. Alface não engorda (o molho da salada sim, prefira sempre limão ou vinagre, azeite e sal) e frango é o tamanho da sua mão. Alimentar bem, não fará você sentir fome daqui uma hora.

Aprendam que industrializados são uma mão na roda, mas não chegam aos pés de uma fruta, legumes ou carne. Quando menos o produto for processado, melhor para a sua saúde.

Os exercícios que postei, eram canais de youtubers que estudaram educação física e mesmo assim, procure sempre um profissional.

Certo?!

Para quem viveu a vida toda lutando contra a balança, vou deixar uma dica que vale ouro… ou até mais:

Não leve qualquer mudança alimentar, estilo de vida e ritmo (exercícios) como algo temporário. Faça as modificações para o resto da sua vida.

Não deixe de comer algo que tu gosta para sempre, se bateu aquela vontade, coma. Por isso que de vez em quanto faço algumas gordices aqui em casa, porém, o segredo é comer pouco. Sempre coma antes algo natural (uma fruta, salada ou legumes) para forrar o estômago.

Não encare uma dieta para emagrecer e ficar gostosa, isso é resultado de uma mudança de vida.

Encare a sua dieta alimentar como um presente: “oi corpo, hoje vou te dar bastante presentes: vitamina C, acido fólico, cálcio, entre outros”.

Pensa no alimento como presente, o bem que você estará fazendo por você.  Se um alimento não tem “tantos presentes” para o seu corpo, não coma, simples assim.  Agora se ele vai te dar muitos presentes, coma com paixão, sem ligar para quantidade. Normalmente esses alimentos tem poucas calorias, diferente de um lanche de fast food.

Assim, você emagrece sem torturar a sua mente e aprende a lidar com a compulsão alimentar.

Sempre procure um médico e uma nutricionista para tratar alguma doença ou para iniciar uma dieta/reeducação alimentar. 

Vou parar por aqui,  mas se você gostou dessa postagem Diário da Pressão Alta e Reeducação Alimentar – Mês de Março 2016, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.

6 comentários para “Diário da Pressão Alta e Reeducação Alimentar – Mês de Março 2016”

  1. Nana, querida, mandei 2 e-mails para você através do seu formulário de contato. Aguardo sua resposta.
    Li a postagem acima e me deu vontade de lhe dar umas palmadas! Você não precisa prestar satisfação de horário então pode se organizar para fazer alguma atividade física, mesmo sem pagar. Aqui em SP tem oportunidades gratuitas (SESC, por exemplo). Aí em POA não tem algo assim? Bem… Não é tão simples né? Eu me lamento por causa da limitação de horário (regras da empresa)… Anyway, espero você me escrever para tratarmos de negócios. Beijos!

  2. Amada dá uma olhada, o Peter te respondeu.

    Eu não sei ainda como funciona o SESC daqui, mas tem um perto de casa. Vou perguntar para minha nutri, ela dá atendimento lá também.

    Tem uma faculdade que tb dá auxilio. O meu caso, que eu preciso fazer musculação por causa da perda de gordura, então, preciso de uma academia nos fins das contas rs

    Bjs

  3. Aewwww!!!!!!!! Parabéns! Gostei de ver, estou orgulhosa de você….sério mesmo!!!

    Agora está na moda a Zumba, não sei se já ouviu falar….mas é muito legal, divertido e queima bastante calorias, estou fazendo e adorando! Em algumas cidades estão fazendo de graça na rua, pode pesquisar se tem por aí…senão , podes colocar o vídeo no youtube e dançar (ou melhor, tentar dançar, pq nem eu que estou há 2 meses fazendo 2x na semana consigo fazer direito, rs) por 1 hora. De inicio vc vai se sentir meio ridícula, mas relaxe o importante é se divertir e queimar calorias! Experimenta e me conta depois tá bom???

    beijos!!!

  4. Ontem lembrei de ti, mas acho que tu não segue o meu particular amiga @nanaricchetti, pesei e vi que emagreci já 10 kg hehe fiquei bem feliz, é bom emagrecer sem ficar na noia.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *