salada vinagrete de berinjela para churrasco

Vinagrete de Berinjela {Receitas do Bem}

A dica de hoje é para quem tem berinjela na geladeira e quer dar um novo up na sua refeição: Vinagrete de Berinjela!

Um acompanhamento maravilhoso para o churrasco, sirva o vinagrete de berinjela acompanhado de uma cesta de pães fatiados, é perfeito para petiscar. Confesso que sempre me entrego no churrasco aos acompanhamentos, adoro o pré churrasco e os pãezinhos, molho de alho, farofa enquanto o churrasqueiro prepara a carne assada, nos nossos ultimos churrascos essa vinagrete teve papel principal na mesa, todos amaram!

Vinagrete de Berinjela {Receitas do Bem}

Por que preciso salgar a berinjela antes de fazer o vinagrete?

Muitas receitas que envolvem berinjela pedem para salgar o vegetal antes de cozinhá-lo ou usá-lo em preparações. O motivo para isso é que a berinjela é um vegetal com alta concentração de água e amargor, e o sal ajuda a retirar o excesso de líquido e sabor amargo.

Ao salgar a berinjela, o sal retira a água do vegetal, reduzindo o excesso de líquido e, consequentemente, deixando-o menos amargo. Isso torna a berinjela mais saborosa e com textura mais firme, além de facilitar o processo de cozimento.

Vale lembrar que o tempo de salga pode variar de acordo com a receita. Em alguns casos, como na salada de vinagrete de berinjela, 20 minutos de salga são suficientes.

Para o liquido escoar deixe os cubos de berinjela salgados em uma peneira apoiada em uma tigela funda, assim o liquido escoa e não fica em contato com a berinjela.

Para fazer esse vinagrete de berinjela é bem fácil, vamos aos ingredientes:

salada vinagrete de berinjela para churrasco

Vinagrete de berinjela

Nana – Manga com Pimenta
Essa salada de berinjela ao vinagrete é uma receita deliciosa para acompanhar o churrasco do final de semana ou um jantar de semana.
Preparo 15 minutos
Cozimento 5 minutos
Tempo Total 20 minutos
Prato Acompanhamento
Cozinha Brasileira
Porções 4 porções

Ingredientes
  

  • 1 und Berinjela média cortada em cubos
  • 1 dente de alho
  • 1 und de cebola média cortada em cubos pequenos
  • 2 und de tomates cortados em cubos pequenos
  • 1 und de limão
  • 1 fio generoso de Azeite
  • Sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
 

  • Antes de cozinhar as suas berinjelas, passe sal nos cubos e deixe descansando sobre uma peneira durante vinte minutos.
  • Enxague para retirar o sal e seque bem os cubos de berinjelas, apertando a berinjela para retirar o máximo de líquido.
  • Em uma panela, refogue o alho no azeite e adicione adicione as berinjelas, mexa bem.
  • Adicione um pouco de água, tempere com sal e pimenta do reino e tampe a panela para berinjela cozinhar por 5 minutos.
  • Veja se as berinjelas estão mmacias, desligue o fogo e espere esfriar.
  • Junte os tomates e a cebolas, tempere com azeite, limão e sal, misture bem.
  • Adicione as berinjelas já frias, misture  tudo e deixe na geladeira durante uma hora antes de servir.

Notas

Pode preparar a receita na noite anterior. O sabor ficará ainda melhor.
Se for servir com churrasco lembre-se de deixar ao lado algumas fatias de pão para as pessoas se servirem.
 
Palavra-chave salada de berinjela ao vinagrete, Salada Vinagrete, vinagrete de berinjela

Posso preparar o vinagrete de berinjela com antecedência?

Sim, você pode preparar salada de berinjela ao vinagrete com antecedência. Na verdade, deixar a salada descansar por algumas horas na geladeira antes de servir permite que os sabores se misturem e se intensifiquem.

Por isso preparar na noite anterior só deixará sua salada de berinjela ainda mais saborosa!

Se sobrar salada, você pode armazená-la na geladeira em um recipiente hermético por até 3 dias.

Lembre-se de que, como qualquer prato preparado com antecedência, é importante mantê-lo refrigerado para evitar a proliferação de bactérias.

O que servir para acompanhar o vinagrete de berinjela?

Bom, se você vai servir esse vinagrete em um churrasco eu tenho algumas sugestões deliciosas para você. A salada de berinjela ao vinagrete é um ótimo acompanhamento para um churrasco e combina com vários outros pratos. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Pão de alho: O pão de alho é um clássico em churrascos e combina muito bem com a salada de berinjela ao vinagrete. Você pode servir o pão de alho quentinho, saindo diretamente da grelha.
  2. Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico de churrascos e pode ser uma ótima opção para servir com a salada de berinjela ao vinagrete. O arroz é neutro e pode ajudar a equilibrar os sabores da salada.
  3. Farofa: A farofa é um acompanhamento tradicional de churrasco no Brasil e pode ser uma ótima opção para servir com a salada de berinjela ao vinagrete. A farofa pode ser preparada de diversas maneiras, com ingredientes como bacon, linguiça, castanhas, entre outros.
  4. Batata curtida: A batata é um acompanhamento/petisco simples e delicioso para churrasco. Você pode temperá-la com ervas e especiarias para dar mais sabor e complementar a salada de berinjela ao vinagrete.
  5. Legumes grelhados: Legumes grelhados, como abobrinha, pimentão e cebola, podem ser uma ótima opção para acompanhar a salada de berinjela ao vinagrete. Eles são saudáveis, saborosos e adicionam variedade ao menu do churrasco.

Saiba que esses acompanhamnetos também são ótimos para servir fora de um churrasco junto de um filé de frango grelhado e saboroso.

Salve a receita de vinagrete de berinjela no pinterest:

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

atualizado em março de 2023

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça