Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

- Categoria: Brincando de Casinha, Craft, Papo de Menina

Tenho duas coisas que eu preciso confessar a vocês:

– Eu não gosto de receber flores que não estejam plantadas. Apesar de achar romântico, acho uma judiação “matar” uma planta para presentear alguém, além de ser dinheiro jogado fora para algo que vai morrer em duas semanas (no máximo). Dêem mais plantas em vasos, por favor :)

– Eu sou assassina de plantas… lembram que eu fiz uma horta em casa? Só sobreviveu a cebolinha!!! Eu esquecia de dar água ou de tirar as plantas das janelas quando acontecia uma tempestade ou ventania forte.

Porém, eu gosto de plantas e na casa da mamãe sempre tem mil flores, temperos e plantas, só que eu nunca cuidei. Quem cuida é a minha mãe e ela nunca me ensinou ou passou os seus segredos “de jardim de quintal”.

 

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

 

Mas quando eu fui no mercado e vi essa mini rosa #coisamaislindadamamãe decidi arriscar novamente em ter uma plantinha em casa.

Comprei a noite e era um botãozinho, no dia seguinte, estava se abrindo (a foto acima) e distribuindo uma beleza maravilhosa na minha cozinha.

“O que são mini-rosas Naninha?”

“As mini rosas são flores provenientes da Ásia, mais especificamente da China Central, e também são conhecidas pelos nomes de roseira miniatura e rosa miniatura. Essas flores atingem entre 30 e 60 centímetros de altura e se caracterizam pelo florescimento contínuo tanto em botões quanto em cachos, com cores bem definidas que variam entre o branco, o vermelho, o rosa, o laranja, o amarelo e o púrpura.

De uma forma geral as rosas simbolizam o amor, mas com significados específicos de acordo com a sua cor, como a vermelha para a paixão e a amarela para a felicidade.” – Informações daqui.

Agora eu precisava criar um vasinho para minha nova filha:

 

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

 

Bem simples:

Peguei um pote de plástico (daqueles que vem creme de Avelã?), com uma furadeira fizemos três furinhos na sua bundinha.

“Porque Naninha?”

Para que o excesso de água saia do pote/vaso :)

Peguei um novelo de lã e comecei a enrolar a lã no pote até o final.

As duas pontas acabaram ficando abaixo da lã enrolada, resumindo, acabei não usando a cola para colar cada ponta.

Agora é só montar o vaso:  coloque algumas pedrinhas de cascalho, argila expandida, brita ou cacos de telha, tecido tipo manta de poliéster e finalmente coloque terra, muita terra para a sua flor viver feliz.
Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

 

Os cuidados necessários:

“Lugar especial: reserve um cantinho bem iluminado para ela, de preferência, onde possa receber uma boa dose de sol direto. A mini rosa gosta de viver ao ar livre, seja em sol pleno ou meia sombra. Mas não se esqueça: ela ama o sol, e precisa dele para florescer. Pelo menos, seis horas por dia.

Regue com moderação: a mini rosa gosta de água na medida certa. Mantenha a terra úmida, mas sem encharcá-la. O ideal é que a terra permaneça ligeiramente seca entre as regas. Quando a temperatura estiver mais amena, a rega pode ser feita duas vezes por semana. Nos períodos mais quentes, a rega deve ser diária. As melhores horas do dia são de manhã, bem cedinho, e à noite. Aí vai uma dica: nunca regue suas plantas nos horários mais quentes do dia.

A manutenção da mini rosa: uma vez por semana, dedique um tempo para cortar as flores secas da mini rosa. Este cuidado estimulará novas florações. Aproveite este tempinho para observá-la com carinho, analisando as flores, verificando se há algum inseto ou mancha nas folhas, se está muito seca, e por aí vai. Com essas “vistorias periódicas”, será possível identificar e combater a tempo qualquer problema que possa surgir.

Adubação da sua mini rosa: a mini roseira precisa estar bem nutrida para desenvolver-se plenamente e florescer. A fertilização oferece todos os nutrientes que ela precisa. Deve ser feita até três vezes por ano. A melhor adubação para a mini rosa é a orgânica, com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. Basta espalhar essa mistura em volta da planta e incorporá-la ao solo. A mini rosa também gosta de húmus de minhoca. Se você optar pela adubação química, recomendo o NPK 4-14-8.

Poda da mini rosa: vamos poupá-la das podas regulares. Ela já é tão pequenina… Basta retirar os caules velhos a cada dois anos para abrir espaço para os novos. Se quiser, você pode podá-la apenas para dar forma. A primeira poda deve ocorrer após um ano de plantio, entre julho e agosto.” – Informação daqui.

 

Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥

 

Agora eu quero ver aonde escondi minhas agulhas de crochê, quero fazer umas flores de lã para colar nesse novo vasinho e deixar mais bonitinho.

Já decidi que a Rosinha ficará na janela da cozinha de dia e a noite, ficará dentro de casa. Acredito que assim, não mato a minha nova “filha”.

Vamos ver, vamos ver, qualquer coisa eu conto para vocês :)

Ps.1: Na verdade comprei vários pacotinhos de sementes de flores e frutos para serem plantados na minha “horta de apartamento”,  falarei disso em uma próxima postagem.

Ps.2: Para quem ficou interessado para ler o post da horta, clique aqui.

Ps.3: Ah, essa ultima foto, é a minha Rosinha toda aberta… já nem tem cara mais de mini-rosa, mas continuo achando ela linda.

Ps.4: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

Se você gostou dessa postagem Minha nova plantinha: Rosinha, a minha mini-rosa linda ♥, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.