Pinhão – Delícia dos dias frios {Receitas do Bem}

- Categoria: Receitas, Receitas e Dicas do Bem

O outono chegou e com ele vem a safra de pinhão.

Essa semente vem da árvore Araucaria angustifolia, de grande importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

Em Santa Catarina o pinhão é consumido assado ou cozido, destacando-se alguns pratos, como a paçoca de pinhão e o entrevero.

O mesmo acontece no Rio Grande do Sul, estado em que o pinhão é tradicionalmente consumido nas estações outono e inverno.

No Paraná, estado cujo símbolo é o pinhão, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas.

Infelizmente, a araucária está ameaçada de extinção :(

Aqui em Porto Alegre, paguei 10 reais o quilo na feira. No mercado, já vi sendo vendido por 14 reais.

Mas Naninha e os seus benefícios?

Vamos lá então :)

 

Pinhão – Delícia dos dias frios {Receitas do Bem}

Pinhão - Delícia dos dias frios {Receitas do Bem}

 

“Benefícios do Pinhão Para Perda de Peso – mesmo sendo rico em gorduras, comendo pinhões em uma base regular podem aumentar os seus esforços na perda de peso, porque eles contêm ácido pinoleico, estudos realizados mostraram que tem um inibidor eficaz de apetite. Além disso, O Ácido Pinoleico funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).”

Benefícios do Pinhão Para o Sistema Cardiovascular – além de uma boa circulação, pinhões também contribuem para um coração saudável. Eles são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que têm sido associados com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Eles são também ricos em Vitamina E, Vitamina K, Cobre, Ferro e Manganês, este são nutrientes que ajudam o sistema cardiovascular.

Benefícios do Pinhão no Anti-envelhecimento – os antioxidantes presente nos pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Quando os níveis mais elevados de radicais livres estão presentes, os sinais de envelhecimento irá aumentar e os radicais livres também podem causar o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, irá reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O Cobre presente nos pinhões também contribui para o seu arsenal anti-envelhecimento.” – Informação daqui.

É também um excelente alimento para nutrição cerebral, pois nutrientes como o zinco e vitaminas do complexo B, ajudam a nutrir as células do nosso sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio rápido. Consumindo de 6 a 10 unidades de pinhão ao dia, garantimos a quantidade mínima exigida destas vitaminas e minerais.” – Informação daqui.

“Mas Naninhaaaa, o pinhão é super calórico, são mais ou menos 10 calorias cada semente… vou engodar e eu não quero.”

É só começar a trabalhar o seu auto-controle e comer só 10 por dia, no horário do lanche.

Essa quantidade já é suficiente para o seu corpo aproveitar todos os benefícios e você vai consumir 104 calorias. A mesma quantidade daquela barra de cereal cheio de açúcar que você compra achando que é super saudável…

Outra coisa, pinhão é rico de fibra!!!

Quando vocês assistirem um comercial de algum produto qualquer falando “faça a escolha certa, compre produto x que sua barriguinha ou a barriga da sua família vai ficar feliz. O produto é rico em fibra…”, dê uma bananinha para a televisão e vai comprar pinhão na feira ou no mercado, e para os sortudos, pegue essa delícia direto da árvore.

 

Pinhão - Delícia dos dias frios {Receitas do Bem}

 

Naninha, enquanto você falava, falava e falava… fui correndo na feira e comprei os meus pinhões!! E agora?

Ué, vamos cozinhar esses pinhões!!

É bem prático, você pode usar a panela de pressão ou uma panela normal.

Coloque os pinhões na panela de pressão com bastante água e deixe cozinhando no fogo por aproximadamente uma hora. Desligue a panela, espere a pressão sair e verifique se as pontas do pinhões começaram abrir. Caso não, coloque mais água e volte para a pressão por mais meia hora.

Só para finalizar, tire a pressão da panela, adicione sal a gosto e deixe cozinhando sem a tampa por mais 20 minutos.

Eu não tenho panela de pressão e faço na panela normal.

Deixo cozinhando por mais ou menos duas horas e meia, o mesmo processo citado acima.

Depois de cozido, vocês podem usar de snack (petisco) ou fazer receitas maravilhosas.

Essa é a forma que eu sempre vi a minha mãe cozinhando e continuei fazendo em casa, porém, dá para fazer na chapa ou no fogão a lenha!!

Selecione os maiores pinhões, coloque-os numa na chapa ou frigideira diretamente no fogo do fogão à lenha, ou no fogão convencional, por cerca de 30 minutos.

Quando o pinhão estiver com a casca escura é só abrir e comer. Mas tome cuidado para não queimar a mão, ok?!

Ps.: os textos informativos estão em itálico e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento. Informações adicionais daqui, daqui e aqui.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui eu dou apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

Se você gostou dessa Receita de Pinhão – Delícia dos dias frios {Receitas do Bem}, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.