Sou a Patricia – Nutricionista

Sou a Patricia - Nutricionista

Oi!

Eu me chamo Patrícia Gidi, sou nutricionista, e vim aqui te desafiar a pensar fora da caixa e se surpreender de como a nutrição e o profissional está presente na sua vida e com certeza você nunca percebeu!

Uma coisa que eu tenho certeza que você já pensou em algum momento na vida é que nutricionista é para quem quer emagrecer, ou que é “pra gordo” como muita gente diz.

Então a primeira coisa é: Você sabe o que é um Nutricionista?

O nutricionista é um profissional de saúde com no mínimo uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana, forma-se com um olhar generalista, humanista e crítico.

É capacitado e habilitado para atuar segundo a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991, lei está que regulamenta a profissão e dá outras providencias, tornando PRIVATIVO o exercício de prescrever dietas para indivíduos saudáveis e doentes, sendo por consultas, ou quais quer outros meios, Art. 3 parágrafo VI; é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema gastrointestinal e para isso realiza a anamnese do paciente, ele é ainda habilitado a prescrever exames, elaborar informações tecno-científicas, dirigir, coordenar, planejar, supervisionar, e organizar quais quer serviços de alimentação ou nutrição, seja este em clinicas, hospitais, asilos, empresas, restaurantes, e outras áreas relacionadas ou correlacionadas a nutrição humana, ensinar tanto a nível técnico, quando na graduação em nutrição, entre outras muitas funções exclusivas do profissional e Dr. em nutrição.

Esse profissional também visa à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Viu só quantas atribuições?

Claro que coloquei apenas uma parte da nossa legislação, mas em resumo, onde envolve alimentação, envolve o nutricionista…infelizmente não existe nutricionista em todos os locais onde há comida, como por exemplo em muitos restaurantes, e muitas pessoas ainda sofrem com intoxicações alimentares por falta de um profissional capacitado em segurança alimentar. Talvez no futuro com a pressão da população a gente consiga inserir o nutricionista não só em restaurantes, mas também em escolas, salões de festas, e em todo lugar que tiver alimento! #oremos

O nutricionista pode estar presente em todas as fases da vida:

Amamentação, introdução alimentar em bebês, bebês, crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos, pessoas doentes ou saudáveis, atletas, esportistas, obesos, pessoas com sobrepeso, pessoas magras, pessoas com transtornos alimentares, resumindo, todo mundo que se alimenta precisa de um nutricionista! ;)

A alimentação no Brasil de hoje está em transição, e isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois, assim como se tem maior oferta de informação, maior cobrança da população para com as indústrias e o poder público, também há os oportunistas que querem ganhar dinheiro a qualquer custo, mesmo que isso cause prejuízo à saúde das pessoas, então fique atento e desconfie! Uma alimentação feita de maneira errada, por mais inacreditável que pareça, pode matar e te fazer adoecer sim!

Patrícia Gidi

Nutricionista – CRN7-7299

Dúvidas, Sugestões e Consultas, entre em contato – pcgidi@hotmail.com

Facebook – https://www.facebook.com/nutripatriciagidi/

Instagram – @patygidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *