Patê de Ricota com Manjericão – Receitas de Natal e Ano Novo

Patê de Ricota com Manjericão - Receitas de Natal e Ano Novo

Esse Patê de Ricota com Manjericão pode ser servido de petisco antes da Ceia de natal ou Ano Novo, sabe o que é mais legal?

É super saudável!

Então vamos cozinhar?

 

Receita de Patê de Ricota com Manjericão – Receitas de Natal e Ano Novo

Patê de Ricota com Manjericão - Receitas de Natal e Ano Novo

 

 

Ingredientes

 

500 gramas de ricota
200 ml de leite bem quente
1 fio de azeite
algumas folhas de manjericão – mais ou menos umas 10 folhas
sal a gosto

 

Modo de Preparo

 

Antes de começar a receita, esquente o leite até começar a ferver.

Em um liqüidificador ou mixer, adicione a ricota, o leite bem quente, o azeite e o sal.

Bata até formar uma pasta.

Adicione as folhas de manjericão e no modo pulsar, triture as folhas cuidadosamente.

Neste momento, a sua casa ficará perfumada de manjericão ♥

Leve para geladeira durante uma hora para firmar e sirva com fatias de pão bem fresquinho.

 

Você pode usar essa receita como base para fazer outros patês, mudando o manjericão para outros ingredientes, exemplo: alho, nozes, cebola, ervas finas, azeitonas entre outros.

 

 

Patê de Ricota com Manjericão - Receitas de Natal e Ano Novo

 

O legal deste patê que ele tem menos caloria que os patês feitos com maionese e creme de leite, além de ser muito nutritivo.

 

 

Vamos conhecer um pouco sobre a ricota?

 

 

Geralmente, a ricota vem sem sal e cada 50 gramas possui aproximadamente 69 calorias.

Ela tem alta digestibilidade devido ao perfil de aminoácidos que compõe suas proteínas.

Presença de vitaminas (A, D, E, B) e minerais (zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo).

Alto teor de cálcio, importante para a formação e manutenção de ossos e dentes, prevenção da osteoporose, e diferentes funções orgânicas.” – Informações daqui.

 

 

E o manjericão?

 

 

Benefícios do Manjericão para o Coração: Pesquisa feita sobre o Manjericão foi mostrado que ele pode ser muito benéfico para o coração. Ele contém magnésio, que ajuda a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Ele contém anti-oxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL. Manjericão é também uma fonte de vitamina A e contém beta-caroteno, que protege as células epiteliais dos radicais livres e impede a oxidação do sangue no corpo. Ele também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Benefícios do Manjericão para a pele: O Manjericão tem propriedades anti-microbianas que o torna realmente benéfico para a saúde da pele. Ele pode ser aplicado diretamente sobre picadas de insetos, cortes, feridas e podem também ser usadas no tratamento de leucoderma. o Manjericão tem Vários antioxidantes e óleos essenciais que ajuda em retardar o processo de envelhecimento e manchas da pele. Ele protege contra os radicais livres e nutre a pele. Devido às suas propriedades anti-bacterianas que podem ser aplicadas diretamente sobre espinhas e também é eficaz contra o eczema.

Benefícios do Manjericão na prevenção de Resfriado: O Manjericão é benéfico Resfriados, gripes e Frio. Muitas vezes, é adicionado no chá para obter um sabor forte e que fornece calor para o corpo. Folhas de manjericão são uma fonte de vitamina C, que ajuda a diminuir o muco na bronquite e previne infecções como a tosse e dores na garganta. além de ser benéfica para dengue e malária.” – Informações daqui.

 

Ps.: os textos informativos estão em itálico e com links dos sites que foram retirados. Ficou interessado sobre o assunto?! Clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui são apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

 

Se você gostou dessa Receita de Patê de Ricota com Manjericão – Receitas de Natal e Ano Novo, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+.  Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google: +NanaRicchetti, Pinterest e inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem vídeo novo :)

5 comentários para “Patê de Ricota com Manjericão – Receitas de Natal e Ano Novo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *