Como fazer Farinha de Arroz em casa

Receita de Farinha de Arroz Caseira

Vou ser sincera, apesar de fácil, essa Farinha de Arroz Caseira dá um certo trabalho!

Ideal para quem tem algum problema como alergia ou intolerância ao glúten e até doença celíaca, vale a pena fazer essa farinha em casa, já que nem sempre se encontra no mercado e quando encontra, o seu preço é salgado.

Agora, se você não tem problema nenhum e nem paciência para esperar algo ficar pronto, prefira usar a farinha de trigo integral no preparo das suas receitas. Eu demorei mais de uma hora para moer todo arroz, até ficar farinhenta… sério!!

 

Mas você sabe o benefício do arroz na alimentação?

 

” Benefícios do Arroz Para Pressão Arterial – o Arroz é pobre em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para aqueles que sofrem de alta pressão arterial e hipertensão. O sódio pode causar a contração das veias e artérias, aumentando o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular, com isso a pressão arterial aumenta. Isto também está associada com doenças cardíacas, como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames, portanto evitar o excesso de sódio é sempre uma boa ideia.

O Arroz é Rico em Vitaminas – é uma excelente fonte de vitaminas e minerais como Niacina, Vitamina D, Cálcio, fibras, Ferro, Riboflavina e Tiamina. Estas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico e d funcionamento geral dos sistemas de órgãos, uma vez que as vitaminas são comumente consumido em atividades mais essenciais no corpo.

Os doentes diabéticos devem incluir o Arroz integral em vez de Arroz branco, que contém baixos níveis de índice glicêmico. Tão pouco quanto uma xícara de Arroz integral em uma base diária fornece uma pessoa com quase 100% de sua exigência de Manganês diariamente, o que ajuda a produzir energia a partir de carboidratos e proteínas. O Arroz integral também é extremamente benéfico para o funcionamento normal do sistema nervoso e da produção de hormônios sexuais.” – Informações daqui.

 

Vamos lá?

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

 

Tudo que você precisa é de duas xícaras de chá de arroz cru e um processador de alimento.

Usei arroz branco, porém, você pode usar o arroz integral também para preparar a sua farinha!

Coloque meia xícara de arroz de cada vez no processador, bata em velocidade rápida/alta e vá alternando no modo pulsar.

Passe por uma peneira quando estiver na consistência desejada.

Pegue o que sobrou de grãos na peneira e repita o processo com mais meia xícara de arroz.

Repita até todo o arroz transformar-se em farinha.

 

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

 

Para adiantar e facilitar o processo, pode levar o arroz ao forno por 15 minutos e depois triturar. Acabei esquentando o arroz em uma frigideira por uns 10 minutos e realmente o arroz triturou mais fácil.

Não tem processador?

Pode usar o liquidificador!!

Mas bata aos poucos para não forçar e queimar o aparelho.

A farinha eu decidi usar em uma receita de panquecas – que será publicada amanhã.

Não sei se vale a pena usar essa farinha de arroz no preparo de bolo ou pão (ou outro tipo de receita), mas quem quiser arriscar, fique a vontade, só não esqueça de voltar e contar nos comentários !

 

 

Receita de Farinha de Arroz Caseira

 

 

Ps.: os textos informativos estão em itálico com links dos sites que foram retirados. Ficou interessado sobre o assunto?! Clique nos links para ler e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui são apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

Quer ver mais receitas e dicas do bem? Clique aqui.

 

Gostou dessa Receita de Farinha de Arroz Caseira? Compartilhe nas suas mídias sociais.
Não esqueça de seguir o Manga com Pimenta nas Redes Sociais.
Fez essa receita? Marque no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e também marque @blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados :)

Participe da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+. Clique aqui ! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e até prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Pinterest.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

9 comentários para “Como fazer Farinha de Arroz em casa”

  1. Muito legal! Eu acho que no liquidificador fica mais fácil de fazer, vou testar e te conto depois!

    Pode usar em bolo sim, em pão não funciona muito bem porque não tem glúten, a não ser que tenha uma receita específica! ;)

    beijosss

    1. Acho que é a mesma coisa no liquidificador viu Paty, melhor coisa foi “cozinhar” o arroz cru antes, ai foi bem rápido.

      Eu vi uma guria falando que fez um bolo de laranja com essa farinha e não gostou rs ai já viu, já criei um pré-conceito da coisa :D

      Bjs

  2. Costumo.comprar a farinha pronta, integral e uso em tudo, bolos, paes, panquecas, tortas. Fica leve saboroso. Uso goma xantana junto pra nao ficar muito farelento, mas as receitas ficam otimas.

  3. Esta farinha serve para fazer cus cuscuz de arroz do nordeste?No maranhão tem a farinha própria tipo flocada.No Rio nunca encontrei.Gosto muito de suas receitas.Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *