Pão Caseiro - aprenda a fazer um do zero!

Pão Caseiro Fofinho – Aprenda a fazer um do Zero!

Comer um pão caseiro fofinho e quentinho é uma experiência incrível, não é mesmo? E se eu disser que é possível ter essa delícia em casa, com uma receita simples e fácil de fazer? O pão caseiro fofinho é uma opção deliciosa para quem quer surpreender a família ou os amigos no café da manhã ou no lanche da tarde. Com poucos ingredientes, como ovos, leite e manteiga, além de farinha de trigo e fermento, é possível preparar um pão saboroso e macio que irá conquistar o paladar de todos. Então, se você quer aprender como fazer um pão caseiro fofinho, continue lendo este post e surpreenda-se com o resultado final!

Receita de Pão Caseiro Fofinho – aprenda a fazer um do zero!

Pão Caseiro Fofinho - aprenda a fazer um do zero!

Nota: : Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que precisará!

  • FARINHA DE TRIGO – a quantidade de farinha de trigo é aproximada. Vai depender de vários fatores se você usará mais ou menos da quantidade indicada. Muita coisa pode influenciar, tamanho dos ovos, agua ou leite, a temperatura do local, a altitude do local, por isso tenha sempre um pouco a mais de farinha, pode ser que precise de mais ou menos.
  • LEITE – O leite pode ser substituido por água, a diferença é que o leite deixa o pão mais rico e amanteigado. Ainda assim faço essa receita tantas vezes e sempre tive um pão caseiro fofinho independente do líquido utilizado.
  • FERMENTO BIOLÓGICO – o fermento biológico é aquele para panificação, normalmente encontrado em tabletes ou então em um sachet granulado e seco. Não confunda com fermento em pó para bolo.
  • AÇÚCAR – o açúcar além de enriquec er a massa e deixa-la macia, também serve para alimentar e ativar o fermento.
  • MANTEIGA – é de extrema importância que a manteiga esteja em temperatura ambiente para conseguir distribuir na massa do pão caseiro, retire a manteiga da geladeira 1 hora antes de começar a receita
  • OVO – outro ingrediente que precisa estar em temperatura ambiente para ter uma massa homogênea.
  • SAL – para temperar. eequilibrar. osabor da massa do pão caseiro.

Ative o fermento biológico.

Para ter sucesso no preparo do seu pão caseiro macio e gostoso, a primeira coisa que é necessário fazer, é ativar o fermento!

Em uma travessa coloque 20 gramas de fermento biológico fresco ou 10 gramas de fermento biológico seco, seis colheres de sopa de farinha de trigo e duas colheres de sopa de açúcar.

Aos poucos, adicione 200 ml de leite morno (ou a água morna) até a mistura virar uma “papinha”. A água ou o leite não pode estar fervendo, a temperatura ideal é aquela em que você consegue colocar o dedo confortavelmente e não sentir queimar, temperaturas altas podem matar o seu fermento e frias demais pode demorar um tempo mais para ativar.

Agora deixe descansando por cinco minutos, para o fermento ativar e criar uma esponja. A massa ficará com uma textura areada e soltando pequenas bolhas na superfície.

Vamos colocar a mão na massa? Dicas para sovar a massa do pão caseiro.

Sovar a massa do pão caseiro é uma etapa importante do processo de preparação, pois é isso que ajuda a desenvolver o glúten da farinha e dar à massa uma textura macia e elástica. Aqui estão algumas dicas para ajudar a sovar a massa do pão caseiro:

  1. Use uma superfície limpa e enfarinhada: Antes de começar a sovar, certifique-se de que a superfície de trabalho esteja limpa e enfarinhada para evitar que a massa grude.
  2. Amasse bem: Use as palmas das mãos para amassar a massa, pressionando-a e empurrando-a para frente e para trás. Repita esse movimento por cerca de 10 a 15 minutos até que a massa fique lisa e elástica.
  3. Não adicione farinha em excesso: Adicionar farinha demais à massa pode torná-la seca e difícil de trabalhar, portanto, adicione apenas o suficiente para evitar que a massa desgrude das mãos e na superfície de trabalho. Saiba que quanto mais sova mais a massa ganha força. Pode ser que você sinta no início que está mole e grudenta demais, enfarinhe suas mãos e continue a sovar, depois de 10 minutos de sova você vai perceber que a massa está elástica e não precisa de tanta farinha como imaginava.
  4. Use as duas mãos: Use as duas mãos para sovar a massa, pressionando-a com as palmas e dobrando-a com os dedos. Isso ajuda a trabalhar a massa de forma mais uniforme.

Lembre-se de que sovar a massa do pão caseiro pode ser um pouco cansativo, mas o resultado final vale a pena. Com um pouco de prática, você logo estará fazendo pães deliciosos e fofinhos em casa.

Sovando a massa do pão caseiro com uma batedeira planetária:

Se você tem uma batedeira planetária em casa, saiba que ela pode ser uma grande ajuda na hora de preparar a massa de pão caseiro. Aqui estão algumas dicas de como usar uma batedeira planetária para sovar a massa de pão:

  1. Use o gancho de massas: A maioria das batedeiras planetárias vem com um gancho de massas que é especialmente projetado para misturar e sovar massas pesadas. Certifique-se de usar o gancho de massas ao invés das pás de batedeira para essa tarefa.
  2. Adicione os ingredientes na ordem correta: Adicione os ingredientes liquidos, misture com a velocidade mais baixa, adicione os secos e aumente a velocidade conforme adiciona a farinha. Isso ajuda a misturar a massa de forma mais uniforme.
  3. Use uma velocidade baixa a média: Comece com uma velocidade baixa e vá aumentando gradualmente até chegar a uma velocidade média. Evite usar uma velocidade alta, pois isso pode aquecer a massa e prejudicar o desenvolvimento do glúten.
  4. Não exceda o tempo de sova: Siga o tempo indicado na receita para sovar a massa, geralmente de 8 a 10 minutos. Não deixe a batedeira trabalhar por muito tempo, pois isso pode sobreaquecer a massa e fazer com que ela perca sua elasticidade.
  5. Acompanhe a massa: Observe a massa enquanto a batedeira está em funcionamento. Se ela parecer muito seca e não estiver formando uma bola coesa, adicione um pouco de água ou leite. Se estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha.
  6. Descanse a massa: Depois de sovar a massa na batedeira planetária, deixe-a descansar por alguns minutos antes de moldá-la. Isso ajuda a relaxar o glúten e torna a massa mais fácil de moldar.

Agora deixe descansando por 30 minutos, coberto com um pano de prato.

O tempo já passou?

Sove novamente a massa por mais 10 minutos, coloque-a em uma fôrma untada e enfarinhada e deixe descansando por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Isso pode levar mais ou menos tempo dependendo da temperatura do lugar que você mora. Eu costumo observar o crescimento em vez do tempo. Quando o pão caseiro dobrou de volume é hora de ligar o forno! Deixe o forno pré aquecer bem se você gosta da casquinha do pão dourada, eu costumo deixar pelo menos 30 minutos.

Com um pincel culinário, passe um ovo batido por cima da massa e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média durante 30 a 40 minutos, ou até o pão estiver dourado. O ovo batido sobre o pão é opcional, se você preferir pode passar com ajuda de um pincel culinário óleo de coco derretido, ele também faz com que a casquinha doure.

Aproveite as ofertas da Amazon e compre itens que faltam para a sua cozinha!

Pão Caseiro Fofinho

Nana – Manga com Pimenta
Quer aprender a preparar o seu primeiro pão caseiro? Vem com a gente com essa receita fácil de pão caseiro e seja surpreendido com o cheiro gostoso de pão que sai do seu forno para acompanhar a xícara de café de todos os dias. Receita fácil, barata e deliciosa.
5 para 11 votos
Preparo 2 horas
Cozimento 40 minutos
0 minutos
Tempo Total 2 horas 40 minutos
Prato ABC da Cozinha, Café da Manhã, Lanche
Cozinha Caseira
Porções 8 porções
Calorias 265 kcal

Ingredientes
  

  • 500 gramas de farinha de trigo – pode ser que você use mais ou menos
  • 200 ml de leite ou água morna
  • 20 gramas de fermento biológico fresco – ou 1 envelope de fermento seco biológico de 10 gramas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 100 gramas de manteiga ou margarina em temperatura ambiente – você pode usar também 50 ml de azeite ou outro tipo de óleo no lugar
  • 1 unidade de ovo grande
  • sal a gosto

Modo de Preparo
 

  • Em uma travessa coloque o fermento, seis colheres de sopa de farinha de trigo e o açúcar.
  • Aos poucos, adicione o leite ou a água morna até a mistura virar uma “papinha”.
    como fazer pao caseiro facil
  • Deixe descasando por cinco minutos, para o fermento ativar e criar uma esponja.
  • A massa ficará com uma textura areada e soltando pequenas bolhas na superfície.
  • Vamos colocar a mão na massa?
  • Adicione o ovo, a manteiga e aos poucos coloque a farinha de trigo, misture bem até formar uma massa lisa e homogênea.
  • Comece a sovar a massa durante 10 a 15 minutos, sempre com o saco de farinha ao lado, caso o pão comece a grudar nas mãos, adicione mais farinha, até que ela não grude mais.
    como sovar pão caseiro
  • Caso a massa fique farinhenta, adicione um pouco mais de água ou leite morno.
  • No final da sova, adicione o um punhado de sal e sove mais um pouco para temperar o pão.
  • Agora deixe descansando por 30 minutos, coberto com um pano de prato.
  • Sove novamente a massa por mais 10 minutos, coloque-a em uma fôrma untada e enfarinhada e deixe descansando por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  • Com um pincel culinário, passe um ovo batido por cima da massa e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média durante 30 a 40 minutos, ou até o pão estiver dourado.
    como fazer pão de leite caseiro
  • Desligue o forno, retire o pão e espere cinco minutos para desenformá-lo.
  • Aproveite para comer esse pão caseiro fofinho e quentinho com um pouco de manteiga.
    Pão Caseiro Fofinho - aprenda a fazer um do zero!

Notas

Você pode preparar essa massa com ajuda de uma batedeira planetária, assim não precisa sovar a massa a mão.
Proceda da mesma forma que a receita. Adicione os ingredientes para a esponja que ativa o fermento, em seguida adicione os líquidos sempre batendo com o gancho para massas pessadas e em velocidade baixa. 
Em seguida adicione a farinha aos poucos e aumente para velocidade média. Continue batendo a massa até que vire uma bola lisinha.
 
Palavra-chave Caseira, Caseiro, Pão

Dicas da Cozinheira.

Em primeiro lugar, para ter um Pão fofo, simples de fazer  e perfeito na textura, é necessário ficar de olho no clima!

O tempo da sua cidade vai definir a quantidade de água e farinha usada na massa do seu pão.  Se o dia está mais úmido, a massa precisará de mais farinha.

Quando o dia estiver seco, você colocará mais água para desenvolver a massa do pão.

O dia está frio? Quer preparar um pão perfeito?

Então precisará ligar o forno por 5 minutos e depois desligar. Coloque a massa do pão para descansar dentro do forno aquecido, isso dará o start para o fermento desenvolver a massa.

Ou aproveite para usar essa técnica com o micro-ondas: esquente um copo de água por dois minutos, retire o copo e depois coloque a massa de pão lá dentro.

Agora se o dia está quente, não é necessário deixar o pão em lugares quentinhos, o próprio clima vai ajudar o seu pão crescer. Lembre-se somente de deixar a massa coberta por um pano de praqto enquanto cresce para não ressecar a superfície da massa.

Anota aí, o que você precisa saber para o pão caseiro perfeito.

Sempre adicione açúcar quando ativar o fermento, já que ele ama um docinho e isso fará o seu pão crescer.

Não se preocupe com o açúcar, o próprio fermento “vai comê-lo” na hora que for ativado.

Agora, nunca coloque sal na ativação do fermento, sempre no meio ou no final da sova, já que o sal atrapalha ou anula o crescimento do pão.

A última dica e a mais importante, sove o máximo que você puder a massa do pão caseiro fofinho preparado em casa.

Isso vai unir todos os ingredientes e ajudar a formar o glúten da farinha, deixando a massa bem elástica e bonita. Assim, seu pão vai crescer e ficar super fofinho!

Então faça o teste para ver se a massa está perfeita! Pois bem, afunde o dedo no meio da massa e observe, se a ela voltar é porque  está no ponto correto.

Caso não volte ou demore, sove mais um pouco para depois e então deixe-a descansando por 30 minutos ou 1 hora.

Quer mais dicas para não errar na hora de fazer o pão caseiro?

Então veja aqui uma postagem completa contando mais segredos para fazer um pão caseiro perfeito em casa.

O que servir com o pão caseiro fofinho!

Que tal preparar uma Geleia de Maçã caseira para servir com o seu pão? É muito fácil de fazer.

Receita de Geleia de Maçã Caseira - muito fácil de preparar em casa, sirva no café da manhã ou no lanche da tarde!

Prepare também um delicioso Patê de Presunto Caseiro ou Manteiga Caseira.

Classificação e Crítica da Cozinheira dessa cozinha!

Eu sou apaixonada pela arte do pão caseiro, feito na mão e que fica um bom tempo para descansar.

A única coisa ruim de tudo isso, é que acaba rápido.

Mas não tem problema, basta colocar a mão na massa e assar outro pão caseiro fofinho.

Receita Café da Manhã

Perguntas frequentes:

Como evitar que a massa grude nas mãos durante a sova?

É normal que no início a massa esteja bastante pegajosa e grude nas mãos, adicione aos poucos a farinha da receita enquanto sova e ao aplicar energia ao sovar a massa você verá que ela começa a parar de grudar nas mãos, a farinha é responsável pela textura assim como a sova. Para evitar que a massa grude nas mãos durante a sova, é importante adicionar farinha aos poucos, conforme necessário. Comece com a quantidade indicada na receita e, se a massa ainda estiver grudando nas mãos depois dos primeiros 5 miniutos de sova, adicione mais farinha aos poucos até que a massa fique lisa e homogênea e não grude mais nas mãos. É importante não adicionar farinha em excesso, pois isso pode deixar a massa seca e prejudicar a qualidade do pão. Além disso, é possível também semore enfarinhar as mãos conforme adiciona farinha na massa, o que também pode ajudar a evitar que ela grude.

Como saber se a massa está no ponto para descansar?

Para saber se a massa está no ponto ideal para descansar, ela deve estar lisa e homogênea, sem grudar nas mãos ou na superfície de trabalho. Além disso, a massa deve ter uma consistência elástica e macia. Uma forma de testar se a massa está pronta é fazer um pequeno corte nela com uma faca afiada. Se a massa voltar ao formato original lentamente e sem deixar marcas, está pronta para descansar. Se o corte ficar muito marcado e a massa não voltar ao formato original, é preciso continuar sovando por mais alguns minutos. Por fim, é importante lembrar que o tempo de sova pode variar dependendo da receita, por isso é sempre recomendado seguir as instruções indicadas na receita.

Como saber quando o pão está pronto para ser retirado do forno?

Existem algumas formas de saber quando o pão está pronto para ser retirado do forno:

  1. Cheiro: O pão começará a exalar um cheiro gostoso e característico quando estiver quase pronto.
  2. Cor: O pão deve estar com uma cor dourada uniforme e a crosta deve estar firme e crocante. Se o pão estiver muito pálido, ainda não está pronto. Se estiver muito escuro, pode ter passado do ponto.
  3. Som: Bata levemente na parte inferior do pão com os nós dos dedos. Se o pão estiver pronto, deve produzir um som oco.

Cortei o pão caseiro e ainda estava cru, posso volta-lo ao forno para assar mais?

Sim, é possível voltar o pão caseiro ao forno para assar mais caso ele tenha sido cortado e ainda estava cru por dentro. Para isso, pré-aqueça o forno novamente na mesma temperatura em que o pão estava assando e envolva o pão em papel alumínio para evitar que a crosta queime. Coloque o pão de volta no forno e deixe assar por mais 5 a 10 minutos, verificando a cada 5 minutos para garantir que não queime. Se o pão ainda estiver cru após esse tempo, você pode assá-lo por mais alguns minutos até que esteja completamente cozido. Quando o pão estiver pronto, retire-o do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortá-lo novamente.

Qual é a melhor forma de armazenar o pão caseiro fofinho?

Para manter o pão caseiro fofinho e fresco por mais tempo, é importante armazená-lo corretamente. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Deixe o pão esfriar completamente antes de armazená-lo. Se o pão ainda estiver quente, ele pode criar umidade dentro da embalagem, o que pode fazer com que ele fique emborrachado ou mofado.
  2. Armazene o pão em um saco plástico ou em um recipiente hermético. Certifique-se de que o pão esteja completamente frio antes de colocá-lo na embalagem.
  3. Evite colocar o pão na geladeira, pois isso pode ressecá-lo. O ideal é mantê-lo em temperatura ambiente.
  4. Se o pão não for consumido em um ou dois dias, você pode congelá-lo para mantê-lo fresco por mais tempo. Para congelar, corte o pão em fatias ou deixe-o inteiro e envolva-o em papel alumínio ou saco plástico antes de colocá-lo no congelador. O pão pode ser descongelado em temperatura ambiente ou no micro-ondas antes de ser consumido.
  5. Se o pão começar a ficar um pouco duro, você pode reaquecê-lo no forno para deixá-lo fresco novamente. Enrole o pão em papel alumínio e leve-o ao forno preaquecido em temperatura média por cerca de 10 minutos.
Pão Caseiro Fofinho - aprenda a fazer um do zero!

Variações da receita de pão caseiro:

  • Pão integral: substitua 1/3 da farinha de trigo por farinha integral e adicione sementes como linhaça, chia ou gergelim para dar mais sabor e nutrientes.
  • Pão de ervas: adicione ervas frescas picadas, como orégano, tomilho, alecrim ou manjericão, à massa antes de moldar e assar.
  • Pão de queijo: adicione queijo ralado à massa antes de assar para um pão com sabor de queijo derretido.
  • Pão doce: adicione açúcar e especiarias como canela, noz-moscada ou cardamomo à massa para fazer um pão doce que pode ser servido com geleia ou manteiga.
  • Pão recheado: adicione recheios como presunto e queijo, linguiça, azeitonas ou cebolas caramelizadas à massa antes de assar para um pão recheado e delicioso.

Essas são apenas algumas sugestões, mas as possibilidades são muitas. Use a criatividade e experimente diferentes ingredientes para criar o seu próprio pão caseiro personalizado.

Afinal, já que você chegou até aqui, não vá embora! Conheça mais quatro receitas para lanchar com a família:

Ou clique aqui e veja mais receitas de lanches já publicadas no Manga com Pimenta.

Então, gostou dessa Receita de Pão Caseiro Fofinho? Então compartilhe nas suas mídias sociais.
Além disso, não esqueça de seguir o Manga com Pimenta nas Redes Sociais.
Afinal, você fez essa receita? Marque no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e também marque @blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados :)

Também siga o meu perfil no Pinterest.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

Pão Caseiro Fofinho - aprenda a fazer um do zero!

24 Comments

  • Juliane Cristine Abreu

    5 stars
    Já fiz essa receita várias vezes e sempre deu certo! Sempre! Muito bom! O pão fica uma delícia e bem fofinho. Muito obrigada pela receita.

  • Pamela

    5 stars
    Meu primeiro bolo saiu lindo, graças a sua receita também! Obrigada por nós ensinar! O bolo ficou uma delícia bem macio e lindo!

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Jaqueline,

    é Pão Caseiro mesmo, não tem um nome especifico, mas pode ser chamado pão de mãe ou de vó <3

    Abraços.

    Nana

  • Carmem

    5 stars
    Fiz hoje e, c às bençãos do Senhor cresceu mto e ficou delicioso. Eu abri as massas e enrolei igual rocambole. O recheio foi c muçarela. Mto obrigada por vc cpt esta receita deliciosa e, pelas dicas.
    Deus abençoe vc e sua família.

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Nayra,

    tudo bom?

    O pão resseca por causa de um processo químico que afecta o amido.

    “Quando o amido coze, as suas partículas absorvem a humidade do glúten ao redor, tornando o pão húmido e fofo. Mal o pão sai para a temperatura ambiente, a estrutura molecular do amido altera-se e começa a cristalizar. Esse caminho obriga a água/humidade a evaporar e o pão seca. Quando se torra ou se aquece o pão — mais precisamente a uma temperatura de 60ºC — o amido acorda e regenera, isto é, a temperatura retrocede o processo a que o pão foi sujeito. Uma espécie de magia química.” – Informação daqui
    Essa minha receita dá para uma forma de bolo Inglês.

    Abraços.

    Nana

  • Nayra

    5 stars
    Olá, adorei a receita! não fiz essa ainda, mas pretendo fazer… a Minha dúvida é que quando o pão esfria, ou no dia seguinte, ele começa a ficar muito ressecado, o que poderia ser? Outra coisa, essa sua receita, rende quatos pães, se eu quiser fazer mais é só dobrar os ingredientes normamente? Desculpa esse monte de perguntas, mas se puder me ajudar ficarei eternamente grata… beeeijos

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Juliane, tudo bom?

    Obaaa, fico super feliz por saber <3

    Obrigada pela mensagem.

    Bjsss

    Nana

  • Juliane Cristine Abreu

    5 stars
    Olá,

    Gostaria de agradecer pela receita. Fiz uma vez e meu pão ficou perfeito! Super fofinho, uma delícia! Já fiz várias vezes e o resultado é sempre o mesmo: perfeito! Agora só uso essa receita.

    Obrigada! Deus abençoe.
    Abraços.

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Maria, obrigada pelo carinho!

    Dá para fazer na máquina, mas não posso te dar instruções já que não tenho uma aqui em casa. Mas se você já está familiarizada com aparelho, consegue fazer esse pão sem drama.

    Beijos

    Nana

  • Maria

    5 stars
    Boa tarde.

    O pão tem um aspecto fantástico, será que resulta fazer na máquina do pão?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho, sim trabalho porque é preciso muito para apresentar estes resultados.

  • Nana - Manga com Pimenta

    Aline, fico super feliz com o seu comentário!!

    Que bom que deu tudo certo e todos adoraram, quem sabe você não vende para esse pessoal? Cozinhar é sempre bom, com amor então.

    Obrigada pelo carinho, fique sempre por aqui, a visita de vocês (meus leitores) são super importantes para mim.

    Beijoss

  • Aline Trindade

    5 stars
    Oi Nana!

    Fiz a sua receita no sábado, durante o dia todo… Porque neste mês eu fiquei responsável por fazer os pães para a “Santa Ceia” na minha igreja, e era para muita gente. No domingo de manhã, depois da ceia, o pessoal ficou “comentando” sobre o pão. Deu super certo, e, mesmo sendo um pedacinho pequeno que cada um recebe, todo mundo “elogiou” e teve quem disse que comeria bem mais.

    Achei super legal o fato de você ter compartilhado a dica de colocar a massa para descansar no forno (aquecido por 5min), tive que fazer isso porque aqui estava bem frio e o resultado foi ótimo!

    Muito obrigada pela receita e também pelas dicas compartilhadas (esses segredos que, às vezes, as pessoas não compartilham são o ‘pulo do gato’ para muitos resultados satisfatórios). Você brilhou!!

    Abraço e um desejo de que Deus a abençoe sempre!
    <3

  • Nana - Manga com Pimenta

    Pode ter sido o fermento, você deixou crescendo por quanto tempo? O tempo aí está como?

    Abraços.

  • Isolde Martins Corrêa

    5 stars
    Segui todos os passos aqui apresentados, porém acrescentei à massa um pouco de aipim cozido e amassado e meus pães ficaram deliciosos. Obrigada!

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Valéria, fico muito feliz em saber que ficaram lindos!

    Obrigada pelo retorno.

    Abraços

  • Valéria Bastos

    Segui os passos recomendados e meus pães ficaram maravilhosos. Não precisei do gril para dourar porque gicaram lindos. Muito obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça