halloween

{Fotos Celesterockwood Jones}

Agora começa a onda de Halloween, e todos querem fazer algo bacanas para seus filhos curtirem essa data cheia de magia e história.

Para espantar as bruxas, vou começar a colocar dicas aqui no blog para você que está procurando inspiração para decorar sua casa ou fazer algo bacana para degustação.

A primeira dica é um freebie do blog Celesterockwood Jones, para você decorar as jarras e potes, melhor, de graça!!

Para pegar o seu, é fácil, só clicar aqui.

E aí, estão preparados para espantar as bruxas?

bicho

Porque esse bichinho é lindo demais minha gente!!! Deve ficar mini, dependendo de quem for a luva, mas como aqui não temos luvas (na verdade até tem, mas se eu pegar para fazer um bichinho, cliente vip pedirá as contas do cafofo), eu só fico babando, babando muito.
Antes que falem, faça você uma luva de lã, eu só solto a seguinte frase “estou economizando lã para fazer uma colcha para a cama”!

Ok?! Eu só preciso começar e de tempo também…

Para pegar o tutorial desse bichinho, clique aqui.

*A foto peguei no Pinterest e achei esse tutorial falando de como fazer no Etsy.

{Foto Project Greenify} Fofo, não acham? Acredito que uma criança pequena ia amar ficar dentro dessa casinha. Idéia daqui.

tumblr_maarc2Grv61rotz6ao1_1280
{Foto Project Greenify}

Fofo, não acham?

Acredito que uma criança pequena ia amar ficar dentro dessa casinha.

Idéia daqui.

Sabe um sonho? Um sonho besta, bobo, mas um sonho? Esse sempre foi meu sonho: de ter uma hortinha com ervinhas em casa. Em São Paulo, eu não tinha janela suficiente dentro do micro apartamento. Sério, eu só tinha janela no quarto, o resto eram duas janelas minúsculas, sendo que uma ficava na sala e outra na cozinha. O único lugar que poderia colocar um vaso era no hall de […]

Web

Sabe um sonho?
Um sonho besta, bobo, mas um sonho?
Esse sempre foi meu sonho: de ter uma hortinha com ervinhas em casa.

Em São Paulo, eu não tinha janela suficiente dentro do micro apartamento. Sério, eu só tinha janela no quarto, o resto eram duas janelas minúsculas, sendo que uma ficava na sala e outra na cozinha. O único lugar que poderia colocar um vaso era no hall de entrada, que era aberto, só com uma mureta para ninguém se matar. Ali passava os vizinhos e seus cachorros, era colocado o lixo (vai que o menino da limpeza levasse as minhas plantinhas embora? a loka!) e não dá para confiar no ar do centro da cidade. Então vontade de fazer algo, era nula.

Aqui é diferente, tenho três  janelas enormes e  grades que servem de apoio para colocar as plantas na janela;

Algo normal nos apartamentos, vejo vários tipos de plantas nas janelas dos vizinhos.

As grades também vejo como algo normal, no começo até fiquei assustada pensando “uaaaauu é violento assim?”, já que tem grades até na porta, mas não…

Sim, acontecem roubos em Porto Alegre, mas as grades servem mais para prevenir do que dar sorte para o ladrão; Claro, tem apartamentos aqui no condomínio que não tem grades nas portas e nas janelas; Outra coisa que não falei é que aqui é normal não ter porteiros e nem seguranças nos prédios, por isso das grades nos apartamentos.

hortaapto3

hortaapto9

hortaapto8

No sábado, compramos as mudas e terra na feira; Já o vaso, adubo, paninhos (não achamos a manta) e as pedrinhas (porque não achamos a argila expandida) compramos no mercado.

Chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra :)

Primeiro passo foi colocar um paninho, depois as pedras e novamente outro paninho ( se usar a manta não é necessário o paninho embaixo das pedras /argila expandida );

Isso funcionará como um filtro para sua horta, deixando o excesso de água passar para bandeja e mantendo a terra no vaso.

Como usamos pedrinhas o vaso ficou mais pesado, então se vocês acharem argila expandida, comprem! O vaso ficará mais leve.

hortaapto7

hortaapto5

O próximo passo é colocar a primeira camada de terra no vaso, sem segredos, certo?

Ah tem segredo sim, não pode colocar muita terra, é apenas uma caminha antes de transferir as mudinhas.

Nós misturamos a terra com o substrato, em todas as fases.

hortaapto4

hortaapto2

Quais mudas eu comprei?

Comprei mudas de salsinha, cebolinha, manjerona, hortelã e manjericão.

Colocamos todas no mesmo vaso e talvez tenha sido um erro.

Vou explicar para vocês: o vídeo que nos baseamos para montar a horta (perdi o link no mundo obscuro do youtube), eles colocaram todas em um mesmo vaso; Até aí, estávamos bem e felizes.

Mais tarde, vendo como poderia fazer novas mudas e replantá-las, descobri que cada uma tem diferença: algumas gostam de brigar por espaço, outras gostam de mais água e algumas nem querem saber de muita água assim… e etc etc etc.

Então, aprendam com o meu erro: pergunte para o senhor sabe tudo “Google” e veja as caraterísticas de cada erva ou planta.

Já que isso existe e para vocês não perderem dinheiro, é valido ter mais conhecimento.

hortaapto1

Ainda tenho esperança que elas vão se comportar, já que aprendi naquele vídeo que não teria problemas… mas vamos ver, depois eu conto para vocês.

Se for o caso e ter disputa de território ou exagero ou falta de água, compramos tudo novamente e fazemos outros vasos.

Porque não vou desistir do meu sonho de ter uma hortinha, ali, lindona na janela da minha casa.

hortaapto14

Essa ai em cima, é a Ilex Paraguariensis, para os poucos conhecedores do assunto: a erva-mate.

Sim, aquela para fazer o chimarrão.

Esse é o sonho do cliente vip, plantar o seu pé de erva-mate aqui no jardim do prédio (isso é outra coisa bacana, os moradores podem plantar suas plantinhas no jardim, quando elas precisam de mais espaço) ou no quintal da nossa futura casa.

Como não tirei foto da última parte, porque os dois estavam com as mãos cheias de terra, aproveitei a transferência da muda de Ilex para o vaso e tirei fotos para mostrar para vocês:

hortaapto13

hortaapto11

Primeiro abre um buraco na terra com uma pá.

Tire o plástico da muda e com todo cuidado do mundo, vai espalhando a raiz e a terra no buraco criado.

Depois dá uma empurradinha delicada na muda na terra, para ela firmar.

hortaapto10

No final, é só colocar mais terra e espalhar, ao redor da planta.

Fácil, super fácil.

Pelo menos eu achei :)

Claro, não esqueçam de molhar as plantas depois de todo esse processo e coloca-las em um local que bata pelo menos 3 horas de sol.

Agora eu vou ali, namorar minhas plantinhas e esperar elas crescerem, para poder utilizar suas folhas nas minhas receitas.

Foi a minha primeira tentativa em fazer algo de tricô para Aimê… e podemos dizer que teve mais erro do que acerto, mas que vale é a intenção e um cachorro quentinho nos dias frios :) Eu, Naninha gordinha e tricoteira, acredito que cada cão é um cão, sempre melhor medir (se o cão deixar) antes de começar alguma coisa e eu fiz isso com a Aimê… […]

Foi a minha primeira tentativa em fazer algo de tricô para Aimê… e podemos dizer que teve mais erro do que acerto, mas que vale é a intenção e um cachorro quentinho nos dias frios :)

Eu, Naninha gordinha e tricoteira, acredito que cada cão é um cão, sempre melhor medir (se o cão deixar) antes de começar alguma coisa e eu fiz isso com a Aimê… só tive um problema, achei que a roupa ficou justa, mas dei uns pulinhos e consegui arruma-la para não perder o trabalho inteiro.

tricoroupacachorro1

Material: 2 novelos de lã e 2 pares de agulha numero 6.

Comecei fazendo 60 pontos na agulha e trabalhei dois pontos tricô e dois pontos meia, para fazer a gola da roupa.

Ah, como sempre, esqueço de contar quantas carreiras, mas o dela ficou com 5cm, porém a receita base que eu estava seguindo pedia +/- 3cm.

Depois que fiz a gola, adicionei 5 pontos no começo e mais 5 pontos no final e trabalhei o ponto meia até chegar a 4,5cm (mais ou menos)…

Nota Mental numero 1:  por causa dos pêlos da Aimê e se eu for fazer a próxima roupa, vou aumentar 10 a 15 pontos para cada lado.

tricoroupacachorro2

Agora chegou o momento critico: a abertura dos braços!!!

Você precisa trabalhar 12 pontos em tricô (o avesso da roupa), finalizar 4 pontos (juntar dois pontos e transformar em um), trabalhar 38 pontos em tricô, finalizar 4 pontos e trabalhar 12 pontos em tricô.

Nota mental numero 2: fazer 12 pontos em tricô, finalizar 6 pontos e assim vai… algo assim, já que achei que os braços ficaram apertadinhos.

Em seguida, você trabalha os 12 primeiros pontos, fazendo 11 carreiras.

Coloque esses doze pontos em uma outra agulha de tricô com a mesma numeração e prenda com alfinete, corte o fio da lã e reserve.

Retorne os 38 pontos, fazendo 11 carreiras e corte a lã.

Termine os últimos 12 pontos em tricô que ficaram na espera, fazendo 11 carreiras.

tricoroupacachorro3

Retomar todos os pontos e tricotar da seguinte maneira: trabalhe os 12 primeiros pontos, aumente 4 pontos, tricotar os 38 pontos, aumentar 4 pontos e finalizar os 12 pontos que sobraram na agulha (ufa!).

Depois é só continuar o ponto tricô conforme o tamanho do corpo do cão.

Para finalizar, termine a roupa com o ponto sanfona – fazendo 2 pontos meias e 2 pontos tricô. No meu caso foram 4cm altura para a finalização.

tricoroupacachorro4

Com uma agulha (usei de crochê), as linhas que sobraram, você faz um nó na roupa e corta. Eu ainda queimei a pontinha, algo que eu lembrei que a minha avó e mãe faziam.

Não fiz os bracinhos por achar que ficou bem apertadinho e nem quis finalizar com ponto baixo do crochê para ficar mais larguinho.

aimeroupa

Agora o momento desabafo: a Aimê está bem peluda, quando fui fechar com a costura… ficou muito apertado. Decidi arrumar com crochê, fazendo uma tirinha e costurando com o próprio crochê.

Eu sei, vocês podem me chamar de “loka das agulhas”, poderia ter feito essa parte no próprio tricô. Porém eu me irritei, cansei e a paciência deve ter voltado para São Paulo e parti para o crochê…

roupaatras

A modelo nesse dia não estava muito a fim dos flashs, fez até pouco caso com o biscoito… deve ter pensado “que saco mãe, me deixa quieta por favor” e eu tentando até fazer pirueta para ela fazer pose de modelo na passarela.

Não costurei a golinha, assim, ficou parecendo gola de blusa “de gente”, dobradinha e achei tão bonitinho, tão fashion ♥

Puro charme, até parece que é gente, coisa linda da mãe!

aimebeijo

Para finalizar essa tentativa de roupa, que na verdade virou roupa (vamos combinar?), a Aimê manda um beijo para vocês que lêem o blog da mãe!

Eu não sei se esse tutorial vai ajudar, ou atrapalhar mais a vida de vocês, mas o que vale é a intenção.

Ah, se você quer aprender tricô clique aqui e para as canhotas, é só clicar aqui.

{Foto Someday Crafts} Tem uma amiga minha (oi Eliene!!!) que anda fazendo toys muito fofos para o seu filho (e seus amigos e amigas), eu fico ali babando na dela pela criatividade dela. Esse tutorial é bem a cara dela e acredito que ela vai ler e correr para fazer! Já que ela ama uma girafa. Você já pensou em fazer os próprios brinquedos para o seu […]

IMG_5625
{Foto Someday Crafts}

Tem uma amiga minha (oi Eliene!!!) que anda fazendo toys muito fofos para o seu filho (e seus amigos e amigas), eu fico ali babando na dela pela criatividade dela.

Esse tutorial é bem a cara dela e acredito que ela vai ler e correr para fazer! Já que ela ama uma girafa.

Você já pensou em fazer os próprios brinquedos para o seu filho?

Isso é algo muito bacana e depois, você pode guardar e entregar para o seu neto… claro, se a criança não estragar o brinquedo.

Para ver esse tutorial, clique aqui e visite o blog Someday Crafts.

{Foto do blog The Mama’s Girls} Galerinha que gosta de decorar a mesa para um jantar e até uma festinha (ou um festão), vai amar o tutorial de hoje, rosa feita com juta super fofa :) Um dos projetos que vou guardar no blog para um dia fazer (como sempre hehe). Para ver o tutorial é só clicar aqui.

jutarosa
{Foto do blog The Mama’s Girls}

Galerinha que gosta de decorar a mesa para um jantar e até uma festinha (ou um festão), vai amar o tutorial de hoje, rosa feita com juta super fofa :)

Um dos projetos que vou guardar no blog para um dia fazer (como sempre hehe).

Para ver o tutorial é só clicar aqui.

Eu achei muito bacana esse tutorial e quem tem criança, elas vão amar essa idéia (eu pelo menos acho… eu gostaria ter isso espalhado em casa quando criança). Você pode utilizar coisas que tem em casa ou dar uma passadinha rápida nas lojinhas da Vinte Cinco ou de 1.99 para comprar as decorações para Natal. Eu não sei se acha aqui a neve artificial, mas pensei em […]

Eu achei muito bacana esse tutorial e quem tem criança, elas vão amar essa idéia (eu pelo menos acho… eu gostaria ter isso espalhado em casa quando criança).

Você pode utilizar coisas que tem em casa ou dar uma passadinha rápida nas lojinhas da Vinte Cinco ou de 1.99 para comprar as decorações para Natal. Eu não sei se acha aqui a neve artificial, mas pensei em sal grosso ou picotar papel ou até fazer pequenas tiras de feltro branco. Bem, usem a imaginação e façam as suas próprias decorações fofas para o Natal.

Ps.: Como eu gostaria que nevasse no Brasil no Natal… igual aos filmes americanos… *suspirando*

{Foto do blog Living Well Spending Less} O fim de ano chegou… tenso viu!!! Mais um ano que está indo e você fica com aquela cara “mas já??” Como não existe remédio para parar o tempo, então vamos manter a nossa mente focada nas festas de final de ano. Agora está surgindo várias idéias bacanas de decoração “faça você mesma” nos blogs gringos. Eu já falei várias vezes […]

handmadefelt
{Foto do blog Living Well Spending Less}

O fim de ano chegou… tenso viu!!! Mais um ano que está indo e você fica com aquela cara “mas já??”

Como não existe remédio para parar o tempo, então vamos manter a nossa mente focada nas festas de final de ano. Agora está surgindo várias idéias bacanas de decoração “faça você mesma” nos blogs gringos. Eu já falei várias vezes aqui no blog porque eu não decoro o “miniapertamento” no Natal, mas é bom repetir: normalmente passamos o Natal fora, na casa dos meus pais ou nos meus sogros. Segunda parte, que não temos crianças e acreditar no Papai Noel na casa dos trinta é complicado. Por último, quanto menos eu acumular tranqueiras coisas aqui em casa, é melhor por questão de logística e espaço.

Mas um dia eu espero ter filhos e com certeza vou fazer a magia do Natal nascer no nosso lar. Esse será um projeto que vou colocar em prática, apesar de ter todo o material neste momento para realizar esse projeto… a mão coça viu!!! Mas eu me seguro, porque eu sei que não terei lugar para guardar depois ou vou ter que doar futuramente e sem usar, enfim… vocês me compreende (espero)!

Para quem se interessou e está louco para colocar a mão na massa, só entrar aqui e ver o tutorial no blog Living Well Spending Less.

 

{Foto do blog Ice Pandora} Eu não sei qual o material que ela usou, mas acredito que dê para fazer com biscuit (amigas “biscuiteiras”, respondam por favor?!) e fica uma graça para dar de lembrancinha as convidadas de um chá de cozinha!! Fofo demais :) Para ver o tutorial, clique aqui.

mereng
{Foto do blog Ice Pandora}

Eu não sei qual o material que ela usou, mas acredito que dê para fazer com biscuit (amigas “biscuiteiras”, respondam por favor?!) e fica uma graça para dar de lembrancinha as convidadas de um chá de cozinha!!

Fofo demais :)

Para ver o tutorial, clique aqui.