Tomate Recheado com Creme de Atum

- Categoria: Gravidez, Receitas, Receitas e Dicas do Bem

Hoje temos uma receita bem refrescante: Tomate Recheado com Creme de Atum, perfeito para os dias quentes.

Agora, você sabe o benefício do atum? Mesmo enlatado?

Claro, se você escolher usar um produto “in natura” é bem melhor para sua saúde.

Mas alguns peixes enlatados são bem-vindos na sua cozinha:

Os peixes enlatados passam por um processo de aquecimento em alta temperatura, o que faz com que parte dos nutrientes seja mantida, evitando grandes perdas nutricionais do alimento. Além de manter a qualidade nutricional, o peixe enlatado tem um tempo de conservação maior – explica a nutricionista.

Prefira os peixes enlatados conservados em óleo ou azeite, pois nesses produtos o teor de ômega 3 é conservado. É muito importante observar ainda o teor de sódio nas embalagens dos produtos – acrescenta Pâmela.

É fundamental lembrar, em primeiro lugar, que o produto enlatado sempre perde um pouco do seu valor nutricional em relação ao alimento fresco. “Porém, os enlatados oferecem benefícios e praticidade para quem não consegue consumir o alimento in natura”, ressalta Pâmela Miguel.

O atum é um dos peixes – ao lado da sardinha – mais consumidos na forma enlatada. “Ele é rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas do complexo B. Tudo isso o torna importante para saúde óssea, para o sistema imunológico e sistema neurológico. Além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura”, explica a nutricionista.

Ainda de acordo com Pâmela, o atum pode ser consumido como substituto da carne nas refeições do almoço e jantar, além de ser utilizado no molho de massas e sanduiches. “O atum é comumente utilizado na preparação de patês, mas uma boa opção é substituir a maionese pelo patê de tofu na preparação deles”, destaca.

É necessário ainda ficar atenta à quantidade de sódio presente na embalagem do produto.” – Informação daqui.

 

E os nutrientes?

 

Benefícios do Atum na Melhoria da Resposta à Insulina: O Atum é particularmente benéfica para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, devido ao seu alto teor de gorduras omega-3. A pesquisa sugere que, embora as gorduras saturadas promove ganho de peso, as gorduras omega-3 encontrados em atum reduz as chances de se tornarem obesos, juntamente com a melhoria da capacidade do organismo de responder à insulina. A razão para esta capacidade admirável é que o ácido gordo ómega 3 conhecido como EPA, que estimula a secreção da hormona leptina, regulando assim o peso do corpo e do metabolismo.

Benefícios do Atum Para o Humor: Uma dieta rica em Atum pode melhorar seu humor e poupar o stress. A EPA de Omega-3 os ácidos gordos melhora o fluxo de sangue e pode afetar os hormônios e o sistema imunológico, cada um tem um efeito importante sobre a função cerebral. DHA é usado em canais iónicos no cérebro, ajudando transmitir sinais eléctricos, e está envolvida no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão.

Controla a pressão arterial – O atum tem efeito vasodilatador em razão da presença do Omega 3. Essa dilatação de vasos sanguíneos permite a benefícios do Atum para saúdediminuição da pressão arterial.” – Informações daqui.

Ajuda a ganhar massa muscular – Aos adeptos dos treinos para hipertrofia o atum é um verdadeiro ouro alimentício. Uma latinha de atum possui 40 gramas de proteína. Então, depois da atividade física, em associação à alimentação de reposição de nutrientes, você pode aproveitar esse efeito tão positivo do peixe e comer uma lata. Os resultados serão mais enfáticos, você verá.

Ajuda a emagrecer – Um ácido ômega 3, denominado EPA, efetua a liberação de um hormônio chamado leptina que diminuirá a sua fome. Se os níveis de leptina no seu organismo estiverem em alta você irá comer menos. Além disso, as fibras do alimento também proporcionam sensação de saciedade.

Redução do colesterol – O ácido graxo ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim que obstrui as células coronárias. Com as taxas de colesterol normalizadas várias doenças cardiovasculares são prevenidas.” – Informações daqui.

 

Vamos cozinhar?

 

Receita de Tomate Recheado com Creme de Atum

Tomate Recheado com Creme de Atum

 

Ingredientes

 

2 tomates grandes, sem as sementes
1 lata de atum
2 colheres de sopa de maionese
1 pitada de mostarda
1 colher de sopa de suco de limão coado
Sal e Cheiro verde a gosto

 

Modo de Preparo

 

Retire as sementes e a polpa de dentro do tomate, deixando apenas a parte “carnuda” de fora.

Em uma tigela, coloque o atum sem a água ou óleo, a maionese, a mostarda, suco de limão, sal e cheiro verde.

Misture bem com uma colher e preencha cada tomate.

Leve a geladeira ou sirva logo em seguida.

Quem quiser, pode fazer pequenos canapés com aqueles tomates cerejas :)

 

Essa salada acompanhou uma bela massa de alho e óleo, que já ensinei aqui.

Quem quiser fazer maionese caseira, já ensinei aqui.

 

Quem estiver grávida, melhor evitar comer ovos crus #FicaDica, vocês sabem porque?

 

O toxoplasma pode ser encontrado em leite não pasteurizado, ovos crus e vegetais que não foram devidamente limpos (e possam ter tido contato com fezes animais). Quando uma grávida contrai toxoplasmose pela primeira vez, há 40% de chances de transmissão para o feto. Assim mesmo, o risco e a gravidade da infecção no bebê dependem do momento em que a mãe contrai a doença – diz a nutricionista.
Quanto mais perto do começo da gestação, mais sérias são as consequências para o feto, que pode sofrer malformações como catarata congênita, surdez, retardo de crescimento ou mental e até morte intrauterina. Para a grávida, o risco é de aborto ou parto prematuro.” – Informação daqui.

 

Prefira a maionese de leite que já foi publicado aqui.

 

Ps.: os textos informativos estão em itálicos e com links dos sites que foram retirados. Para quem ficou interessado sobre o assunto, clique nos links para ler mais e conhecer um pouco mais sobre esse alimento.

Atenção: se você está com algum problema de saúde, procure um médico e uma nutricionista, para tratar e ter uma dieta personalizada. Aqui eu dou apenas dicas para você melhorar a sua alimentação, conforme as dicas da minha nutricionista.

 

Se você gostou dessa Receita de Tomate Recheado com Creme de Atum, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google+.  Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google: +NanaRicchetti, Pinterest e inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem vídeo novo :)