Hoje eu quero mostrar alguns trabalhos entregue e explicar a diferença entre o blogger e o wordpress. Mas quando eu falo mostrar alguns trabalhos entregue, eu quero realmente que os meus leitores vão lá e conheçam as blogueiras, cada um com seu estilo de blogar, com o seu objetivo e todas lindas :)

Primeiro começarei com o Home Spa:

Quando a Liliana entrou em contato comigo, ela queria um layout mais profissional para divulgar os seus serviços de tratamento corporal (é uma pena ela não morar aqui em São Paulo, uma pena mesmo). Começamos o desenvolvimento do layout pelo blogger e logo, ela pediu para transferir para uma plataforma de blog mais profissional e eu indiquei o WordPress.org:

 

Plataforma Blogger

{já com redirecionamento para WordPress, não adianta clicar na imagem}

O WordPress é uma plataforma mais segura, completa e profissional.

Já escutei (e escuto) que ele não é gratuito… na verdade ele é gratuito, mas para aparecer no mundo chamado internet, você vai precisar de um domínio próprio (que é pago uma vez por ano, sendo que .com você acha por 15 reais e .com.br você compra por 30 reais) e de um servidor de hospedagem, que não é nada absurdo de caro, não mesmo… eu pago 20 reais por mês e tenho um plano que é ilimitado trafego e transferência de arquivos (podendo colocar “n” fotos sem se preocupar se está usando o limite de dados do plano adquerido).

Claro, você comprando um plano de hospedagem, tem direito a muitas coisas que só quem é nerd (oi?!) pode desfrutar, mas uma coisa bacana é ter o seu email personalizado com o domínio adquirido, no meu caso [email protected]

Mas não confunda, existem dois WordPress nesse mundo virtual, o WordPress.com que é uma plataforma do próprio grupo que não tem a necessidade de um servidor e nem domínio próprio, porém, é mega limitado e se você quiser algo, precisa pagar (exemplo: liberar Folha de Estilo, colocar domínio próprio, aumentar espaço de fotos e etc.) e o WordPress.org que eu uso para o Manga, aonde tudo é liberado e a pessoa pode personalizar o seu theme (Tema), adicionar vários plugins que acabam transformando o blog em um verdadeiro blog de luxo!!

Todo mundo pergunta “Mas eu vou perder os meus leitores?”

Sim e não!

Estou sendo sincera, toda migração (mesmo a virtual) tem os seus problemas. Você terá que pedir para que os seus leitores atualizarem a url do seu blog na lista de blogroll para que o feed continue funcionando e eles fiquem por dentro das postagens que acontece no seu blog. Esse é o único não da história do mundo “migração blogger para wordpress”. Os assinantes feeds por e-mail e a lista de seguidores, você não perderá desde que troque  a url e/ou endereço feed no Feedburner e no Google Friends. Como vocês podem ver, eu uso a mesma caixa de seguidores e feedburner do blogspot para que os meus antigos leitores e amigos continuem lendo o Manga com Pimenta.

Posso fazer a migração sozinha?

Não recomendo fazer a migração sozinha!!

Eu aprendi muita coisa na marra, sozinha e chorando. Hoje eu posso dizer que consigo dominar bem o WordPress, quais são os plugins necessários, como fazer a migração de postagens e comentários, qual a forma que as suas postagens tem que aparecer para ajudar na busca do Google e bla bla bla bla. Procure sempre um profissional ou um amigo blogueiro que fez a transferência do próprio blog para ajuda-la nessa nova fase.

O que é ideal, começar um blog do zero ou migrar todas as postagens?

Quem tem um blog com muitas postagens como eu tinha no Manga, o ideal é fazer toda a migração do conteúdo para não perder o seu ranking na busca do Google. Eu comecei o Manga no zero, perdi muitas pesquisas do google e isso não foi legal, mas hoje não me arrependo e recuperei a minha posição no ranking do Google. O Manga está na forma que eu idealizei quando decidi sair do blogger para o WordPress (deixando o passado para trás).

Como é o Painel?

No começo é estranho (não tem nada a ver com o blogspot, nada mesmo), mas quando você descobrir o WordPress, perceberá como ele é completo e mais simples que o Blogger.

E aí? Quem atrai mais atenção das empresas? O Blogger ou WordPress?

Eu já tinha uma pesquisa básica de empresas interessadas em publieditorial ou parcerias quando o Manga estava no Blogger, mas confesso, quando eu mudei para o WordPress, a procura aumentou. Mas publieditorial é outro assunto, quando eu mostrar os outros layouts que estou fazendo, explico melhor sobre esse assunto.

Quais os riscos do meu blog sair do ar ou ser roubado?

Bem, o seu blog só ficará fora do ar se você tiver problemas com o serviço de hospedagem contratado ou não pagar a conta, básico assim e de resto, o blog não sairá do ar!!!

A questão da sua senha ser roubado, qualquer site que existe na internet corre o risco. O ideal é fazer backup do seu blog e dos dados que estão no servidor uma vez por semana e ter costume de trocar a senha. Claro, o servidor contratado também faz uma diferença enorme na questão segurança, veja como é a política de segurança deles, pergunte, tire as suas dúvidas antes de contratar uma empresa.

O legal dessa história, você não dependerá da boa vontade do google para te atender (gente, são poucos que eu vejo que tem uma resposta ou um problema solucionado, se não fosse os blogs de ajuda…), basta enviar um email ou ligar para o técnico do servidor para resolver os seus problemas referente a roubo de senha. Eles são obrigados a resolver o seu problema, por isso, fique de olho e pesquise a empresa que vocês estarão contratando para cuidar do seu blog.

Quais os cuidados que eu devo tomar com a hospedagem?

Veja se é uma empresa de porte grande, quais os serviços oferecidos, a atenção que é dada, se respondeu todas as suas perguntas, e é claro, a propaganda boca a boca é a melhor, pergunte para as suas amigas ou amigos blogueiros qual eles usam.

O que eu uso para o Manga é o Hostgator hoje em dia (isso não é um publieditorial e sim, eu já tive problemas com hospedagem e não desejo isso nem para o meu pior inimigo e a nova hospedagem foi indicada pela Ana Medeiros, outra que já passou apuros com esse tipo de serviço – virou mestre no assunto), eles funcionam 24 horas, respondem todas as minhas perguntas, mesmo de madrugada (quando eu perdi o Manga no outro servidor, ficamos a madrugada inteira resolvendo os problemas) e o meu plano é ilimitado (adorooo, não preciso preocupar se está entrando muita gente ou se estou ocupando o limite dele com fotos). Os domínios (tenho .com e .com.br, frescurite básica minha) eu comprei no Uolhost (isso não é um publieditorial), já que eu tenho domínio próprio desde a época do blogger (esse é um dos indicados para quem quer usar domínio próprio no Blogger, já que tem lugares que não liberam gerenciamento de DNS para o Google) e mantive os meus domínios por lá.

{Blog Home Spa}

Enfim, mostro o resultado final do blog Home Spa da querida Liliana! Ela adorou essa migração e o seu layout.

Ah, já estamos desenvolvendo o novo site para mostrar o nosso trabalho (eu e Cliente Vip nessa jornada de vida juntos), logo logo estaremos divulgando aqui no Manga… ah, mas não vou de deixar de mostrar os nossos trabalhos aqui no Manga para vocês.

Espero que essa postagem tenha sido útil e no período da tarde, eu libero uma explicando o blogger e mostrando outros trabalhos.

Até mais tarde.

9 Comentários para “Trabalho entregue e o que é o WordPress.org?

  1. Oi, Nana! Me diga uma coisa, a hospedagem que você teve problemas foi com a do UolHost? Estou pensando em migrar do Blogger para o WordPress e já tenho domínio no UolHost. Como nunca tive problemas, estou pensando em hospedar o blog lá também. Fiquei na dúvida, pois você também tem domínio lá, mas não hospedou o seu blog lá.
    Beijos!

  2. Tô passada a ferro, fiz tanta caca depois que passei o Coisas pra WordPress, quer dizer fizeram pra mim, por isso é legal o que vc disse, procurar sempre uma pessoa de confiança.

  3. Eli, não precisa, o wordpress tem um plugin próprio para transferir todas as postagens e comentários do seu blog. Porém, antes de transferir, tem que mudar opções dentro do wordpress para as postagens ficarem com data e titulo.
    Bjs

  4. Nana querida, muito bom o post com tudo que pinta aqui no manga – só tenho uma dúvida pois tenho também ficado muito tentada a mudar, mas fico pensando vou ter que copiar as postagens e depois postar tudo a unha, um a um?

    Lica

  5. Nana,
    Excelente post! Muito oportuno para esse momento de incertezas que os blogueiros estão vivendo.
    Bjs.

  6. Nana,te mandei um email há um tempinho justamente perguntando sobre como fazer esse backup mas nao sei o q houve pq vc sempre responde. Adorei sua explicação o layout ficou lindo msm. E se puder me manda um email me orientando como fazer o backup e quel site uso pra mudar a senha , pode ser? Bjs

  7. Nana, o bom é q mta gente tem feito posts sobre esses bugs no blogger e a migração. A cada post lido eu tenho mais vontade de migrar, mas, olha… medo! kkk
    E tbm, quero migrar com tudo o q tenho direito, né? Tema, .com, domínio sei lá o que mais! Por isso tô enrolando… preciso de um dindin pra inverstir…
    Beijooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.