lasanha caseira

Síndrome de Garfield… {Odeio Segunda-Feira}

Se eu gostasse de tirar foto, juro que tiraria uma agora para vocês verem como está a minha cara, igual ao do Garfield quando acaba de acordar, um copo de leite em uma mão e olhando o mundo com os seguintes pensamentos “odeioooo segunda-feira”, “odeio não ter uma boa noite de sono” e “preciso voltar a dormir”.

Não, não foi coincidência, mas juntou “a+b”, com o clarão do sol entrando pela minha janela e o meu humor matutino a postagem de hoje, já que essa receita estava na fila para ser postada:

Lasanha a Bolonhesa

Eu lembro quando pequena que a Lasanha era um prato dominical, que precisava ir cada pedacinho de massa na água quente para cozinhar, quebrar o seu cozimento colocando em uma vasilha de água fria e depois realizar a montagem. Bem, na época da minha avó era necessário fazer a massa (#mesalva).
Sei que aqui tem leitoras e leitores prendados, com suas máquinas de fazer massas (a minha avó fazia com o pau de macarrão, ok?! Ela sim era cozinheira de verdade) e que gostam da sujeira e do trabalho que dá. Mas a maioria do meu publico querem praticidade, nada de perder altas horas na cozinha sem olhar a vida lá fora. Hoje em dia existem massas que estão prontas para ir ao forno, sem dar trabalho a querida leitora ou leitor que lê esse blog nesse exato momento.
Tudo que você precisará: 250 gramas de carne moída, sal, cebola, alho, pimenta do reino, molho de tomate (uso uma lata e mais uma lata cheia de água), 1 pacote de massa para lasanha, queijo (de sua preferência) e no meu caso molho branco (eu acho que dá uma diferença enorme no gosto, eu adoro e você?). Ah, claro, para quem achar presunto barato, pode adicionar, senão, não faz diferença (ando revoltada com o aumento dos produtos no supermercado, vai a $#@*&!).
Refogue a carne moída com sal, cebola e alho picados e pimenta do reino por 15 minutos. Adicione o molho de tomate, deixe cozinhando por mais 15 minutos, até o molho de tomate incorporar, desligue o fogo e reserve.
Agora vamos ao molho branco… se não quiser ir novamente para a panela, 200 ml de molho branco te salva, se faz questão de ir para a panela, separe ai: 300 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, meia cebola bem picada (mania minha, mas dá uma diferença). Coloque a manteiga na panela e aguarde derreter. Adicione as cebolas e doure levemente. Agora coloque as duas colheres de farinha de trigo, forme uma massa, adicione o leite, uma pitada de sal e mexa até engrossar. Desligue o fogo, adicione um pouco de queijo para dar um gostinho “bom” no seu molho branco.
Montagem: Coloque um pouco de molho vermelho no fundo da travessa, adicione algumas fatias de massa para lasanha, um pouco de molho bolonhesa, outras fatias de massa para lasanha, umas fatias de queijo, novamente fatias de massa para lasanha e um pouco do molho branco. Voltamos novamente ao primeiro passo de montagem da lasanha: outra fatias de massa para lasanha, molho bolonhesa, novamente outras fatias de massa para lasanha, queijo… e assim continua até terminar as fatias de massas (essa é ordem, não pode terminar o recheio antes de terminar a massa da lasanha, fica a dica) e por ultimo, finalize com molho branco e bastante queijo por cima.
Agora?
Forno durante meia hora, até tudo borbulhar, o queijo derreter e a fome chegar (se não chegou antes, não é?).

10 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça