Olá pessoal, nessa postagem vou falar um pouco das Ilhas Malvinas, não, não fomos até lá ( infelizmente, fica pra uma próxima ), mas tivemos a oportunidade de conhecer a Plaza Islas Malvinas, em Ushuaia, onde estão lembranças, fotos, monumento e homenagens a estes, que na minha opinião e dos argentinos também, são reconhecidos como os “Heróis das Malvinas”.
A Guerra das Malvinas, aconteceu a cerca de 30 anos atrás (completos em abril deste ano) e contribuiu para a queda da ditadura militar argentina em 1983. Enfim, o assunto ainda é algo sensível para se falar na Argentina, principalmente em Ushuaia, onde foi o principal porto e base durante o conflito. Em diversas fotos na praça e textos sobre a guerra, é possível perceber que o interesse da Argentina nas Ilhas Malvinas não é semelhante ao do Reino Unido, talvez por isso os britânicos não sejam tão bem vindos em Ushuaia.
De qualquer forma ao chegar na praça sente-se o clima triste, pensando agora, lembro que durante minha caminhada e fotos, não pronunciei uma só palavra, apenas li, aprendi mais sobre a história e consequentemente, respeito mais ainda os “caídos”, homens que bravamente lutaram e mesmo em desvantagem militar, concluíram feitos incríveis, de extrema inteligência frente aos navios britânicos.
Na praça pode-se apreciar, além das fotos e diversas placas em homenagem, o Monumento “Abrazo Emotivo”, com o nome de todos aqueles que lutaram nas Malvinas e pereceram, juntamente com uma chama eternamente acesa, com os dizeres referentes ao Trigésimo aniversário da Guerra das Malvinas ( 2 de Abril de 1982), mas o que me emocionou mesmo, foram textos, em duas placas carregados de sentimento. Infelizmente os britânicos venceram, mas a Argentina até hoje busca soberania das Ilhas, com meu apoio !
Como vi em diversas faixas por lá : Las Malvinas Són e Serán siempre Argentinas !
(*Postagem escrita pelo Cliente Vip)