Papo de Menina

Casamento S.A. ou Ltda. – Os setores financeiros de uma vida a dois…

Antes do sim, deveria ser acordado como o casal deverá se relacionar quando o assunto é dinheiro. Não pense que vocês vão fugir desse assunto.
A maioria dos casamentos vão para game over por questões financeiras, nem adianta pedir ajuda ao Super Mario Bros para o regaste, porque você passou para o nível de rainha.

A pergunta que não quer calar: Quem é responsável pelo financeiro da casa? O marido, a esposa ou ambos?
Já que é uma empresa, ambos são responsáveis pela casa, vão ter que dividir lucros, dívidas e assumir as responsabilidades. Entenda, o casamento é um barco, se os dois não remarem juntos no mesmo barco e decidirem remar em sentido diferentes, ficaram rodando em círculos.
Logo vocês terão que decidir um fundo para essa empresa, um capital de giro, uma poupança para emergências e uma tabela para sonhos e gastos rotineiros.

“Ah Nana, que assunto chato…”

Chato, eu sei, odeio todos os departamentos que envolvem finanças. Mas sem isso, nenhuma empresa funciona corretamente. Casamento não se resume ao salário do mês, gastos em cartões de créditos e esperança que o bom marido ou a boa esposa resolva tudo no primeiro pepino. Outra coisa, como eu já tinha falado na postagem anterior, você está preparado para enfrentar crises?

Não bata na madeira, nem faça simpatia, existe certos momentos da vida que acontecem sem ser planejado, por exemplo: a perda de um emprego (ou dos dois), doenças, perda de um imóvel ou uma simples falência. Por mais que a empresa esteja bem preparada financeiramente, com a chegada da famosa crise, dinheiro voa pela janela, quando você menos espera, já foi tudo que vocês planejaram ou economizaram (e cedo por sinal) embora.
Caso da vida real: tenho uma amiga, que engravidou sem ter planejado. Hoje ela deixa de pagar dívidas para pagar fraldas para o seu bebê, idas ao médicos, roupas, etc. e se adaptou a uma vida sem televisão. O filho sempre em primeiro lugar, o resto, fica para depois e quando der, ela paga as dívidas.

Também existem os casos normais, porém, você terá que gastar para manter funcionando a estrutura da sua casa: a reforma inesperada, compra de novos móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e enxoval. Entra aquela história, você acha importante comprar roupas chiques, sapatos caros e as melhores maquiagens?
Começa a pensar antes de dizer sim no altar.
A maioria das mulheres casadas acabam deixando de comprar o batom de 300 reais para pagar a compra do mês do supermecado e quando a crise aperta, calcinhas, sapatos, cremes e roupas são as primeiras coisas que são cortadas no planejamento financeiro da família. Resumindo, se acostume a comprar roupas em loja de departamentos e calcinhas de algodão para deixar Casamento S.A. ou Ltda. funcionando redondo, quando a maré voltar, pense seriamente se vale a pena comprar ou guardar esse dinheiro.

Sabe aquela botinha? Não sairá da sua cabeça e muitas vezes você ficará com ela apenas na sua cabeça.

Se um dia a Empresa S.A. ou Ltda. chegar ao ponto de pedir falência, pense seriamente se você casou por amor! Não será um tempo fácil e sim anos de trevas, se encontrar em um nível mais baixo, em uma casa menor ou até morando de favor e economizando cada centavo para colocar um macarrão instantâneo na mesa. Mas eu conheço casais que passaram por isso e sobreviveram, começando a reconstruir o Casamento S.A. ou Ltda. no vermelho e voltando para o azul.

Resumo da Ópera! Casamento tem como base o amor e o desejo de tudo aquilo dar certo, não se constrói sendo a mulher mais sexy dentro de casa ou a mais top model. Uma hora você e seu marido vão envelhecer, a beleza sumirá e o amor se manterá, tornando o Casamento S.A. ou Ltda. um grande sucesso. Caso viver de aparências seja o objetivo dos dois, informo, está mais para um desfecho “não viveram felizes para sempre”, afinal, essa empresa começou mal quando ambos falaram “sim, vamos formar a nossa família”.

Ps.: em momento nenhum estou falando que você não precisa ter vaidade, mas vaidade tem seu preço e limite, lembre-se, você casou também com o conteúdo da pessoa, o sorriso, charme e a conduta, isso geralmente dura até o final.

Veja também:

Casamento S.A. ou Ltda. – Introdução

Casamento S.A. ou Ltda. – Comunicação

Casamento S.A. ou Ltda. – Limpeza e Manutenção

Se você gostou dessa postagem Casamento S.A. ou Ltda. – Os setores financeiros de uma vida a dois… , compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.

2 Comentários

  • Milena

    Nana,disse certo!
    Eu ainda tenho quatro sócios,rs!
    A fase das fraldas ainda é fácil,complica mais quando cheg escola,suas despesas,cursos e tal!
    Um bj

  • Fernanda

    Oi Nana!

    Estou achando os seus textos super legais. Sou casada a 6 anos depois de 8 de namoro e tenho um bebê de 1 mês, sei bem do que você está falando ;)
    Costumo dizer que quando se pensa em casamento, a primeira coisa que vem à cabeça é o vestido, a festa, a cerimônia em si (quando ela existe), mas casamento não é apenas um dia glorioso, é uma vida juntos, ou uma empresa, onde se ambos não trabalharem em cooperação, as chances de pedir falência são enormes.
    Parabéns pela sua iniciativa de escrever sobre o assunto.
    Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.