Paleta Mexicana {ou tijolão mexicano} de Morango e Leite Condensado

Feliz 2015!!!

Depois de um tempo, datas comemorativas perderam um pouco de graça para mim.

Sim, eu não tenho filho, só a minha filha canina que não sabe o que é isso (o que ela gosta mesmo é do frango assado da ceia) e quando você não tem alguém pequeno para acender a magia dessas datas, passa a ser um dia comum ou para relaxar.

Foi isso que fizemos, relaxamos no nosso primeiro ano novo aqui em Porto Alegre.

Antes da virada do ano, eu estava com “olho gordo” para essa nova mania do verão: as paletas mexicanas.

Esses picolés são tão caros nas sorveterias e eu acho covardia pagar muitas dilminhas para algo tão simples.

Então comprei os ingredientes e fui para a cozinha.

Paleta Mexicana no copo descartável

Paleta Mexicana

Muitos vídeos no youtube ensinam a fazer com copos descartáveis e assim, comprei copinhos para fazer aqui em casa as minhas paletas. Sinceramente, o sorvete ficou tão gigante que parecia um tijolão. Se eu atacasse na cabeça de alguém, faria um galo, acreditem!!

Os meus não ficaram tão lindoooooooooos conforme os vídeos que eu vi, foram os primeiros e se eu quisesse fazer algo mais “pornfood marketing food”, teria feito novamente e colocado em um belo cenário para a foto.

Mas foram os primeiros, errei na questão do suco nas paredes laterais (deixando uma camada muito fina e na hora de tirar os copinhos, saiu um pouco do suco) e achei bacana mostrar algo “vida real” e “que pode acontecer com você”.

A receita escolhida foi essa do vídeo e peguei a forma de fazer no blog da Gabriela.

Segue a receita abaixo:

Calorias por porção: 282 kcal
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 15 min + 24hrs de freezer

Ingredientes:

Para a forma do sorvete:
– 4 copos descartáveis de 180 mls
– 32 copos descartáveis de 50 mls
– Papel Filme
– 4 palitos descartáveis para picolé

Para a crosta de morango:
– 1 caixinha (350g) de morangos limpos
– 1 col (sopa) de açúcar de confeiteiro
– ½ xic de café de água
– Suco de 1 limão

Para o recheio:
– 1 lata de leite condensado

Modo de preparo: Coloque no recipiente de um liquidificador: os morangos, o açúcar, a água e o suco do limão. Bata até obter um liquido homogêneo. Preencha 1/3 de cada copo descartável de 180 mls com o suco do morango. Guarde o resto do líquido na geladeira para mais tarde. Pegue os copos descartáveis de 50 mls e faça pilhas com 8 copos. Encaixe cada pilha no centro do copo com suco (isso garantirá o espaço para o recheio durante o congelamento do sorvete). Pressione a pilha de copinhos até que ela se aproxime do fundo do copo maior. Passe papel filme para manter a posição dos copos e leve ao freezer por 1 hora. Com cuidado, retire os copinhos (se quiser, coloque água dentro deles para que desgrudem mais facilmente). Preencha o buraco feito com o leite condensado (deixe sobrar 1 dedo do espaço, para que você possa finalizar com o suco). Despeje o líquido de morango sobre o recheio e coloque o palito no centro do sorvete. Leve ao freezer por 24 horas. Passe o copo na água corrente e desenforme os picolés.

Paleta Mexicana

Eu usei duas caixas de morangos, logo, dupliquei a receita. A quantidade aqui em casa, foram 10 sorvetes nos copinhos.

O leite condensado fica congelado, mas ele derrete muito rápido, em um ou dois minutos ele já fica no seu estado normal.

Para quem não tem formas de sorvetes, vale a pena fazer com copos, mas terá que comer dentro de um copo ou prato, é impossível chupa-lo(medo do duplo sentido… oi?!).

Agora se você fazer em formas de sorvete (aqueles que vendem em mercado e que são infantis, não valem a pena fazer esse sorvete), renderá bem mais sorvetes para você se deliciar.

Curtimos, porém, íamos curtir mais na forma normal de picolé, já que não existe coisa melhor vc deliciar esse sorvete “chupando” (medo do duplo sentido dois… oi?!).

Dica: quem tem a forma e vai arriscar para fazer a paleta, coloque o suco de morango nas formas, espere meia hora e retire o suco da parte central da forma de picolé.  Normalmente, esse suco central estará ainda liquido e sairá mais fácil, já que o congelador congela de fora para dentro.

É bom sempre olhar a cada 30 minutos, para ver como está o congelamento. Já que depende de geladeira para geladeira.

Quem não tiver paciência, bata o leite condensado com o suco de morango ensinado nessa postagem e coloque em forminhas  de picolé (ai pode ser aqueles para criança), também fica  muito bom.

Se você gostou dessa Receita Receita de Paleta Mexicana de Morango e Leite Condensado, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais.
Quem fez essa receita, marca no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e me marcar @blogmangacompimenta, que vou adorar saber do resultado :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e confira as ultimas novidades por lá.

10 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça