Papo de Menina

Google Plus, você sabe mexer? Quais os benefícios? Vem aqui, que eu te explico…

Já faz um tempo que o Google Plus está no mercado, mas algumas pessoas não entenderam como funciona e a maioria acha que é uma tentativa de ser um Facebook do Google.

Enfim, eu achava isso e não deava tanta importância para ele, até a algum tempo atrás.

A minha amiga Tereza do blog Teretetê na Cozinha, tinha falado que o Google Plus trazia muitas visitas para o blog dela e eu, já #chateada com o facebook, que não trás nem moscas mais para o Manga, decidi aprender na marra o tão rejeitado (nem tanto assim) G+.

perfil

A principio, é uma página pessoal, que junta alguns dos serviços do Google; Lá você poderá criar círculos de amigos, blogueiros, pessoas desconhecidas e etc. Você publicará links, fotos, vídeos, textos… Para aquele grupo escolhido ou para todos, a escolha é sua.

Até aí, nenhuma novidade.

O ponto ruim do perfil: você precisará ter um grande número de pessoas seguindo e você seguindo várias pessoas para ter um retorno para o seu blog na página pessoal. Terá que ralar, trabalhar e enfim, leva tempo e nem sempre temos tempo para trazer novas visitas ao nosso blog.

Agora vem o pulo do gato!

No menu, tem várias ferramentas muito bacanas para quem quer divulgar o seu blog, youtube e afins, uma delas são as comunidades!!!

comunidades1

A maioria das comunidades, você pode participar para receber novas postagens na sua linha do tempo e poderá publicar conteúdos do seu blog para outras pessoas lerem, sem elas estarem no seu perfil pessoal.

Funciona assim:

parciti

Você entra na comunidade de interesse e na parte de cima, terá um botão escrito “participar da comunidade”. Só clicar e pronto, já fará parte dessa comunidade. Ali, você poderá ver todas as postagens, dar o seu +1  e entrar no link do artigo para conferir a postagem na integra.

Oi?!

Você quer saber como postar algo referente ao seu blog, video ou não sei o que mais?

Simples!

Primeiro quero fazer um convite, participem da comunidade do Blog Manga com Pimenta, só clicar aqui.

comunimanga

 

Segundo passo, colocar as postagens dentro da comunidade.

Vocês estão vendo uma caixa de texto escrito “Compartilhe Novidades”?

É ali que vocês vão por o link do seu blog/site ou link de vídeos.

comu2

Coloco o nome, as hashtags relacionadas ao tema e normalmente deixo o link no campo do texto, já que algumas pessoas podem ter dificuldades de entender que só clicar na foto ou no texto abaixo, então poderão ir para a página do seu blog.

comu3

Depois é só selecionar aonde sua postagem deve ficar arquivada e compartilhar para todos os membros da comunidade.

É muito simples, você atinge várias pessoas que poderão ser seus futuros leitores, seguidores ou quem sabe até amigos!

Ah, esses membros também poderão compartilhar as postagens nos perfis deles, dando uma ajudinha para nós e assim, trazendo ainda mais pessoas para o blog.

colecoes

Outra ferramenta bacana do Google Plus são as Coleções!!

Você pode criar pastas temáticas dentro do seu perfil. Lá seus seguidores poderão ver postagens referentes a cada assunto.

Se um dia alguém viu uma receita de Bolo no seu perfil, mas está com preguiça sem tempo de procurar ou não sabe aonde está, é só ir em coleções e achar a pasta para encontrar a receita de Bolo.

Bem organizado, não acharam?

inter

Lembra que eu falei das hashtags?

No menu do Google Plus, tem “Postagens interessantes”. Aparecem nessa página em especial e na sua timeline aquelas postagens mais populares de outras pessoas, Então, quanto mais curtidas você tiver no seu post, mais ele ficará em destaque. baseado nas hashtags que você marcou em outras suas postagens.

Mais uma forma de divulgar o seu trabalho, com as postagens publicadas no seu perfil ou em comunidades :)

Outro fator bem interessante, ou seria lenda urbana?

Eu já li artigos falando que quanto mais curtidas você tem na postagem feita no Google Plus, o seu PageRank melhora na pesquisa do “Deus da Internet”. Mas o que é PageRank ? Ele é a colocação, a posição, do seu link em uma pesquisa feita no Google, isso significa que seu blog estaria mais no topo dos resultados de pesquisas.

Não posso confirmar se isso é verdade ou mito.

O que eu posso confirmar:

Se um dia, um seguidor do seu perfil estiver procurando algo no Google e tem como palavra chave algo relacionado ao seu blog/site ou postagem, você aparecerá na primeira página da busca como opção.

Isso é bem vantajoso :)

Resumo da Opera:

Depois que comecei a usar o Google Plus, as visitas do meu blog aumentaram muito, sendo uma diferença gritante com o Facebook.

Por mês, o Facebook está me mandando 200 visitas e o Google Plus, me manda 1200 visitas. Sentiram o drama?

“Naninha, porque o Facebook parou te mandar visita?”

Porque eles querem $$$$. Hoje para você ter o seu conteúdo com mais visualização é necessário pagar e não adianta você ter muito seguidores na sua fanpage, na verdade é até pior… bem pior, meus amigos!

Quanto mais seguidores, menos eles vão publicar o seu conteúdo, sendo que só alguns poderão ver a sua postagem.

Resumindo, não vale mais a pena e nem o gasto de energia para trabalhar com o Face.

É bom ter?

Sim, mas não espere muito dele, comecem a gastar mais o seu tempo e energia no Google Plus para ter mais retorno ao seu blog.

Quem quiser me seguir no Google Plus, clique aqui e não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta!!

Por favor, postem coisas do blog de vocês (tem regrinhas, leiam antes), chamem os amigos e vamos fazer a comunidade bombar.

Assim, todos vamos ter benefícios e leitores para os nossos blogs.

Ah, não esqueça de se inscrever no Youtube, segunda-feira tem vídeo novo. Pra se inscrever é só clicar aqui.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.