Nutricionista e eu… {minha consulta – parte um}

Para quem não sabe, eu faço consultas médicas pelo SUS e comecei a me consulta com a nutricionista semana passada. Serão quatro encontros em grupo e depois terá as consultas individuais para quem precisar de acompanhamento.

Vou dividir as informações com vocês e o primeiro item é sobre os dez passos para uma Alimentação Saudável que o Governo divulga e maioria não sabe.

Segue abaixo para vocês conhecerem:

Dez Passos para uma Alimentação Saudável

1- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Para ver o Guia Alimentar Saudável do Ministério da Saúde, clique aqui.

reeducacao-1

Vocês sabem que eu não como arroz, então, troco por batatas ou mandiocas (só cozidas, nada de mandiocas ou batatas fritas). Agora eu troquei a batata baroa por batata doce na dieta.  Ah, não vivo sem farinha de mandioca no feijão… me julguem!!!

O prato saudável para um almoço ou jantar ideal: metade de salada composta de folhas verdes, temperada com sal (pouco ok?!), vinagre e azeite. Uma parte de carne, feijão, arroz e legumes.

Sobre o tamanho de cada  carne no prato:

  • Carne vermelha no tamanho da palma da sua mão;
  • Carne de aves, do tamanho da sua mão com os dedos fechados;
  • Carne de Peixe, do tamanho da sua mão aberta até a altura dos dedos;

Lembrando que devemos comer carnes derivadas de peixe três vezes por semana, carnes derivadas de aves duas vezes por semana e carne vermelha uma ou duas vezes por semana.

Quantidade de arroz, feijão e legumes:

  • O tamanho e quantidade da sua mão fechada;

“Sobre os ovos naninha??”

Sim, é permitido comer um ovo por dia e nada de jogar sua gema fora, sabe porque?

“Vitamina A:
Aumenta a resistência contra infecções, fortalece os dentes, unhas e cabelos e previne de doenças respiratórias.

Tiamina:
Fornece oxigênio para o cérebro, equilibra o sistema nervoso e diminui dores musculares e cólicas.

Riboflavina:
Necessária para a formação das hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento.

B12:
Auxilia na formação dos glóbulos vermelhos, contribui para a memória e diminui a irritabilidade.

Vitamina E:
Oxidante que beneficia a fertilidade, retarda o envelhecimento, previne câimbras nas pernas e evita fadiga.

Biotina:
Auxilia o metabolismo, previne a calvície e diminui dores musculares.

Fósforo:
Forma os ossos e os dentes, previne pedras nos rins e auxilia no tratamento da diabetes.

Ferro:
Fornece oxigênio para o organismo, ajuda a formar o sangue, auxilia no tratamento da anemia e diminui as cólicas menstruais.” – Informação daqui.

A preparação dos ovos são sempre cozidos, nada de fazer um ovinho frito achando que está se alimentando bem.

Outra dica que a nutricionista deu: a gema tem que estar um pouco mole, porém, não muito crua. Eu não lembro se é a Tiamina ou a Riboflavina que some quando a gema fica totalmente dura (alguma nutricionista de plantão?).

Resumindo: quando alguém fala em reeducação alimentar, é os passos acima que contam ok?!

Nessa lista entra também:

  • Diminuir o consumo de alimentos gordurosos e de gorduras no preparo de alimentos;
  • Diminuir o  sal e açúcares na preparação dos seus alimentos;
  • Diminuir o consumo de produtos industrializados que tem muito sódio e açúcares na sua composição;
  • Tomar muita água;
  • Passar a comer mais legumes, verduras e frutas;

Ah, outra dica bem bacana para quem tem diabetes: evite tomar sucos naturais durante o dia, troque por água. Para fazer um suco, você precisa usar muitas frutas e isso, você aumenta a quantidade de açúcares no suco (sim, fruta tem seu próprio açúcar) e já viu, ai que mora o perigo.

Também controle a quantidade de frutas ingeridas, já que a frutose é um açúcar.

Outra dica, para quem sofre de pressão alta ou se preocupa com isso: suco de caixinha e gêneros contém sódio. Tomem muito cuidado, ok?! Até água engarrafada tem sódio, sempre olhe as informações nutricionais do produto.

</h2>Nutricionista</h2>


reeducacao-2

Esse é o formulário que preciso entregar a nutricionista referente a como me alimento, quantas vezes por dia, semanas ou mês e um diário de alimentação com horários e quantidades. Eu estou pensando seriamente em postar aqui no blog, o que vocês acham? (Por favor, comentem!!!)

Com essa pesquisa e diário, eles vão planejar uma dieta para o meu problema: que é perder peso, pressão alta e acredito que entra também o momento “ser mãe” que acorrerá em breve, só não sei quando (ok?!).

Essa dieta será a próxima postagem, acredito que vou pegar semana que vem.

Sobre a minha pressão: descobri com exame rápido e fácil, na própria consulta médica. Eles mediram a cada 7 dias e verificaram que ela estava alta, porém, estabilizada. Como não estava abaixando com caminhada e mudança da alimentação (sem a nutricionista), eu tomei remédio durante 1 mês e ela voltou ao normal. Até agora, ela não aumentou e espero que continue assim :)

Agora preciso emagrecer pelo menos 10 quilos (cof cof, na verdade preciso emagrecer 35 quilos, mas abafa o caso) para manter a pressão estabilizada e uma vida mais saudável.

8 Comments

  • Rosa Alice dos santos paula

    Sou diabetes tomo insulina pressão altas as vezes estou assim vai fazer cinco anos estou fazendo tratamento pelo SUS aqui no posto de saúda está se nutricionista eu não sei o que fazê agora vendo encontrei está grupo eu quro fazê com vcs obrigado por aceita

  • Paty Gidi

    Ah sim, entendi! Nunca vi grupos assim, que bacana!!! :D

    Eu entendi a sua posição, mas é sempre bom reforçar porque hoje em dia as coisas andam mais complicadas…rsrsrs…inclusive acho ótimo vc estar abordando esse tema, pois muita gente ainda acredita que só tomando medicamento que vai resolver a vida…e na verdade é todo um conjunto de mudanças que deve acontecer pra saúde melhorar!

    Se tiver alguma dúvida me mande um e-mail viu! bjinhus

  • Nana

    Oi Paty, na verdade o que eu escrevi foi a quantidade que ela passou para todos do grupo. É um grupo de diferente idades (acho que sou a mais nova lá) e tem 30 pessoas. Ela falou que ideal é usar a mão para quantidade, isso referente a mão de cada pessoa e não a minha para todos :)

    Esses grupos de nutrição tem todos os meses e com o povo que participaram, falaram que é a mesma informação passada. Achei interessante colocar aqui.

    Eu ainda não peguei o meu plano, só na outra semana e pelo que eu vi, é só orientação do que pode comer e o que não pode. Não será receitas, quantidades e nada, apenas uma restrição alimentar. Mas no outro post vou deixar isso bem claro, que é para mim.

    Bjs

  • Paty Gidi

    Oi Nana!

    Fico feliz por ter ido à nutricionista, é a chave de tudo! Com certeza vc vai alcançar ótimos resultados e o melhor é que serão duradouros pois ela vai te orientar direitinho!

    Estou me formando em nutrição e cada dia que passa vejo o quanto é uma ciência importante!
    Só te peço uma coisa, evite passar as quantidades do que a nutri lhe passou, pois é algo muito individual, e aí se algum seguidor resolver seguir, pode ser ruim pra ele, de boa tá?

    O ministério da saúde disponibiliza para todos os brasileiros o guia alimentar, que é uma orientação para todas as fases da vida, e é muito bom para obter mais conhecimento! ;)

    Um beijo!

  • Fernanda

    Acho uma ótima ideia postares o formulário. Assim, a gente pode fazer algo parecido também! =]
    Como disse em outro comentário, tô buscando uma reeducação alimentar e sei o quanto é difícil esse processo, mas quando envolve saúde, é inevitável!!!
    Boa sorte!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça