Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada - um prato gostoso e muito nutritivo para o almoço ou jantar da semana.
Acompanhamentos,  Almoço ou Jantar da semana,  Ano Novo,  Carnaval,  Comemorações e Festas,  Dia das Mães,  Dia dos Namorados,  Dia dos Pais,  Estações,  Inverno,  Natal,  Outono,  Países,  Páscoa,  Primavera,  Receitas,  Receitas e Dicas do Bem,  Sem Carne - Vegetariana,  Síria - Árabe,  Vegana,  Verão

Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada

Se agora não tem condições de comprar carne para as refeições diárias por causa dessa crise que estamos passando, aproveite a lentilha! Isso mesmo, além de render de montão, dá para preparar esse prato árabe clássico, delicioso e fácil de fazer: Enjadra – Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada.

Nem preciso dizer que é uma receita coringa para os dias de festas, aproveite que a Páscoa está logo aí, anote os ingredientes e o modo de preparo. Depois é só preparar na sua casa, e por favor, use e abuse para fazer também no almoço do Dia das Mães ou dos Pais, Natal e Ano Novo.

Já que estamos falando em Ano Novo, dizem que comer arroz com lentilha dá sorte, principalmente na virada do ano! Agora se é verdade ou não esse bilhete, posso confirmar que combina perfeitamente com aquele assado.

Agora chega de papo e vamos cozinhar?

 

Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada – gostoso e nutritivo para o almoço ou jantar da semana.

Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada - um prato gostoso e muito nutritivo para o almoço ou jantar da semana.

 

O primeiro passo é separar os ingredientes: meia xícara de chá de arroz agulhinha, meia xícara de chá de lentilha, duas colheres de sopa rasa de azeite, uma folha de louro, dois dentes de alhos descascado e picados.

Para a cebola caramelizada, é necessário entre três a quatro cebolas sem casca cortadas em rodelas, uma colher de sopa de azeite e para temperar, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

 

O segundo passo é começar a cozinhar!

 

Em uma panela, refogue o alho com o azeite, em fogo médio.

Quando começar a dourar, adicione os grãos de lentilhas, a folha de louro e refogue por um minuto.

Logo após, acrescente uma xícara de chá de água quente.

Agora tampe a panela, abaixe o fogo, cozinhe até a água secar e as lentilhas começarem a ficarem macias, mas firme ao mesmo tempo.

Em seguida, coloque o arroz e misture com as lentilhas, refogue por mais ou menos um minuto, tempere com sal a gosto e coloque uma xícara de chá de água fervente.

Então cozinhe com a panela semi tampada por mais ou menos quinze minutos ou até ficar cozido.

Nesse meio tempo, prepare as cebolas caramelizadas!

Pois bem, em uma frigideira, adicione o azeite e leve para esquentar em fogo médio.

Então coloque as rodelas de cebola e deixe murchar, reduzir de volume e dourar. Todo esse processo dura mais ou menos dez minutos e é necessário mexer de vez em quanto, para não queimar.

Apague o fogo e reserve.

Já que chegamos ao final da receita, é necessário montar o prato!

Nesse caso, você pode misturar o arroz com lentilha na frigideira da cebolas caramelizadas ou servir no prato, colocando a cebola por cima do arroz.

 

Agora que você já sabe como preparar esse Enjadra – Arroz com Lentilhas, aproveite para imprimir e levar essa receita contigo:

Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada

Prepare um almoço ou jantar gostoso e nutritivo nessa semana.
Preparo5 mins
Cozimento30 mins
0 mins
Tempo Total35 mins
Prato: Acompanhamento
Cozinha: Arabe, Caseira
Keyword: Arroz, Caramelizada, Cebola, Enjadra, Lentilha
Porções: 4 porções
Calorias: 190kcal
Autor: Nana - Manga com Pimenta

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de lentilha
  • 1/2 xícara de chá de arroz
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho - descascado e amassado
  • 1 folha de louro
  • 3 unidades de cebolas - cortadas em rodelas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

  • Em uma panela, refogue o alho com duas colheres de sopa de azeite, em fogo médio. 
  • Quando começar a dourar, adicione os grãos de lentilhas, a folha de louro e refogue por um minuto.  
  • Logo após, acrescente uma xícara de chá de água quente. 
  • Tampe a panela, abaixe o fogo, cozinhe até a água secar e as lentilhas começarem a ficarem macias, mas firme ao mesmo tempo. 
  • Em seguida, coloque o arroz e misture com as lentilhas, refogue por mais ou menos um minuto, tempere com sal a gosto e coloque uma xícara de chá de água fervente. 
  • Cozinhe o arroz, com a panela semi tampada por mais ou menos quinze minutos ou até ficar cozido. 
  • Nesse meio tempo, prepare as cebolas caramelizadas! 
  • Em uma frigideira, adicione o azeite e leve para esquentar em fogo médio. 
  • Então coloque as rodelas de cebola e deixe murchar, reduzir de volume e dourar.
  • Todo esse processo dura mais ou menos dez minutos e é necessário mexer de vez em quanto, para não queimar. 
  • Apague o fogo e reserve.  
  • Agora monte o prato: misture o arroz com lentilha na frigideira da cebolas caramelizadas ou sirva por cima do arroz. 

 

Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada - um prato gostoso e muito nutritivo para o almoço ou jantar da semana.

 

Dicas da Cozinheira:

 

Nessa vez, preparei as lentilhas junto com o arroz, só que corre o risco das lentilhas desmancharem no final do preparo.

Então, se você prefere lentilhas mais “al dente“, prepare o arroz e a lentilha em panelas diferentes. Depois é só juntar, descartando o caldo da leguminosa.

 

É muito importante usar água quente no preparo dessa receita, para não quebrar a cocção e o arroz dar errado.

 

Não se prenda ao passo a passo dessa receita com toque brasileiro, podendo dar mais sabor do oriente médio: troque o arroz tradicional nosso pelo arroz basmati, tempere também com semente de cominho, semente de coentro, açafrão da terra, canela em pó e pimenta da jamaica.

 

A quantidade de cebola é ao gosto do freguês e quem quiser, pode fazer com até com mais unidades. Eu garanto que combina perfeitamente com o arroz.

A outra dica, é que depois que as cebolas ficam caramelizadas, elas  murcham e diminuem. Explicando melhor, duas cebolas caramelizadas tem o volume de uma sem passar no processo de cocção.

 

Por fim, a lentilha é fonte de minerais importantes como ferro, manganês e potássio, além de várias vitaminas. Seu alto valor proteico e de boa absorção, faz com que a lentilha seja um alimento especial, já que sacia (quem procura emagrecer) e ajuda na construção e reposição de tecidos corporais.

 

Receita de Enjadra

 

Se você chegou até aqui, não vá embora! Conheça mais quatro receitas para preparar em casa:

 

 

Ou clique aqui e veja mais receitas para o almoço ou jantar da semana já publicadas no Manga com Pimenta.

 

Receita de Enjadra

 

Ps.: os textos informativos sobre os nutrientes e benefícios foram escritos através de pesquisas feitas por mim (autora).

Sobretudo, recomendo procurar uma nutricionista ou médico para seguir uma dieta personalizada para emagrecer ou para tratar de alguma doença relacionada a forma de se alimentar.

Então, gostou dessa Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada – Enjadra? Então compartilhe nas suas mídias sociais.
Além disso, não esqueça de seguir o Manga com Pimenta nas Redes Sociais.
Afinal, você fez essa receita? Marque no instagram com a hashtag #blogmangacompimenta e também marque @blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados :)

Também siga o meu perfil no Pinterest.

Ah, inscreva-se no Youtube – clique aqui, toda segunda-feira tem episódio novo :)

 

Receita de Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada - um prato gostoso e muito nutritivo para o almoço ou jantar da semana.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.