Aqueça o leite - coloque o leite em uma panela média e aqueça até chegar a temperatura de 95˚C (acompanhe com o termometro, mexendo sempre para evitar a formação de nata.
Resfrie o iogurte - Desligue o fogo e deixe o iogurte esfriar até chegar na temperatura de 40˚C , você pode deixar em temperatura ambiente e ir aferindo de vez enquando ou se quiser agilizar o processo coloque a panela dentro de um recipiente com água e gelo até chegar na temperatura..
Dissolva o iogurte natural - Pegue uma concha do leite morno e misture com o iogurte natural até dissolver completamente. Adicione essa mistura ao leite e misture bem.
Deixe descansar - Cubra a tigela com uma tampa, embrulhe em uma toalha quente e úmida para manter o calor e coloque dentro do forno desligado. Acenda a luz do forno para mantê-lo aquecido e deixe as bactérias fazerem sua mágica por 8 horas (ou deixe repousando durante a noite.
Geladeira - retire o envolto de toalha do iogurte e leve para a geladeira por mais 4 horas, agora é hora do iogurte ganhar consistência.
Drenar - Forre uma peneira de metal com gaze (ou papel toalha, filtros de café etc.) e despeje o iogurte. Coloque sobre uma tigela grande e deixe escoar na geladeira por algumas horas (ou durante uma noite), até atingir uma consistência forme. Certifique-se de olhar a tigela debaixo e descartar o soro do iogurte de tempos em tempos.
Armazene - Coloque o iogurte em um pote limpo com tampa e conserve na geladeira por até 7 dias.