Um prato de origem da cidade de Ouro Preto, nascido na senzala, aonde um mingau de fubá salgado é enriquecido com carnes.
1 litro de água 2 unidades caldo de carne 1/2 xícara de chá de fubá azeite de oliva quanto baste 350 gramas de costelinha de porco
100 gramas de bacon 200 gramas de paio 2 dentes de alho picados 1 maço de couve manteiga sal e pimenta-do-reino a gosto
Ferva a água em uma panela e depois dissolva dois tabletes de caldo de carne. Reserve. Nesse meio tempo, corte o paio em rodelas e rasgue a couve com as mãos.
Numa panela com azeite, refogue os de alho picados, frite a costela, bacon, tempere com sal e pimenta moída na hora. Depois de dez minutos, coloque as fatias de paio para fritar.
Quando as carnes estiverem douradas e cozidas, retire da panela e acrescente o caldo de carne e deixe ferver. Corte as carnes em cubinhos, descartando o osso da costelinha.
Grandes chefs do Brasil elegem suas receitas favoritas de Minas Gerais e ensinam como preparar em casa de forma simples e fácil nesse livro de receita.
Dissolva o fubá com um pouco de água fria e misture no caldo da panela, mexendo sem parar não embolar. Abaixe o fogo e cozinhe até engrossar, o ponto é de angu bem molinho.
Quando chegar a esse ponto, é hora de juntar a couve e os pedaços de carne cozidas no bambá. Por fim, cozinhe por mais ou menos cinco minutos. Apague o fogo e sirva quente.
Em um dia frio, faça uma deliciosa sopa com capeletti para o jantar.
Mais um prato italiano para os dias frios. No lugar de ligar o forno, faça uma lasanha na panela.