F.A.Q.

Nana, o que você faz da vida? 

Eu sou formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Criação, trabalhei muitos anos na minha área como Assistente de Relações Públicas até que a empresa faliu. Entrei em um caminho que me fez olhar a vida com “desespero”, já que amava o que fazia. Decidi mudar de rumo e me formei também em Gastronomia.

Nesse momento conheci os blogs e decidi montar um para chamar de meu, o Blog Manga com Pimenta. Hoje é um filho para mim, o meu maior orgulho. Com ele, cheguei a minha nova e atual profissão, atendo pessoas físicas, pequenas e médias empresas desenvolvendo identidade visual, layout, peças publicitárias impressas e digitais  além de assessoria publicitária.

Você tem portifólio? 

Sim, Eu e o Cliente Vip, criamos a Blender DMP, quem quiser ver o nosso trabalho, clique aqui. Também deixei uma página exclusiva no blog para os leitores acompanharem quem está com um novo layout para blog, para ver clique aqui.

Quero orçamento, como eu faço?

Mande um email para [email protected] .

Quero fazer o que você faz? Como eu começo? 

Primeira coisa: estude! Estude muito !
Faça uma faculdade, depois cursos, entenda como é a criação. Leia jornais, revistas, outros blogs, aprenda computação gráfica, web, entre outros. Para conseguir clientes, mostre o que você fez, procure formas de divulgação, enfim, entre de cabeça no seu desejo e segure os nãos da vida para aperfeiçoar e estar preparada(o) para o sucesso.

Aviso aos navegantes, não vou mais responder e-mails de pessoas perguntando como é meu trabalho, como eu faço para trabalhar com isso. Como falei acima, tem vários cursos e faculdades no Brasil,  o resto é colocar a cara no mundo para bater e buscar os resultados.

E o Manga com Pimenta? Como você escolhe as receitas? 

Eu sou formada em Gastronomia mas eu gosto de comidinha caseira. São receitas que lembram infância, que traga conforto ou até mais elaborada para uma grande comemoração, qualquer pessoa consiga fazer sem ser levadas ao stress. Cozinhar é se divertir, lembre-se disso. O Cliente Vip quando cozinha, ele posta receitas mais elaboradas. Enfim, o blog é feito por uma família que gosta de comer.

Você segue a receita ao pé da letra? 

Não, já falei várias vezes que chega na hora “h” acabo colocando algum ingrediente que  eu acho que fica especial ou mudo na hora do preparo. Tem receitas que faço da minha cabeça, lembrando como minha mãe, avó, tias preparavam. Quando pego alguma receita da internet ou receitas de algum material impresso, sempre coloco a receita na integra e informo que mudei. Normalmente, coloco o link de onde é a receita.

E os outros temas das postagens? Você faz como? 

Pesquisando na internet, colocando aonde eu achei e dando créditos as fotos. Não sou especialista de nada, mas para assuntos pessoais, já ajudei muita gente com as minhas conversas.

Você pretende fazer mais livros eletrônicos? 

Sim. Só preciso arrumar tempo.

O seu blog é pessoal ou comercial? 

Hoje em dia, vejo que a tendência dos blogs é de se transformar em blogs comerciais, onde a cada dez postagens,  metade tem publicidade.  Eu não quero esse caminho para o Manga. O meu blog é pessoal, aqui eu falo da minha vida, do que anda acontecendo com o meu espaço, o que eu gosto e o que eu penso. Eu não consigo fazer um blog mais “frio”, postando apenas a receita sem trocar uma conversinha para quem vem até aqui ler as novidades do dia, porém, eu recebo material para postagens de produtos, sorteios e publieditoriais.

Eu sempre tento equilibrar as postagens para manter bons conteúdos e  para não ficar com poluição visual (já imaginei São Paulo na minha época de criança cheia de anúncios na rua hehehe). Todos os meus publieditoriais tem uma vivência minha, como introduzi aquele produto na minha vida e escrevo as postagens baseadas nisso.

Esse post tem publicidade? 

Quando eu realmente gosto de um produto e coloco aqui no blog, normalmente eu aviso que não é publieditorial e muitas vezes eu também não coloco link para página do site. Mas sim, aqui tem postagens que foram pagas, tem postagens que recebi presentes de empresas (quem não gosta de receber um mimo), postagens/sorteios de empresas parcerias e postagens para ajudar a divulgar o trabalho de pessoas que estão começando a sua pequena empresa (como as meninas que fazem artesanato). Não posto nada aqui no blog sem conhecer os produtos e  se eu não gostei do produto não coloco no blog.

Qual o seu email para falar contigo referente ao blog? 

O meu e-mail é [email protected]

O blog tem colaboradores? 

No momento é só Eu e o Cliente Vip. Mas outras blogueiras e leitores podem participar do quadro Entrei e me Arrisquei, aonde elas enviam receitas e fotos feitas por elas, além do quadro Casas Reais, onde as leitoras abrem as portas de suas casas e mostram o que decoraram ou como são os seus cantinhos.

Não consigo comentar…

Eu organizei o Manga de uma maneira que quem quiser comentar tem que clicar no número que aparece ao lado de “comentários”, ou no título da postagem. Os comentários do blog são moderados, caso você comentou e não apareceu nada, é que está pendente para ser lido e autorizado a publicação. Para voltar a página inicial, tem que clicar no titulo do blog.

Enfim, acho que falei, falei e falei, mas essa página está em eterna criação. Assim, organizo a casa e mantenho os leitores informados de como o blog funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.