Foi a minha primeira tentativa em fazer algo de tricô para Aimê… e podemos dizer que teve mais erro do que acerto, mas que vale é a intenção e um cachorro quentinho nos dias frios :)
Eu, Naninha gordinha e tricoteira, acredito que cada cão é um cão, sempre melhor medir (se o cão deixar) antes de começar alguma coisa e eu fiz isso com a Aimê… só tive um problema, achei que a roupa ficou justa, mas dei uns pulinhos e consegui arruma-la para não perder o trabalho inteiro.
Material: 2 novelos de lã e 2 pares de agulha numero 6.
Comecei fazendo 60 pontos na agulha e trabalhei dois pontos tricô e dois pontos meia, para fazer a gola da roupa.
Ah, como sempre, esqueço de contar quantas carreiras, mas o dela ficou com 5cm, porém a receita base que eu estava seguindo pedia +/- 3cm.
Depois que fiz a gola, adicionei 5 pontos no começo e mais 5 pontos no final e trabalhei o ponto meia até chegar a 4,5cm (mais ou menos)…
Nota Mental numero 1: por causa dos pêlos da Aimê e se eu for fazer a próxima roupa, vou aumentar 10 a 15 pontos para cada lado.
Agora chegou o momento critico: a abertura dos braços!!!
Você precisa trabalhar 12 pontos em tricô (o avesso da roupa), finalizar 4 pontos (juntar dois pontos e transformar em um), trabalhar 38 pontos em tricô, finalizar 4 pontos e trabalhar 12 pontos em tricô.
Nota mental numero 2: fazer 12 pontos em tricô, finalizar 6 pontos e assim vai… algo assim, já que achei que os braços ficaram apertadinhos.
Em seguida, você trabalha os 12 primeiros pontos, fazendo 11 carreiras.
Coloque esses doze pontos em uma outra agulha de tricô com a mesma numeração e prenda com alfinete, corte o fio da lã e reserve.
Retorne os 38 pontos, fazendo 11 carreiras e corte a lã.
Termine os últimos 12 pontos em tricô que ficaram na espera, fazendo 11 carreiras.
Retomar todos os pontos e tricotar da seguinte maneira: trabalhe os 12 primeiros pontos, aumente 4 pontos, tricotar os 38 pontos, aumentar 4 pontos e finalizar os 12 pontos que sobraram na agulha (ufa!).
Depois é só continuar o ponto tricô conforme o tamanho do corpo do cão.
Para finalizar, termine a roupa com o ponto sanfona – fazendo 2 pontos meias e 2 pontos tricô. No meu caso foram 4cm altura para a finalização.
Com uma agulha (usei de crochê), as linhas que sobraram, você faz um nó na roupa e corta. Eu ainda queimei a pontinha, algo que eu lembrei que a minha avó e mãe faziam.
Não fiz os bracinhos por achar que ficou bem apertadinho e nem quis finalizar com ponto baixo do crochê para ficar mais larguinho.
Agora o momento desabafo: a Aimê está bem peluda, quando fui fechar com a costura… ficou muito apertado. Decidi arrumar com crochê, fazendo uma tirinha e costurando com o próprio crochê.
Eu sei, vocês podem me chamar de “loka das agulhas”, poderia ter feito essa parte no próprio tricô. Porém eu me irritei, cansei e a paciência deve ter voltado para São Paulo e parti para o crochê…
A modelo nesse dia não estava muito a fim dos flashs, fez até pouco caso com o biscoito… deve ter pensado “que saco mãe, me deixa quieta por favor” e eu tentando até fazer pirueta para ela fazer pose de modelo na passarela.
Não costurei a golinha, assim, ficou parecendo gola de blusa “de gente”, dobradinha e achei tão bonitinho, tão fashion ♥
Puro charme, até parece que é gente, coisa linda da mãe!
Para finalizar essa tentativa de roupa, que na verdade virou roupa (vamos combinar?), a Aimê manda um beijo para vocês que lêem o blog da mãe!
Eu não sei se esse tutorial de Roupa para cachorro de Tricô vai ajudar, ou atrapalhar mais a vida de vocês, mas o que vale é a intenção.
Ah, se você quer aprender tricô clique aqui e para as canhotas, é só clicar aqui.
Assine o canal do youtube – clique aqui, para acompanhar mais aulas de tricô.
Se você gostou dessa postagem Roupa para cachorro de Tricô, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)
Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.
Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.
27 Comments
Nana - Manga com Pimenta
Oi Camila, vou ficar te devendo essa informação. Faz tanto tempo que não faço tricô e essa receita foi mais para contar a minha experiência.
Me perdoa.
Abraços
Nana
Camila
Eu tenho cachorro da Raça York shay quero saber quantos pontos vai na agulha ele é pequeno
Georgina
Oi gostaria de agradecer a receita do blusão de cachorro que fiz e deu muito certo .
Angela Maria Baracy
Vou fazer, bem fácil!
Nana
Oi Claudia, conforme expliquei foi uma peça que eu fiz para minha cachorra baseado em tentativas e erros. Mas pode perguntar, segue abaixo o trecho do braço:
Agora chegou o momento critico: a abertura dos braços!!!
Você precisa trabalhar 12 pontos em tricô (o avesso da roupa), finalizar 4 pontos (juntar dois pontos e transformar em um), trabalhar 38 pontos em tricô, finalizar 4 pontos e trabalhar 12 pontos em tricô.
Nota mental numero 2: fazer 12 pontos em tricô, finalizar 6 pontos e assim vai… algo assim, já que achei que os braços ficaram apertadinhos.
Em seguida, você trabalha os 12 primeiros pontos, fazendo 11 carreiras.
Coloque esses doze pontos em uma outra agulha de tricô com a mesma numeração e prenda com alfinete, corte o fio da lã e reserve.
Retorne os 38 pontos, fazendo 11 carreiras e corte a lã.
Termine os últimos 12 pontos em tricô que ficaram na espera, fazendo 11 carreiras.
Abraços.
Rosimeire custodio da silva
Oi tudo bem gostei.
Claudia
Não sei fazer abertura do bracinho preciso da receita
Nana
Taynna, vamos fazer sim, estamos planejando :)
Posso te ajudar alguma coisa?
Bjs
taynna
Olá, adorei a ideia e a dica, estou tentando fazer para minha cachorrinha mas não estou conseguindo só pela receitinha :( será que voce poderia fazer um video explicando passo a passo? obrigada.
Nana
Bah Lourdes, terá que fazer um teste para o seu dog :) Precisa ver também se é gordinho ou magro, se ele é mais comprido e etc.
A receita que eu segui, no inicio ficou bem pequeno para Aimê, tive que aumentar os pontos e ir adaptando.
Se for tipo um boxer, eu faria com dobro de pontos, usando 120 pontos (mais ou menos, pode ser que precise de mais pontos na agulha).
Depois tu me conta, quantos pontos foram usados para fazer a roupa para o seu filho canino, está bom?!
Bjs
Bjs
Maria de Lourdes
Boa tarde,
bem eslcarecida a receita.Mas gostaria de saber para cachorro de porte grande , quantos pontos faço… vc. utilizou 60 pontos , mas o pet e pequenino. rsrs..
Nana
Ixi Débora, se eu tivesse tempo, juro que eu faria para vocês. Bjss
Débora Aline
Bom dia,
Estamos fazendo um trabalho na faculdade e gostaria de saber se tem o contato de alguém que possa fazer algumas roupinhas de tricô para bichos de estimação, dessas para podermos mostrar em nossa apresentação.
Ziza
Gostei, vou fazer para o meu cachorrinho, obrigada pela receita, até…
Fabricia Damiana Aprigio Vieira
Gostaria de mais receita para roupa e cachorro mais de tricô minha cachorrinha quase morreu de tanto frio.
Bianca
Conseguiiiii a Kiara amou não quiz mais tirar a roupinha! Hahahaha amei… Tem mais receitinha? Rsrsrsrs
Bianca
Obrigada! Vou tentar aqui pra ver no que da… É difícil assim sem ver até pq nunca fiz curso… E desconheço as técnicas… Depois conto o resultado, bjs
Nana
Faz assim guria, não amarra e coloca os pontos “mortos”, que não vão ser trabalhados em uma alfinete de fralda (aqueles grandes). Não precisa fazer o nó e tu não perde os pontos que vão ficar sem fazer porque o alfinete segura esses pontos.
Bjs
Bianca
Hum intendi, obrigada pela atenção! Mas me diz uma coisa onde eu amarro a linha pra continuar os 38 pontos rsrs…
Nana
Bianca, eu não dei nó porque depois tu vai continuar a carreira e adicionar novos pontos. Mas se quiser, coloca um nó, para não ter erro de desmanchar o ponto.
Assim, essa receita, eu fui fazendo, errando e acertando rs é super normal, até pq a minha filha é gorducha e a receita original ficou mega apertadinho nela.
Bjs
Bianca
Olá, boa noite, estou tentando fazer aqui, mas empaquei na parte das 11 carreiras nos primeiros dose pontos, porque não sei como devo cortar a lã, tem que dar nó? E como eu contínuo depois os 38 pontos com a lã cortada? Obrigada, amei a receitinha, só que nunca havia feito nada alem de cachecol
Nana
Obrigada Márcia :) Bjss
marcia
Adorei sua receita estava procurando uma bem facil
Nana
Lourdes, tenho um video sim, essa parte está no final do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oSgISjt8LRQ
Bjs
Lourdes Baldi
Eu não consegui entender o que voce quiz dizer com finalizar 4 ou 6 pontos na hora que está fazendo a aberrura da manga.. Eu estou tentando aprender tricotar e não entendi. Tem algum video mostra?
Paty_Gidi
Quando eles não estão afim não tem santo que convença! rsrs
Ficou lindinha a roupinha, não sei tricotar e nem crochetar, mas admiro quem faz!
bjus
Executiva de Panela
Aimê ficou linda e dá para perceber que gostou muito da roupinha! Beijos!