Aula Básica de Tricô {Craft}

Eu aprendi a tricotar com a minha avó:  eu sou canhota, ela era canhota e foi a maior herança que pude trazer para a vida adulta.

Quando sinto saudades daquele tempo que eu estava sempre ao seu lado, acompanhando cada ponto feito na agulha de tricô, pego a minha sacolas de lãs e agulhas e faço um pouquinho dessa arte tão maravilhosa.

O crochê eu aprendi com a minha mãe depois de velha mesmo, minha mãe é destra e nunca teve paciência (ou não sabia mesmo) como ensinar uma filha canhota a fazer alguma coisa com a lã. A única coisa que eu me lembro de pequena que ela me ensinou foi bordar, ela me dava um paninho com os traços de frutas e eu bordava.  O resto, foi colocando professores particulares mesmo, mas como boa ariana (ou criança), abandonei o curso de pintura em tecido e em vidros. Eu queria estar na rua, brincando com as criançadas e não ficar duas horas com uma professora falando “faz isso, faz aquilo e etc”, por mais estranho que seja, eu escolhi fazer aquelas aulas. Um dia espero, que eu me entenda.

Mas porque eu gostava tanto de tricotar quando criança? Pelo simples fato de poder fazer as roupas das minhas bonecas :)

Acredito que existam bastante gente que quer aprender a tricotar e a internet é maravilhosa!!

Separei alguns vídeos com o básico para quem são destras, para vocês irem treinando em casa:

Colocar pontos na agulha pode ser um bicho de sete cabeça, mas faça com calma, muita calma que você pega o jeito. Depois, vai fazer tão rápido que nem vai lembrar dos momentos “eu não sei colocar pontos na agulha…”.

Depois que aprendeu esse passo, o melhor ponto para aprender é o ponto tricô:

Bacana que no final desse vídeo ela ensina como finalizar o tricô, acho a parte mais bacana, é sério :)

Depois de treinar bastante o ponto tricô (quando falo bastante, é bastante mesmo viu?), você poderá arriscar o ponto meia, nada é o contrário do ponto tricô:

Esse vídeo não está tão bacana como da Ivy, mas o importante é vocês verem como é feito o ponto meia. Lembrando, que a parte lisa, é o ponto meia e a parte com relevo é o ponto tricô. Virou a agulha e está no relevo, faça o ponto tricô, virou a agulha e esta na parte lisa, faça o ponto meia :)

Para arrematar, sempre finalizo no ponto tricô, como a Ivy ensinou no vídeo acima.

Bem, essa aula foi para os destros (até porque não tem como eu ensinar um destro, sou canhota), amanhã quero colocar o vídeo para quem é canhoto :)

Será que ficará legal e vocês vão gostar? Estou com medo.

Mas rezamos e colocamos a cara para bater, já que comida, é o meu ponto mega forte.

Ps.: Quem é canhoto, para ver o vídeo ensinando como fazer tricô, clique aqui.

3 Comments

  • Sonia

    Que delícia estas aulas de tricô, amei.
    Gosto muito de fazer, mas sempre achava que não fazia o ponto certo. Vendo as aulas percebi que só preciso treinar mais.
    Um beijo, seu blog é uma delícia.

  • VANESSA TAKEUSHI

    Como é bom visitar o teu blog!!!
    Sempre tem coisas incríveis e maravilhosas!
    Obrigado pelos comentários e visitinhas em meu blog!
    Beijos e bom domingo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça