Limpar paredes sem estragar a tinta – Dia de Faxina

A postagem de hoje é para quem precisa de dicas para limpar paredes de uma forma correta!!

Sim, paredes precisam de faxina!

Não, você não precisa ir para “guerra” munida de vários produtos de limpeza, esponja especiais e etc. O que você precisará é de uma esponja macia, detergente neutro, panos de chão e no máximo, uma luva de latex para proteger as mãos.

A primeira coisa que você precisa saber:

A minha parede foi pintada com qual tipo de tinta?

Cada uma tem o seu cuidado, por isso, não adianta você querer limpá-las de um jeito e estragar a pintura da parede.

Tinta Fosca ou Sem Brilho? Tintas Acrílicas Laváveis?

Se a sua parede foi pintada com Tinta Fosca ou Sem Brilho, o principal cuidado é esfregar cuidadosamente aonde tiver uma mancha e passar um pano úmido logo em seguida.

Use detergente ou sabão neutro em uma esponja macia para tirar as manchas.

Tintas a base de água?

Nesse tipo de tinta é preciso ter cuidado, não esfregue as paredes e utilize um pano com detergente neutro para limpá-las.

 

Vamos limpar paredes?

Limpar paredes

Agora que você descobriu qual foi a tinta usada na sua casa, vamos descobrir quando é necessário limpar as paredes:

– Fique de olho nas manchas de mãos, pés (para quem tem criança) e de móveis. Limpe na hora que ver esse tipo de mancha na sua parede.

– Para quem usa cama sem cabeceira, tipo box, limpe uma vez por mês a “cabeceira fantasma”, para não manchar a parede com sujeira ou gordura do corpo. Essa dica também vale para quem tem cama encostada na parede.

– Passe a vassoura limpa na parede e no teto pelo menos uma vez por mês, para tirar possíveis teias de aranha, tufos e poeira que ficaram presas nas paredes.

– Eu ainda vou um pouquinho mais além, tenho costume de passar o aspirador de pó nas paredes. Principalmente nas paredes próximas que tem algum móvel, exemplo, mesas/escrivaninha, sofás e etc.

Limpar paredes

Aqui em casa, uma vez por ano faço uma “faxina” geral na parede, limpo a metade dela usando uma esponja macia, água e sabão neutro. Logo em seguida passo um pano molhado com água e detergente no rodo por toda a parede para tirar poeira e sujeiras e depois passo outro pano seco para secar a parede.

Faça essa faxina em dias ensolarados e deixe todas as janelas abertas, para ventilar bem a casa. Assim você evita mofo, bolor e paredes estufadas no futuro.

Alguém dentro da casa fuma?

Então fique de olho, as paredes amarelam mais rápido e esse tipo de faxina deve ser feita em período menos curto. Mesmo assim, evite ficar limpando toda hora, não é recomendável.

Atenção: nenhuma limpeza é recomendada em paredes que tenham sido pintadas em menos de 30 dias, pois sua coloração pode ser afetada.

Não esqueça de limpar o rodapé quando fizer essa faxina nas paredes, usando esponja com água e sabão neutro. Depois é só passar um pano no rodapé e no chão para tirar o resto de água e sabão que ficou dessa faxina.

Lembrando que rodapés é necessário tirar o pó que fica na superfície toda vez que você varrer e passar o aspirador de pó na casa. Caso seja necessário, passe também um pano molhado para tirar sujeiras mais grossas.

Mas Naninha, quando tem bolor ou mofo na parede?

Em São Paulo eu sofria com isso na parede do banheiro, elas eram meio azulejos e a parte de cima tinta branca comum.

Para ajudar não existia janela, não entrava luz e nem rolava uma ventilação. Pensa no drama: banhos quentes e muito, mas muito vapor. Logo, a parte que estava pintada ficava mofada, principalmente perto do chuveiro.

Se o mofo é aquele “caso simples”, que dá para tirar com a faxina, você vai precisar: alvejante com cloro e água (em geral na proporção de uma parte de alvejante para três partes de água) e detergente neutro. Com uma escova de cerdas duras, esfregue a área escurecida e depois, enxágüe.

Existem produtos para tirar “caso complicados”, mas eu nunca usei e nem sei qual poderia indicar. Provavelmente, vende no mercado, só ler os rótulos dos produtos e descobrir qual é ideal para esse tipo de caso.

Para quem sofreu (ou sofre) de infiltração, infelizmente, terá que contratar um pedreiro/pintor para arrumar a parede e pinta-la novamente.

Outra coisa que eu sofria muito em São Paulo, as paredes do apartamento ficavam úmidas em dias chuvosos e demoravam para secar. Lembro do terror que eu sofria, já que eu pintei a parede do quarto de azul e toda vez, tinha que ficar passando pano para tirar manchas de umidade (sentiram o drama?).

Nesse caso, pinte as paredes com tintas especiais para esse caso, que contenha um fungicida. O ideal é contratar um pintor e pedir para ele também fazer um serviço especial para casos desse tipo, para evitar que a umidade chegue na parte interna da casa.

Se você gostou dessa postagem Limpar paredes sem estragar a tinta – Dia de Faxina, compartilhe nas suas mídias sociais e aos seus amigos.
Não esqueça, de seguir o blog Manga com Pimenta nas Mídias Sociais. :)

Não esqueça de participar da Comunidade do Manga com Pimenta do Google Plus. Clique aqui para participar! Vamos trocar receitas, dicas, postagens e prosear um pouco.

Também siga o meu perfil no Google Plus: +NanaRicchetti e no instagram @blogmangacompimenta confira as ultimas novidades por lá.

16 Comments

  • Adriana

    Aqui estou com esse problema, a casa é nova na verdade é um sobradinho pequeno, e esta pintado so por dentro, por fora ainda nao terminamos de fazer esta sem pintura, ai dias de chuva e frio mofa quase todas as paredes aff eu vou ter que limpar e as de dentro que bao pega chuva esta suja de maos essas coisas vou leva um.mes so nisso kkķ

  • Nana - Manga com Pimenta

    Oi Monica, tudo bom?

    Eu passei por isso quando morava em São Paulo, principalmente no verão com o calor e as chuvas do final de tarde. As minhas paredes que eram azul escuras, ficavam manchas brancas, é horrível né?! Eu passava um pano com água e cloro para amenizar, era todo dia!
    Infelizmente é necessário fazer um tratamento e pintar com tinta antimofo para resolver isso de vez.

    Beijos

    Nana

  • Monica

    Olá , amei seu blog. Minha parede do quarto está cheia de mofo, por conta desse período de muita chuva e frieza. A tinta não é lavável, como faço pra remover o mofo sem estragar a pintura, só até passar esse período de chuvas e poder fazer um tratamento na parede externa e interna.

    Desde já agradeço!

  • Leandro

    Gostei do seu artigo, achei interessante.
    Vou começar a acompanhar seu blog.
    Esse tipo de conteúdo me ajuda.

  • Nana

    Oi Ronilda,

    eu limpei aqui em casa com água e sabão, passando um pano logo depois que a bomba de leite espirrou e sujou as paredes.

    Abraços.

  • Nana

    Agatha,

    infelizmente não posso te ajudar, já que aqui em casa é taco de madeira.

    Mas já deu uma olhada no site do fabricante? Eles sempre explicam a melhor forma de limpar o produto.

    Abraços.

  • Nana

    Oi Paula, provavelmente terá que repintar :(

    Agora se for em um lugar que dê para colocar um móvel ou esconder com um quadro aproveite essas opções.

    Bjs

  • Paula

    Olá
    mt boa as dicas.
    limpei a parede com detergente e a esponja, mas acho que forcei mt e saiu um pouco da tinta… a solução agora é só uma nova pintura ?

  • Nana

    Jane, tenta limpar com algum produto de limpeza que tem anti-mofo, mas já aviso: qualquer chuva, esse mofo volta.

    Eu já sofri com isso de ter parede de outra cor e quando chovia, ela ficava “branca” de mofo.

    Ideal é fazer um tratamento e pintura especial na parede, com tinta anti-mofo.

    Bjs

  • Jane Rodrigues

    Boa tarde as paredes da minha casa são laranja e outras roxa mas tem algumas partes com mofo .Como posso limpara sem estragar , faz só 01 que pintamos e paguei a tinta cara só por ser cor escura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça