Sua alimentação e o Sal {Pressão Alta}

Um tempo atrás eu fiz uma postagem falando que eu estava com Pressão Alta e por isso dei uma sumida no blog e etc tal.

Hoje eu quero falar sobre hipertensão :)

É uma doença crônica e não tem cura. Quando não tratada, pode aumentar o risco de problemas como: infarto, derrame ou comprometimento renal. Abaixo um vídeo explicando melhor sobre o que é a Pressão Alta e mudanças de hábitos.

Mas calma aí, não acabou a postagem e sim, quero deixar um alerta para todas as pessoas que acompanham o blog Manga com Pimenta!!!

Você pensa:

“Ah, mas eu tenho uma alimentação ideal, faço muita coisa em casa e não como besteira na rua…”

Ai que mora o perigo, o que você achava que estava a salvo, na verdade não está.

Depois que eu descobri a minha doença, comecei a olhar atrás de tudo e qualquer embalagem alimentícia a quantidade de sódio e me assustei.

Vocês já conferiram a quantidade de sódio que vem em um sachê de molho de tomate?

Sabe essas sopinhas prontas que você compra só para matar a fome de noite? Já viram a quantidade de sódio? Até o pão que você compra no mercado, já olhou as informações nutricionais?

Depois do susto, comecei a fazer o meu próprio molho, minha própria sopa, meu próprio pão e assim por diante.

Ah, você não vive sem milho?

No mercado tem pacotes de milhos e outros legumes “in natura” congelados. Você também pode comprar o milho fresco, cozinhar e congelar. A ervilha você encontra ela fresca na sessão de hortifruti e distratada também no mercado ou na feira.

<h2>Pressão Alta</h2>

Um exemplo ideal para retratar aqui no blog é o seu café da manhã:

Todos os leites vendidos no mercado contém sódio.

Sempre pesquise atrás da embalagem de qualquer leite e veja a quantidade de sódio, qual vem com mais ou com menos. Esse que compramos é leite integral de saquinho e tem 80 mg por 200 ml.

Agora você está acostumado a colocar achocolatado no seu leite, vejam a seguinte informação:

<h2>Pressão Alta</h2>

pressao-2

Essas são as informações nutricionais de dois achocolatados mais vendidos no país.

Você já tem 80 mg de sódio vindo “do meu” leite, certo?

Agora adiciona 2 colheres de sopa de achocolatados no leite (somando 28 mg de sódio a 80 mg), logo você consumiu 108 mg de sódio…

Ah sim, se você realmente colocar 2 colheres de sopa, tem gente que coloca muito mais.

Imagina a quantidade de sódio do pãozinho, da manteiga ou margarina, do queijo, do presunto e assim por diante, somando com os 108 mg do leite. Deu até arrepio, não é?

Existem várias formas de mudarmos a nossa alimentação sem pesar no bolso e dando saúde para nós e nossa família.

Depois da minha doença (que é silenciosa realmente), comecei a trocar todos esses itens industrializados por produtos “in natura”. O meu café da manhã é sempre uma batida/vitamina de fruta. Faz já uns 4 meses que evito tomar achocolatado e olha que eu era viciada, tomava sempre de manhã e na hora de ir dormir.

Cheguei a tomar 2 vezes esse mês mas em pouca quantidade, só para matar saudades!

Outro produto que faz tempo que não entra aqui em casa é molho de tomate, a média é de 400 a 500 mg de sódio. Hoje se eu como algo com molho pronto, sinto o salgado do prato na hora na minha boca.

“Ah Naninha, mas devemos olhar também a quantidade de sal que colocamos na comida…”

Olha, amigos leitores, você coloca muito pouco sal quando prepara a sua alimentação do que você imagina. Claro, existem exceções, tem gente que adora exagerar no sal.

Você normalmente faz a quantidade de arroz para um número “x” de pessoas ou/e para durar alguns dias?

Se você coloca uma colher de chá rasa (bem rasa) de sal no arroz, a quantidade será dividida para esses dias e para o número “x” de pessoas na sua casa.

Isso para o arroz temperado com alho, cebola e sal, sem usar aqueles temperos prontos.

O feijão é a mesma coisa e assim por diante.

A quantidade de sal de uma refeição feita em casa perto dos produtos industrializados que consumimos todos os dias, é bem pouquíssimo.

“Ah, mas eu como peito de peru ou de frango. Que é super saudável Naninha…”

Engano seu, grande engano seu. Isso é que as industrias querem que você pense!!

Sabe quanto tem de sódio em duas fatias de peito de peru?

Chega a ter 300 a 500 mg de sódio…

Ah, você deve ter ficado de olho apenas nas calorias, não é?

Realmente, tem pouca calorias considerado a muitas coisas por aí, mas vale a pena você preparar um filé de frango quando estiver a fim de comer um sanduíche, do que usar e abusar do peito de peru ou de frango que compramos no mercado.

“Naninha, como está essa mudança na sua alimentação? Está sendo fácil?”

Sim, está super fácil porque eu fui criada nessa forma (claro, mamãe cometeu alguns erros, exemplo o molho de tomate), só estou corrigindo algumas coisas e melhorando outras. Mas se eu estou com vontade de comer em algum fast food, eu vou lá e como, desde que seja uma vez por mês.

O famoso churrasco gaúcho, já comi e não alterou a minha pressão depois que comecei o tratamento. Só que não como todo final de semana, evito ao máximo e deixo também uma vez por mês e olhe lá.

O que você pode fazer, é trazer os pedaços de frangos temperados e pedir para o “assador” fazer para ti. É chato, eu acho, mas é melhor comer saudável do que ter um infarto.

Também comecei a caminhar “quase” todos os dias. Normalmente uma hora a duas horas no período da manhã… mas ainda não me apaixonei por caminhadas, estou tentando… juro que estou.

Bem, vou ficar por aqui, a postagem está gigante e na quinta-feira vou contar sobre as minhas consultas médicas e com a nutricionista.

Ps.1: todos legumes, frutas e folhagens contém também sais minerais. Perguntei para minha nutricionista se era necessário contar a quantidade na minha dieta e ela falou que não, é apenas os alimentos industrializados e que adicionamos nos alimentos feitos em casa.

Ps.2: Procure um médico para ver como está a sua pressão e realizar o controle da mesma todos os anos :)

7 Comments

  • Nana

    Viviane, procura uma nutricionista (tem posto de saúde e faculdades com preços bacanas), ela pode te ajudar com alimentos da sua região. Olha, aqui também tem muita coisa que nunca vi na feira e até me dá saudade. Esses dias fiquei com vontade de comer goiaba e reparei que nunca vi na feira para vender… olha que doce de goiaba tem de monte por aqui. Vai saber.

    Bjs

  • Viviane.souza36@hotmail. Com

    Moro em Recife… Aqui pra se compra um simples brócolis é um sacrifício, muitoooo caro!!! Beringela, abobrinha, couve flor, e tem certas verduras não vi ainda por aqui, amo legumes e verduras,tenho pressão alta também… Mas infelizmente, comprar certas verduras se torna difícil por é muito caro ou são raros na feira…

  • Edvania s santos

    Eu tenho pressão alta a minha tbm é silenciosaas me cuido, mesmo assim vou ficar atenta em algumas coisas que n prestava muito atenção era no leite em caixa.

  • lili

    Tenho pressão normal,mas não abuso. Tenho arrepios quando vejo aqueles quadradinhos de tempero pronto- deveria ser proibido! Legal você ter feito esse alerta!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça