ovo de pascoa de chocolate branco caseiro com recheio de ganache e brigadeiro

Ovo de páscoa branco recheado

Se você é um amante de chocolate branco e está procurando uma receita irresistível para surpreender seus amigos e familiares, o ovo de páscoa recheado com ganache e brigadeirinhos podem ser a escolha perfeita. Essa receita combina a doçura do chocolate branco com a cremosidade do recheio de ganache, criando uma combinação de sabores que certamente irá agradar ao paladar mais exigente. Neste post, vamos mostrar o passo a passo completo para preparar esses ovos recheados deliciosos e surpreendentes.

A Páscoa é uma época especial do ano, que traz consigo uma série de tradições e costumes em todo o mundo. Entre elas, a tradição de presentear amigos e familiares com ovos de Páscoa é uma das mais populares. E, para quem gosta de colocar a mão na massa, fazer ovos de Páscoa caseiros é uma ótima maneira de tornar a celebração ainda mais especial e personalizada. Além de ser uma atividade divertida e criativa, a fabricação de ovos de Páscoa caseiros permite que você escolha os ingredientes, sabores e decorações que mais gosta. Neste post, vamos explorar algumas dicas e truques para ajudá-lo a fazer ovos de Páscoa caseiros deliciosos e bonitos.

ovo de chocolate branco caseiro

Primeira etapa, preparar as casquinhas de chocolate branco

O que é temperar o chocolate?

O temperar o chocolate é um processo que envolve derreter o chocolate, resfriá-lo e aquecê-lo novamente a uma temperatura específica. Isso ajuda a garantir que o chocolate tenha a textura certa, brilho e que derreta na boca. O processo também ajuda a evitar que o chocolate fique com manchas brancas (também conhecidas como bloom) ou granulado.

O chocolate é composto por cristais de gordura, que podem se transformar em diferentes formas. Quando o chocolate é derretido, esses cristais são destruídos. Quando o chocolate é resfriado, os cristais de gordura começam a se formar novamente, e é aí que a temperagem se torna importante. Se o chocolate não for temperado corretamente, ele pode ter uma textura granulada ou quebradiça e pode derreter nas mãos.

Quais são as ferramentas necessárias para temperar o chocolate?

Para temperar o chocolate, você precisará de algumas ferramentas. Aqui estão os itens essenciais:

  • Chocolate: Escolha um bom chocolate de qualidade para obter o melhor resultado possível. O chocolate deve ter pelo menos 60% de cacau.
  • Termômetro: Um termômetro de cozinha é necessário para verificar a temperatura do chocolate. Você pode usar um termômetro de leitura instantânea ou um termômetro digital.
  • Panela: Use uma panela pequena e pesada para derreter o chocolate em banho-maria.
  • Tábua de corte ou superfície de trabalho: Você precisará de uma superfície limpa e plana para espalhar o chocolate derretido e temperado.
  • Espátula de metal: Uma espátula de metal é útil para mexer o chocolate e espalhá-lo sobre a superfície de trabalho.
  • Formas de ovo de Páscoa: Você precisará de formas de ovo de Páscoa para moldar o chocolate temperado. Nessa receita utilizei a forma para mini ovos.
  • Papel-manteiga: Use papel-manteiga para cobrir as formas de ovo de Páscoa.
  • Luvas: Use luvas de látex para proteger suas mãos ao manusear o chocolate temperado.

Como temperar o chocolate?

Aqui está um guia passo a passo para temperar o chocolate:

Passo 1: Derreta o chocolate branco em banho-maria

  • Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela de vidro resistente ao calor e que se encaixe perfeitamente na sua panela, a borda da tigela precisa cobrir perfeitamente a boca da panela para que não escape vapor e prejudique o seu chocolate.
  • Em seguida, coloque a tigela sobre uma panela média ou grande com água quente, certificando-se de que a tigela não toque na água.
  • Aqueça a água em fogo médio, mexendo o chocolate ocasionalmente com uma espátula. O vapor da água quente irá aquecer a tigela e derreter o chocolate suavemente.

Passo 2: Resfrie o chocolate

Depois que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela do banho-maria. Coloque-a em uma superfície plana e seca e comece a resfriar o chocolate, mexendo constantemente com a espátula. O objetivo aqui é resfriar o chocolate até que ele comece a endurecer nas bordas da tigela, mas ainda esteja derretido no centro.

Passo 3: Aqueça o chocolate novamente

Depois que o chocolate começar a endurecer nas bordas da tigela, coloque-a novamente no banho-maria. Aqueça a tigela no banho-maria novamente, mas certifique-se de que a água não ferva e não toque na tigela. Mexa o chocolate com uma espátula até que todo o chocolate tenha derretido novamente e a temperatura esteja em torno de 28˚C.

Passo 4: Teste o chocolate

Para verificar se o chocolate está temperado corretamente, faça um teste de aderência. Coloque uma pequena quantidade de chocolate em uma superfície limpa e seca como um pires por exemplo. Deixe o chocolate esfriar por 5 minutos na geladeira. Se o chocolate tiver um brilho liso e não derreter facilmente, ele está temperado corretamente.

Passo 5: Use o chocolate temperado para preparar a casca do ovo de páscoa

Depois de verificar que o chocolate está temperado corretamente, use-o para preparar a casquinha dos ovos.

Resumindo:

Chocolate branco:
No banho maria 40ºC
Baixar 24ºC
Subir a 28ºC.
Trabalhar entre os 27ºC e os 28ºC.

Uma observação válida. Se quiser resfriar seu chocolate mais rapidamente, em vez de agitar o chocolate no próprio recipiente, verta ele sobre uma pedra de mármore limpa e completamente seca. Com o chocolate na pedra e com auxílio de uma espátula de metal, misture o chocolate para que baixe a temperatura, aferindo com um termômetro até que chegue aos 24˚C. Em seguida verta de volta para o recipiente do banho maria para subir a temperatura novamente.

Como moldar a casca do ovo de páscoa

Moldar ovos de Páscoa em casa pode parecer uma tarefa difícil, mas na verdade é bastante simples. Aqui estão os passos básicos para moldar ovos de Páscoa caseiros:

Materiais necessários:

  • Forma de ovo de Páscoa
  • Chocolate temperado
  • Colher ou espátula
  • Pincel culinário
  • Papel manteiga
  • Confeitos ou outros enfeites (opcional)

Passo 1: Prepare a forma de ovo de Páscoa Se você estiver usando uma forma de ovo de Páscoa de plástico, lave-a com água morna e seque completamente. Certifique-se de que a forma esteja limpa e completamente seca antes de começar a usá-la.

Passo 2: Preencha a forma de ovo de Páscoa com o chocolate branco temperado Coloque duas colheres cheia de chocolate temperado na forma e use uma espátula ou pincel de silicone para espalhar o chocolate uniformemente em toda a forma. Certifique-se de que o chocolate cubra todas as áreas da forma e esteja espalhado uniformemente. Depois de preencher uma metade da forma, vire-a de cabeça para baixo e deixe o excesso de chocolate escorrer. Repita o processo na outra metade da forma. Leve para a geladeira para cristalizar por 10 minutos. Repita esse processo por outras 3 vezes, ou até que a casquinha esteja em uma espessura suficiente.

Com esses passos simples, você pode facilmente moldar seus próprios ovos de Páscoa caseiros e personalizá-los de acordo com suas preferências. Lembre-se de usar chocolate de qualidade e temperado corretamente para obter melhores resultados.

Como armazenar cascas de ovo de páscoa

Para conservar as cascas de ovos de chocolate caseiros por um período prolongado, é importante armazená-las corretamente para que não percam sua textura e sabor. Aqui estão algumas dicas úteis para conservar as cascas de ovos de chocolate caseiros:

  1. Armazene em local fresco e seco: O local de armazenamento das cascas de ovos de chocolate caseiros é muito importante. Armazene as cascas em um local fresco e seco, longe da luz solar direta e de fontes de calor. O chocolate derrete facilmente quando exposto ao calor, portanto, armazene as cascas em um local com temperatura ambiente fresca e constante.
  2. Mantenha afastado de odores fortes: O chocolate é poroso e pode absorver odores facilmente. Portanto, armazene as cascas de ovos de chocolate caseiros longe de outros alimentos com forte odor, como queijos, carnes e especiarias.
  3. Evite a umidade: O chocolate pode ser afetado pela umidade, que pode fazer com que as cascas fiquem pegajosas ou molhadas. Para evitar isso, armazene as cascas em um recipiente hermético com um pacote de sílica gel ou arroz seco para absorver a umidade.
  4. Não os refrigere: O chocolate pode absorver a umidade da geladeira e isso pode fazer com que as cascas fiquem pegajosas ou com manchas brancas. Armazene as cascas de ovos de chocolate caseiros em temperatura ambiente, em vez de refrigerá-las.
  5. Use em até um mês: As cascas de ovos de chocolate caseiros geralmente duram cerca de um mês se armazenadas corretamente. Por isso, é importante verificar a data de validade do chocolate utilizado para garantir que as cascas de ovos de chocolate caseiros sejam consumidas antes do prazo de validade.

Seguindo essas dicas, você pode armazenar corretamente as cascas de ovos de chocolate caseiros por um período prolongado e garantir que elas mantenham sua textura e sabor por mais tempo

Com as casquinhas prontas está na hora de pensar no recheio.

Para o recheio dos ovinhos o céu é o limite. Esse ovo de páscoa de chocolate branco é docinho e recebe bem vários sabores. Ganache + brigadeiros em sua versão mini podem receber diversos sabores. Por exemplo:

  • AMENDOIM -Ganache de pasta de amendoim com brigadeiro de paçoca
  • OREO – Prepare uma ganache de chocolate branco com baunilha + brigadeiros de oreo
  • MEIO AMARGO – Uma ganache de chocolate meio amargo com brigadeirinhos confeitados com raspas de chocolate meio amargo
  • LIMÃO – Ganache de chocolate branco com raspas de limão, utilize as raspas também para preparar os brigadeiros.

Hoje vou te ensinar os recheios que mais gosto para rechear os ovos de páscoa de chocolate branco.

ovo de chocolate branco caseiro
ovo de pascoa caseiro feito com recheio de bicho de pé

O recheio de ganache de chocolate branco que vai rechear a base do nosso ovo de páscoa e a segunda versão é uma adaptação da ganache de chocolate branco para transforma-la em ganache de morango que deixa com sabor de bicho de pé.

Para finalizar e deixar seu ovo de páscoa ainda mais bonito finalize com mini brigadeirinhos.

como fazer ovo de pascoa caseiro recheado

Ovinhos de chocolate branco recheados com ganache e brigadeirinhos

Ariana Pazzini
Aprenda a rechear ovos de páscoa caseiros com ganache e brigadeiros. Um presente perfeito para a páscoa
Preparo 2 horas
Cozimento 0 minutos
Tempo Total 2 horas
Prato Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 8 mini ovos

Equipamento

  • 8 forminhas para ovo de pascoa pequenos

Ingredientes
  

Para as casquinhas

  • 500 g de chocolate branco derretido temperado e moldado

Para a ganache

  • 200 g chocolate branco derretido
  • 150 g de creme de leite
  • 1 colher (de sopa) de rum ou conhaque
  • 20 g de pó para sorvete de morango o da Marvi sabor morango silvestre é o que eu uso e amo! (somente para a versão bicho de pé)

Brigadeiro branco

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
  • 20 g de pó para sorvete de morango o da Marvi sabor morango silvestre é o que eu uso e amo! (somente para a versão bicho de pé)
  • 4 colheres (de sopa) de leite ninho

Modo de Preparo
 

  • Tempere o chocolate branco como descrito acima e prepare 16 mini casquinhas de ovos de páscoa e reserve

Instruções para a ganache de chocolate branco:

  • Misture todos os ingredientes da ganache até que esteja homogêneo ( na versão do ovinho recheado com bicho de pé utilize o pó para sorvete sabor morango)
  • Transfira para um saco de confeitar e recheie somente 8 partes dos seus ovinhos (as outras 8 serão para cobrir a parte recheada.) fazendo uma cama para receber seus docinhos. Não coloque até o topo, metade da cavidade já é suficiente
  • Leve para a geladeira para firmar o ganache por 1 hora.

Instruções para os brigadeiros:

  • Coloque o leite condensado, a manteiga e se estiver fazendo a versão bicho de pé o pó para sorvete de morango em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sem parar por todos os lados e fundo para não pegar até que atinja consistência de brigadeiro, transfira para um prato untado e deixe esfriar.
  • Faça bolinhas pequeninas, pelo menos metade do tamanho de um brigadeiro de festa, passe as bolinhas pelo leite ninho.

Montagem

  • Empilhe seus docinhos dentro da casquinha recheada com ganache, fazendo um pequeno morrinho que se encaixe com a casquinha que irá cobrir (deixe o centro mais alto!).
  • Feche com a outra parte do ovinho e acomode ele em uma embalagem bem linda de ovo de colher, inclua uma colher de chá e presentei todos os amigos.

Notas

Você pode dividir a ganache em duas partes e preparar uma parte com o pó de morango e outra não.
Mude o leite em pó por qualquer cobertura que você quiser. Chocolate ralado, confeitos, açúcar de confeiteiro, etc
Depois de pronto consuma em uma semana.
As casquinhas podem ser preparadas com bastante antecedência. 
Palavra-chave ovo caseiro, ovos caseiros, ovos de páscoa, ovos recheados

Erros comuns ao temperar chocolate e moldar o ovo de páscoa

Temperar chocolate pode ser um processo delicado, e há alguns problemas comuns que podem ocorrer durante o processo. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que podem ocorrer ao temperar o chocolate.

  1. O chocolate não derreteu completamente: Se o chocolate não derreter completamente, pode ser devido a umidade ou excesso de calor. Nesse caso, a melhor solução é retirar o chocolate do banho-maria e mexer vigorosamente até que todo o chocolate derreta. Se ainda houver pedaços sólidos, coloque-o novamente em banho-maria e continue mexendo até que tudo derreta.
  2. O chocolate ficou granulado ou espesso: Isso pode acontecer se a temperatura do chocolate cair. Para corrigir isso, volte o chocolate ao calor do banho maria, aferindo a temperatura mexendo vigorosamente até que o chocolate fique liso e brilhante e chegue na temperatura correta.
  3. O chocolate moldado não está brilhante: Se o chocolate não ficar brilhante após temperado, pode ser devido a uma temperatura incorreta ou excesso de manipulação. Nesse caso, você pode derreter e temperar o chocolate novamente para depois enforma-lo novamente.
  4. O chocolate endureceu rapidamente: Isso pode acontecer se o chocolate esfriar muito rapidamente devido a temperatura do ambiente. Para corrigir isso, aqueça suavemente o chocolate até que ele derreta novamente, e então siga o processo de temperagem novamente.
  5. O chocolate está grudento ou mole: Isso pode acontecer se o chocolate não for temperado corretamente. Para corrigir isso, aqueça o chocolate levemente até que ele derreta novamente e siga o processo de temperagem novamente, garantindo que a temperatura seja mantida correta durante todo o processo.
  6. O chocolate desenvolveu manchas brancas: Essas manchas podem ocorrer quando o chocolate é armazenado incorretamente ou exposto a temperaturas extremas. Para corrigir isso, aqueça suavemente e em seguida, siga o processo de temperagem novamente.

Ao temperar chocolate, é importante ser paciente e seguir o processo cuidadosamente. Se surgir um problema, não desista – existem muitas maneiras de corrigi-lo e obter um resultado final delicioso e bonito.

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça