bolo de banana com aveia sem gluten

Bolo de Banana e Aveia Sem Glúten

Bolo de banana é algo tradicional aqui em casa sempre que temos bananas super maduras na fruteira. É a primeira receita que me vem a mente. Afinal bolos são guloseimas deliciosas, perfeitas para qualquer ocasião ou apenas para satisfazer sua vontade de comer doces. No entanto, para pessoas com alergia ao glúten ou doença celíaca, encontrar deliciosas receitas de bolo sem glúten pode ser um desafio. Felizmente, o bolo de banana sem glúten é uma alternativa saudável às receitas de bolo tradicionais.

Neste post, compartilharemos uma receita de bolo de banana e aveia sem glúten, fácil de fazer e perfeita para todos, inclusive para quem tem alergia ao glúten ou doença celíaca.

Basta usar aveia em flocos livres de glúten. Algumas marcas comercializam em embalagens lacradas, livre de contaminação, essa informação você encontrará na embalagem.

Esse bolo vai bem tanto no café da manhã quanto no lanchinho da tarde. Fica bem macio, úmido e delicioso, com cheirinho e sabor de banana mesmo. Quanto mais madura a banana, mais docinho fica o bolo. Pode usar a variedade de banana que tiver em casa. 

bolo de banana e aveia sem gluten

Bolo de banana com aveia sem glúten

Ariana Pazzini
Uma receita de bolo de banana sem farinha de trigo. Esse. bolo combina com café da manhã de domingo ou simplesmente um bolinho para matar a vontade de um docinho no meio da tarde.Uma receita para um delicioso bolo de banana sem farinha de trigo é a adição perfeita para qualquer café de domingo de manhã quando começas o teu dia ou como um lanche a meio da tarde quando precisas de um doce. Este bolo não só é incrivelmente simples de fazer, como também saboroso, leve e úmido.
Preparo 20 minutos
Cozimento 40 minutos
Tempo Total 1 hora
Prato Café da Manhã, Café da Tarde
Cozinha Brasileira
Porções 10 fatia

Ingredientes
  

  • 2 und bananas maduras 300 g
  • 2 und ovos
  • 1/4 xícara (de chá) de óleo vegetal
  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo peneirado
  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó
  • 1 pitadinha Canela em pó a gosto opcional

Modo de Preparo
 

  • Preaqueça o forno a 180 ºC.
  • Unte com óleo uma fôrma retangular (24 cm x 10 cm). Reserve.
  • Descasque a banana e corte em pedaços menores. Coloque no liquidificador e adicione os ovos, óleo, aveia, açúcar e canela em pó. Bata bem até formar um creme grosso e homogêneo.
  • Por último, adicione o fermento e bata novamente até misturar bem.
  • Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.
  • Retire o bolo do forno e espere esfriar para desenformar.
Palavra-chave bolo de aveia, Bolo de Banana, bolo sem gluten

Dicas para que seu bolo de banana e aveia saia perfeito:

bolo de banana e aveia super saudavel
  1. Certifique-se de que as bananas estão maduras: bananas maduras são mais doces e mais fáceis de misturar no liquidificador. Se suas bananas não estiverem maduras o suficiente, o bolo pode não ficar tão doce quanto o esperado.
  2. Utilize uma fôrma retangular adequada: certifique-se de que a fôrma que você vai utilizar tem as dimensões (24 cm x 10 cm) que é a medida de uma forma de bolo inglês, isso ajudará a garantir que o bolo cozinhe de maneira uniforme e não fique muito fino ou alto demais.
  3. Prepare a fôrma corretamente: unte a fôrma com óleo vegetal para evitar que o bolo grude. Uma dica é utilizar papel manteiga no fundo da forma para facilitar a retirada do bolo depois de assado.
  4. Misture bem os ingredientes: bata bem todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, até obter um creme homogêneo e grosso. Adicione o fermento apenas no final e bata novamente para misturar.
  5. Ajuste o tempo de cozimento: o tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno e o tamanho da forma. Portanto, fique de olho no bolo depois de 30 minutos no forno e verifique se um palito inserido no centro do bolo sai limpo.
  6. Deixe o bolo esfriar antes de desenformar: após assado, deixe o bolo esfriar por alguns minutos dentro da forma antes de desenformar. Isso ajudará a evitar que o bolo quebre ou desmonte.
  7. Armazene corretamente: se você não consumir todo o bolo imediatamente, armazene-o em um recipiente hermético e mantenha-o na geladeira por até 5 dias. Você também pode congelá-lo por até 3 meses. Apenas certifique-se de embrulhá-lo firmemente em filme plástico e armazená-lo em um recipiente hermético. Para descongelar, deixe o bolo em temperatura ambiente por algumas horas antes de servir.

Ideias de variações que você pode experimentar:

  1. Adicione frutas secas ou nozes: você pode adicionar algumas passas, cranberries ou nozes picadas para dar mais sabor e textura ao bolo.
  2. Troque o açúcar mascavo por mel: se você quiser uma opção mais natural, pode substituir o açúcar mascavo por mel na mesma proporção.
  3. Adicione especiarias: além da canela, você pode experimentar adicionar outras especiarias, como noz-moscada, gengibre em pó ou cardamomo, para dar mais sabor ao bolo.
  4. Troque a aveia por outra farinha: se você não tiver aveia em casa ou quiser experimentar algo diferente, pode tentar usar quinoa em flocos, farinha de amêndoa ou farinha de coco no lugar da aveia.
  5. Use diferentes tipos de bananas: ao invés de usar apenas bananas, experimente combinar diferentes tipos de bananas, como a banana nanica e a banana prata, para dar um sabor diferente ao bolo.
  6. Adicione cacau em pó: se você quiser um bolo de banana com sabor de chocolate, adicione algumas colheres de cacau em pó à massa.
  7. Troque o óleo vegetal por manteiga de amendoim: se você quiser uma opção mais saudável, pode substituir o óleo vegetal por manteiga de amendoim, que é rica em gorduras saudáveis e proteínas.

Lembre-se de que essas são apenas algumas ideias e você pode usar sua criatividade para criar outras variações de ingredientes que combinem com o seu gosto e estilo de vida.

Em conclusão, esta receita de bolo de banana e aveia sem glúten é uma alternativa deliciosa e saudável às receitas de bolo tradicionais. É fácil de fazer, aceita bem variações para personalizar a seu gosto e você pode se deliciar sem culpa. Então, da próxima vez que você estiver desejando algo doce, experimente esta receita. Temos certeza que você vai adorar!

Outras receitas sem glúten aqui do blog que você pode gostar:

Torta de Alho-poró e Bacon com base de Batata - uma torta sem glúten (sem farinha), deliciosa para servir no final de semana!
Pão de Mandioca e Polvilho - Para um lanche delicioso com a família ou para levar na marmita!

Salve essa receita de bolo de banana sem glúten no pinterest para fazer depois:

bolo de banana e aveia, sem gluten

Obrigado por chegar até aqui!


Se gostou dessa Receita, compartilhe nas suas mídias sociais.
E se você fez essa receita e vai postar aquela foto orgulhosa no instagram, adicione a hashtag #blogmangacompimenta, adoramos ver as fotos e resultados de vocês :)
Se restou qualquer dúvida, ou deu um toque especial e diferente ao preparar essa receita na sua cozinha, deixe um comentário aqui no blog! Esse contato próximo que temos por aqui faz do blog Manga com Pimenta uma comunidade completa. O seu comentário ou dúvida pode ajudar outros leitores, então não se esqueça de comentar e se possível classificar nossa receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça