como fazer iogurte com leite desnatado

Como fazer iogurte desnatado em casa

Já pensou em fazer seu próprio iogurte com leite desnatado em casa? Pois bem, hoje trago uma proposta deliciosa e saudável que vai te ajudar a dominar a arte de fazer iogurte caseiro. Ao longo deste artigo, você vai aprender tudo sobre os benefícios do iogurte com leite desnatado, o papel do fermento láctico na produção de iogurte e, claro, como fazer essa delícia em casa.

Além disso, vamos explorar dicas para aperfeiçoar seu iogurte caseiro e ideias de cafés da manhã saudáveis e saborosos com iogurte desnatado. E não para por aí! Também vou te ensinar como adicionar frutas ao seu iogurte para um toque nutritivo, como armazenar e conservar seu iogurte caseiro e quais são as melhores opções de iogurtes desnatados industrializados disponíveis no mercado.

como fazer iogurte com leite desnatado

Entendendo o iogurte com leite desnatado e seus benefícios

O iogurte com leite desnatado, é uma opção mais leve e com menos gordura que o iogurte tradicional feito com leite integral. Além de ser uma opção deliciosa, ele traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, podemos destacar:

  1. Baixo teor de gordura: O iogurte com leite desnatado tem menos gorduras saturadas que o iogurte feito com leite integral, sendo uma opção mais saudável para quem busca reduzir o consumo de gordura na alimentação.
  2. Rico em proteínas: Ele mantém a quantidade de proteínas presente no leite integral, o que faz do iogurte desnatado uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, importantes para a manutenção e construção dos músculos.
  3. Fonte de cálcio e outros minerais: Assim como o iogurte tradicional, o iogurte desnatado é uma ótima fonte de cálcio, fósforo e magnésio, minerais essenciais para a saúde dos ossos e dentes e para a manutenção das funções neuromusculares.

O papel do fermento láctico na produção de iogurte

O fermento láctico, também conhecido como lactobacilos, é o grande responsável pela transformação do leite em iogurte. Essas bactérias benéficas atuam na fermentação do açúcar do leite, a lactose, produzindo ácido láctico. Esse processo confere ao iogurte sua textura característica e sabor levemente ácido.

Além disso, o fermento láctico também contribui para a digestibilidade do iogurte, uma vez que ajuda a quebrar a lactose presente no leite

como fazer iogurte com leite desnatado

Como fazer iogurte desnatado em casa

Ariana Pazzini
É possível fazer iogurte light em casa. Prepare essa receita de iogurte caseiro com leite desnatado e se delicie no café da manhã ou em receitas com essa preparação tão simples e versátil
Preparo 15 minutos
Cozimento 20 minutos
Fermentação 8 horas
Tempo Total 8 horas 35 minutos
Prato caseiro
Cozinha Brasileira
Porções 1 litro

Ingredientes
  

  • 1 litro de leite desnatado
  • 60 g de iogurte natural

Modo de Preparo
 

  • Aqueça o leite - coloque o leite em uma panela média e aqueça até chegar a temperatura de 95˚C (acompanhe com o termometro, mexendo sempre para evitar a formação de nata.
  • Resfrie o leite - Desligue o fogo e deixe o iogurte esfriar até chegar na temperatura de 40˚C , você pode deixar em temperatura ambiente e ir aferindo de vez enquando ou se quiser agilizar o processo coloque a panela dentro de um recipiente com água e gelo até chegar na temperatura..
  • Dissolva o iogurte natural - Pegue uma concha do leite morno e misture com o iogurte natural até dissolver completamente. Adicione essa mistura ao leite e misture bem.
  • Deixe descansar - Cubra a tigela com uma tampa, embrulhe em uma toalha quente e úmida para manter o calor e coloque dentro do forno desligado. Acenda a luz do forno para mantê-lo aquecido e deixe as bactérias fazerem sua mágica por 8 horas (ou deixe repousando durante a noite.
  • Geladeira - retire o envolto de toalha do iogurte e leve para a geladeira por mais 4 horas, agora é hora do iogurte ganhar consistência.
  • Sirva geladinho ou então mantenha na geladeira e use em até 7 dias em suas receitas.

Notas

A textura do iogurte feito com leite desnatado é um pouco mais líquida que o iogurte preparado com leite integral.
Dê preferencia para o leite desnatado não homogeinizado, aquele que encontramos refrigerado no supermercado para atingir melhores resultados.
Palavra-chave iogurte caseiro, iogurte desnatado, iogurte light

Dicas para aperfeiçoar seu iogurte caseiro desnatado

Para ajudar você a dominar a arte de fazer iogurte com leite desnatado, separei algumas dicas que podem fazer a diferença no resultado final do seu iogurte caseiro:

  1. Escolha um bom fermento láctico: Opte por um iogurte natural de boa qualidade, sem açúcar e conservantes, ou por fermento láctico comercial específico para a produção de iogurte.
  2. Controle a temperatura: A temperatura do leite é essencial para o sucesso do seu iogurte desnatado. Se o leite estiver muito quente, pode matar os lactobacilos; se estiver muito frio, a fermentação não ocorrerá adequadamente.
  3. Experimente diferentes tempos de fermentação: O tempo de fermentação pode variar de acordo com a temperatura ambiente e o seu gosto pessoal. Quanto mais tempo fermentando, mais ácido e firme ficará o iogurte. Encontre o equilíbrio perfeito para o seu paladar.

Opções saudáveis e deliciosas de café da manhã com iogurte 

O iogurte desnatado é uma opção versátil e nutritiva para o café da manhã. Aqui estão algumas ideias para você saborear seu iogurte caseiro de maneira saudável e deliciosa:

  1. Smoothie de iogurte e frutas: Bata no liquidificador o iogurte com frutas frescas ou congeladas de sua preferência (morango, banana, manga, etc.) e um pouco de água ou leite desnatado. Adoce com mel ou adoçante natural, se necessário.
  2. Parfait de iogurte: Em um copo ou tigela, faça camadas de iogurte, frutas picadas (como morango, kiwi e abacaxi) e granola ou aveia em flocos. Finalize com um fio de mel ou geleia sem açúcar.
  3. Iogurte com cereais e frutas secas: Misture o iogurte desnatado com cereais integrais (aveia, flocos de milho, quinoa, etc.) e frutas secas ou oleaginosas (uvas-passas, damascos, nozes, amêndoas, etc.).

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA EM CASA – Paçoca caseira deliciosa Feira livre em JANEIRO Repolho com Linguiça